/

Num ano, o INEM atendeu 1270 menores em coma alcoólico

Só no ano passado, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) atendeu 1270 menores em coma alcoólico, apontam dados da tutela divulgados esta sexta-feira. 

“E isto é a ponta do iceberg“, disse a Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, em declarações ao jornal Público que avança com a notícia.

Para combater o consumo de álcool excessivo entre os jovens e adolescentes, o Governo lança também esta sexta-feira uma campanha de sensibilização sobre o consumo de álcool por jovens e adolescentes. “A bebedeira passa, o resto não” é o mote da campanha.

Esta mensagem vai estar inscrita em cerca de 15 mil cartões que vão ser distribuídos entre os jovens, sobretudo nas zonas de Lisboa, Porto e Albufeira.

“O álcool em excesso só te dá excesso de confiança”, reforça a campanha.

Isabel Oneto explica que os comerciantes e responsáveis por estabelecimentos de diversão noturna não podem ficar alheios a esta questão. “Isto tem que ser levado a sério. Muitos comerciantes pensam que se não vendem eles, o jovem vai comprar no estabelecimento ao lado. Não, ninguém pode vender. Temos que conseguir instalar a censura social à venda de álcool a menores”, frisou.

Juntamente com a campanha de sensibilização, vai ser também reforçada a fiscalização. GNR, PSP e ASAE terão como principais alvos bares e discotecas no Porto, Lisboa e Albufeira e as suas proximidades, onde é comum que os jovens se juntem para beber nas primeiras horas da noite.

Já depois do fecho dos estabelecimentos, as atenções viram-se para as roulottes destas zonas de movida, especialmente em Lisboa.

A lei sobre o consumo de álcool entre os jovens mudou em 2015, impondo que todas as bebidas alcoólicas eram de venda proibida a menores – antes eram apenas as consideradas bebidas “brancas”.

Esta campanha de sensibilização, no âmbito do programa “Noite mais Segura”, é apresentada nesta sexta-feira, no Largo de Camões, em Lisboa, com os ministros da Saúde, da Administração Interna e a secretária de Estado, o presidente da Câmara de Lisboa e o humorista Rui Unas, que dá voz ao vídeo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.