/

Rei de Espanha retira título à irmã, Cristina

2

Henri Garat et JB Gurliat / Mairie de Paris

O rei Felipe VI de Espanha

O rei Felipe VI de Espanha

O rei Felipe VI de Espanha retirou à irmã, Cristina, o direito de utilizar o título de Duquesa de Palma de Maiorca, que lhe tinha sido atribuído em 1997, avança o jornal “El Pais”. O decreto real será publicado esta sexta-feira, dia 12.

De acordo com a publicação, a decisão de renunciar aos direitos de sucessão dinástica permanecem nas mãos da infanta Cristina. O marido de Cristina, Iñaki Urdangarin, também perde o título de Duque de Palma de Maiorca.

A irmã do monarca, a sexta na linha de sucessão ao trono, está envolvida em polémicas desde que as autoridades investigam o Caso Noos.

Cristina terá usufruído de dinheiro desviado e pagou uma indemnização na ordem dos 587 mil euros, mas no passado mês de dezembro, um juiz espanhol decidiu vai ser julgada por suspeita de cooperação em crimes fiscais cometidos pelo seu marido, Inaki Urdangarin, que também está acusado e pode apanhar 19 anos de prisão.

Iñaki Urdangarin, marido de Cristina, é suspeito de ter desviado 6.1 milhões de euros de dinheiros públicos através do Instituto Nóos, que celebrou contratos com várias empresas públicas das Baleares e de Valência.

Cristina está “de acordo” com a decisão

A Infanta Cristina manifestou a sua vontade em renunciar ao título de duquesa de Palma de Maiorca e “está de acordo” com a decisão do Rei Felipe VI em revogar-lhe esse direito, assegurou hoje o advogado Miquel Roca.

Cristina está afastada de toda a atividade institucional desde finais de 2011 e deixou ser membro da Família Real depois de o pai, rei Juan Carlos ter abdicado e proclamado Felipe rei de Espanha.

A irmã do Rei ostentava o título desde 1997, por decisão de seu pai, Juan Carlos I, quando se casou com o seu marido, Iñaki Urdangarin, tornando-se ambos duques de Palma.

A Infanta Cristina já tinha manifestado “desde há vários dias” a sua vontade em renunciar ao título, segundo disse o seu advogado Miquel Roca.

ZAP / Move / Lusa

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.