Infanta Cristina absolvida, marido condenado a 6 anos de prisão

Cati Cladera / EPA

A infanta Cristina e o marido Inaki Urdangarin

A Justiça espanhola absolveu esta sexta-feira a infanta Cristina, irmã do rei espanhol, da suspeita de evasão fiscal no caso Nóos, mas condenou o seu marido a seis anos e três meses de prisão por fraude e desvio de dinheiros públicos.

Desde o início do caso, o Ministério Público espanhol recusou-se a apresentar queixa contra a infanta Cristina de Borbón, mas uma organização chamada “Mãos Limpas” avançou com o processo em que a acusava de evasão fiscal.

A infanta Cristina foi, agora, absolvida dos delitos fiscais de que era acusada pela organização mas terá de pagar uma multa de 265 mil euros. No entanto, como já tinha pago 587 mil euros em 2014, irá receber cerca de 321 mil euros.

O marido da infanta, Iñaki Urdangarin, foi condenado a seis anos e três meses de prisão por negócios fraudulentos feitos pelo Instituto Nóos que fundou e dirigiu entre 2004 e 2006. Inicialmente, o Ministério Público tinha pedido 19,5 anos de prisão para o cunhado do Rei de Espanha.

Além dos crimes fiscais, Iñaki Urdangarin foi também considerado culpado de prevaricação, tráfico de influência e crimes contra o Estado e terá de pagar uma multa de 512 mil euros.

Urdangarin é acusado de ter utilizado as suas ligações à família real para ganhar concursos públicos para organizar, entre outros, eventos desportivos, tendo em seguida desviado fundos para a Aizoon, uma empresa que ele geria em conjunto com a princesa Cristina e utilizava para financiar o seu estilo de vida luxuoso.

Devido ao escândalo do “caso Nóos”, o rei Filipe VI retirou o título de duques de Palma à infanta Cristina e ao marido em junho de 2015.

Infanta Cristina vai mudar-se para Portugal

Diz o jornal El País que a infanta Cristina vai-se mudar já esta sexta-feira para Portugal. Depois de três anos a viver em Genebra, na Suíça, e após ter estado esta semana em Barcelona, a filha mais nova dos reis eméritos Juan Carlos e Sofia, vem aí uma nova morada.

De acordo com aquela publicação, há muito que estava decidido que, caso a sentença fosse desfavorável para Urdangarin mas não para a infanta, e mal termine o ano letivo, esta e os quatros filhos deixarão Genebra e rumarão ao nosso país.

Uma hipótese que já havia sido avançada no ano passado estava relacionada com o facto de a Fundação Aga Khan, para a qual a infanta Cristina poderá trabalhar, ter comprado o Palácio Henrique Mendonça, no Bairro da Lapa, Lisboa. Com esta mudança, a infanta fica também mais perto do marido, que irá para a cadeia.

ZAP // Move / Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. A Infanta vem para cá tirar a especialização.
    Posso recomendar uma boa instituição em São Bento, embora republicana tem tido excelentes resultados !

RESPONDER

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …

Porto 5-0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Estudo mostra como diferentes espécies de polvos coexistem no mesmo ambiente

Existem mais de 300 espécies de polvos a viver em diversos habitats que abrangem recifes de coral, leitos de ervas marinhas, planícies de areia e regiões de gelo polar. Mas de que forma cefalópodes tão …

As máquinas estão "muito longe" de serem mais inteligentes (mas muito perto de agir como pessoas)

A especialista em inteligência artificial Daniela Braga considera que as máquinas estão "muito longe" de substituírem totalmente os humanos ou serem mais inteligentes, mas estão "muito perto" de interagirem como as pessoas. "Acho que estamos muito …

Secreto e lucrativo, o mercado de venda de "fezes de cachalote" pode também ser violento

O âmbar cinza é altamente raro, mas também altamente valioso. Usada na indústria dos perfumes, o mercado deste material pode ser muito perigoso. Deixa na pele uma resina oleosa e tem um cheiro a tabaco, madeira, …

Empresa norueguesa garante que pode "parar" furacões antes que estes se tornam destrutivos

Especialistas ambientais advertem que o sistema de "cortina de bolhas" proposto pela empresa pode provocar efeitos indesejados. A OceanTherm, uma startup norueguesa, assegura que a sua nova tecnologia pode evitar que as tempestades tropicais se tornem …

Afeganistão: Familiares consideram "insuficientes" pedido de desculpas dos EUA

Familiares dos civis afegãos mortos por "engano" durante um ataque de um avião não tripulado 'drone' norte-americano no final de agosto em Cabul consideraram este sábado "insuficiente" o pedido de desculpas de Washington, numa entrevista …