Inês Sousa Real deverá avançar para liderança do PAN. Fundadores querem corte abrupto com o PS

João Relvas / Lusa

Inês de Sousa Real deverá avançar com uma candidatura à liderança do PAN e a ideia é manter a linha de continuidade de André Silva. Os fundadores tentam impor um rumo diferente.

O Expresso avança, esta sexta-feira, que a líder parlamentar do PAN, Inês de Sousa Real, deverá apresentar a candidatura à liderança do PAN nos próximos dias. O objetivo é manter a linha de continuidade e adotar uma postura construtiva face ao Executivo.

A ala crítica do PAN não agarra esta ideia e tenta aproveitar a saída de André Silva da direção para impor um rumo diferente ao partido que passa por um afastamento do Governo. Os fundadores admitem avançar com uma lista para o Congresso, agendado para junho, e que criticam duramente o Executivo de António Costa.

António Santos, filiado número um, disse ao semanário não aceitar “compactuar com o partido no poder”. “Em primeiro lugar, o PAN é um partido sincrético, não é de esquerda nem de direita. E depois não faz sentido sustentar um Governo apoiado pelo PS, que promove a tortura animal”, justificou.

O Expresso sabe que os fundadores do PAN têm tido reuniões para avaliar a situação do partido e a formação de uma eventual lista, mas querem também reunir-se com Inês de Sousa Real.

“O momento do PAN é de gravidade e exige reflexão e ponderação. Admito que a Inês, que já foi provedora do Animal na Câmara de Lisboa, possa recentrar o partido na sua matriz inicial, mas precisamos de saber quais são as suas intenções”, afirmou.

A líder parlamentar, confrontada pelo matutino, recusou adiantar se está disponível para dialogar com os fundadores, mas remeteu para breve a decisão sobre a candidatura. Há também quem aposte em Bebiana Cunha, deputada eleita pela círculo do Porto, para um lugar de destaque.

No Governo, aguardam-se desenvolvimentos futuros. A verdade é que o que sair da disputa de liderança do PAN pode ditar o que António Costa vai ter de fazer no futuro, isto porque, com o BE de fora da equação, o xadrez político torna-se imprevisível.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “não é de esquerda bem de direita”? Pois… É muito provável que nem sequer seja um partido… Por uma simples razão, é que na AR sentam-se os representantes de um povo; ou seja, os deputados representam pessoas. Uma vez que o PANdemia representa os animais e a natureza, parece-me que nem sequer deveria lá estar! Talvez num Estado Selvagem possa existir, mas não num Estado Civilizacional. Se uma ideologia defende defende mais os bichinhos do que as pessoas, então é verdade que não é de esquerda nem de direita, é simplesmente “humanofóbico” (misantropo). Mas para quem tem aversão aos seres humanos a solução é fácil, saem do parlamento e vão viver para a selva. E lá podem viver o conviver com os seus semelhantes, sujeitando-se às leis da bicharada.

RESPONDER

”Terrível engano”. Programa do Governo para incentivar regresso dos emigrantes exclui as ilhas

O Programa Regressar, criado em 2019 pelo Governo da República para incentivar o regresso dos emigrantes ao país, descrimina os Açores e a Madeira. O Governo prolongou os apoios (que podem chegar aos 7679 euros por …

Relatório alerta que parte da produção de painéis solares depende da exploração de uigures

A região de Xinjiang, na China, evoluiu nas últimas duas décadas e tornou-se num importante centro de produção para muitas das empresas que fornecem ao mundo as peças necessárias para a construção de painéis solares. No …

Morreu a atriz brasileira Eva Wilma. Tinha 87 anos

A atriz de brasileira Eva Wilma morreu este sábado aos 87 anos no hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internada desde abril devido a um cancro de ovário. A artista tinha sido internada a …

Marcelo quer descentralizar poder para regionalizar bazuca europeia

Marcelo Rebelo de Sousa quer desconcentrar poderes do Estado central para as comissões de coordenação e desenvolvimento regio­nal (CCDR), já a pensar na execução dos milhões que vão chegar de Bruxelas. A perspetiva do Chefe de …

Humanos mudam os ecossistemas com fogo há quase 100 mil anos

Um novo estudo mostra que os humanos têm mudado o ambiente em que vivem recorrendo ao fogo há pelo menos 92 mil anos. Ao chegar a novas terras, os humanos usaram o fogo para as mudar …

Catarina Martins considera “absurda” proposta de reforma das Forças Armadas

A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou a proposta de reforma das Forças Armadas feita pelo Governo “absurda” e de “absoluta submissão à NATO”. “A proposta do Governo é absurda, é uma proposta que centraliza decisões, …

Egito abre fronteira com Gaza. EUA deixam aviso a Israel (e UE reúne de emergência)

O Egito abriu este sábado a fronteira terrestre com Gaza e enviou 10 ambulâncias para o enclave palestiniano para transportar para os hospitais egípcios palestinianos que ficaram feridos nos bombardeamentos israelitas, indicaram responsáveis médicos. Segundo o …

Cientistas identificam novo tipo de resposta ao stress desencadeada pela condução

Toda a gente conhece a sensação física de quando estamos num carro a acelerar. Mas poucos sabem o que isso pode estar a fazer ao nosso corpo. De acordo com o site Science Alert, cientistas investigaram …

Portugal regista recorde diário de 125 mil pessoas vacinadas. DGS põe de lado dispensa de máscara

No sábado foram administradas em Portugal 125 mil vacinas contra a covid-19, um novo recorde diário no país, segundo informação divulgada pela task force que coordena o programa de vacinação. "Ao todo foram administradas, durante o …

Estar com cães de terapia pode trazer benefícios que duram semanas

Um novo estudo mostra que os efeitos positivos associados a passar tempo com cães de terapia podem durar até seis semanas. Em muitas universidades norte-americanas, os alunos têm a possibilidade de frequentar programas específicos para reduzir …