O Infarmed anunciou, esta quarta-feira, que está a investigar a qualidade de vacinas da Janssen disponibilizadas no Centro de Vacinação Covid-19 de Mafra depois de utentes terem desmaiado.
A Autoridade Nacional de Medicamentos e Produtos de Saúde – Infarmed – decidiu suspender um lote da vacina Janssen, da Johnson & Johnson, depois de ter sido notificada de “casos de reações adversas”.
Num curto comunicado enviado às redações, a autoridade nacional do medicamento explica que as medidas surgem “no seguimento dos casos de reações adversas (síncope), notificados com a vacina da Janssen, no centro de vacinação de Mafra”.
“O Infarmed decidiu dar início a um processo de investigação da qualidade das unidades remanescentes da vacina naquele local de vacinação, assim como suspender este lote até as devidas averiguações estarem concluídas”, lê-se na nota.
Os casos reportados foram todos no centro de vacinação em Mafra e, acrescenta o Infarmed, não foram até ao momento reportadas “suspeitas de defeito de qualidade deste lote noutros centros de vacinação em que o mesmo está a ser utilizado”.
A autoridade remete mais esclarecimentos para mais tarde. “O Infarmed fornecerá mais informações assim que possível.”
Os últimos números oficiais indicam que mais de 42% dos portugueses já têm a vacinação completa e 60% já tomou pelo menos uma dose.
// Lusa
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe