Indonésia fez desfile de caixões para persuadir pessoas a usarem máscara

Com o objetivo de persuadir as pessoas a usarem máscara, a Indonésia teve a ideia de organizar um desfile com caixões nas ruas de Jacarta.

A Indonésia teve uma ideia original para persuadir as pessoas a usarem máscara. No dia 1 de setembro, pessoas equipadas com um fato de proteção desfilaram pelas ruas de Jacarta, segurando em caixões. No fim, deixaram-nos em exibição em lugares estratégicos nos vários subdistritos da cidade.

O Governo impôs que os infratores que não usassem máscara fossem obrigados a participar nos desfiles dentro dos caixões durante cinco minutos. As autoridades caracterizaram esta ideia como uma “oportunidade para refletir sobre os seus erros”. A punição foi altamente criticada e revogada apenas três dias depois, no dia 4 de setembro.

“Espero que o público fique alerta e pratique sempre as orientações de distanciamento social, use máscara e lave as mãos”, disse o governador de Jacarta, Anies Baswedan, em declarações ao jornal indonésio Republika.

Saidih, chefe do subdistrito de Cipedak, diz que embora a campanha não fosse obrigatória, todos os subdistritos participaram. “Vemos que muitas pessoas subestimaram o vírus, por isso é um bom lembrete. Ou você quer ter saúde ou estar dentro de um caixão, é essa a escolha”, disse Saidih, citado pela NPR.

Coube aos responsáveis dos subdistritos decidir como iriam construir os seus caixões, já que o governador de Jacarta não deu nenhuma indicação de normas a seguir.

“Com a ajuda dos residentes locais, fizemos os caixões com tábuas espalhadas ao nosso redor. Não há alocação de orçamento”, explicou Saidih.

Não tardou até que o movimento gerasse polémica. Os internautas recorreram às redes sociais para criticarem a iniciativa, categorizando-a como inadequada e um desperdício de dinheiro. Os indonésios apontam o dedo ao Governo, acusando-o de falhar em fornecer assistência social decente para os pobres.

Por mês, a administração de Jacarta oferece o equivalente a 40 euros em dinheiro e alimentos, tais como um saco de arroz, biscoitos e duas latas de sardinha por mês.

“O Governo recusou implementar a quarentena nas áreas fortemente afetadas, alegando desaceleração económica, e agora querem que o público siga as suas ordens”, disse Mahesa Paranadipa Maikel, da Associação de Médicos da Indonésia.

Desde o início da pandemia, a capital indonésia já registou 49.397 casos positivos, contribuindo para entre 60 a 65% dos casos no país. Face à subida do número de infeções, Jacarta já voltou a implementar as medidas de restrição.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Assimetrias celestes. Afinal, os ventos estelares não são esféricos

Uma equipa de astrónomos realizou várias observações de ventos estelares em torno de estrelas envelhecidas e, como resultado, apresentaram uma nova explicação para as formas das nebulosas planetárias. Os cientistas descobriram que, afinal, os ventos estelares …

Consumo excessivo de álcool afeta o sistema nervoso (e aumenta a ansiedade)

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde concluíram que o consumo repetitivo de álcool afeta diretamente células imunes do sistema nervoso central, que eliminam parte da comunicação entre os neurónios, e provoca o …

Afinal, os tubarões-baleia macho não são os maiores peixes dos oceanos

Um novo estudo revela que, afinal, os tubarões-baleia machos não são os maiores peixes do oceano. As fêmeas crescem continuamente muito depois de os machos pararem, atingindo tamanhos maiores - ainda que demorem mais tempo …

Exército norte-americano usou fundos de emergência covid-19 para comprar armas

O exército dos Estados Unidos utilizou fundos de emergência aprovados pelo Congresso especificamente para combater a covid-19 para comprar armas, denuncia esta semana o jornal norte-americano The Washington Post. O caso remonta a março passado, …

Carpinteiros usam técnica medieval na reconstrução de Notre Dame

A reconstrução de Notre Dame - que se prevê estar concluída no prazo de cinco anos - continua a avançar e os carpinteiros usaram técnicas medievais para erguer uma estrutura na fachada do monumento. A Catedral …

Durante um ano e meio, uma aldeia inteira perdeu a Internet todos os dias à mesma hora (e já se sabe porquê)

Durante 18 meses, os residentes de uma vila no País de Gales perderam a Internet todos os dias à mesma hora. Agora, engenheiros identificaram o motivo: uma televisão em segunda mão que emitia um sinal …

Gado na UE produz 704 milhões de toneladas de CO2 (mais do que todos os transportes juntos)

De acordo com uma nova análise da Greenpeace, animais de criação como vacas, porcos e outros, estão a emitir mais gases com efeito de estufa na Europa do que todos os transportes juntos. Na última década, …

É distraído e está sempre a perder a carteira? A Cashew Smart Wallet é para si

Uma simples carteira pode vir a melhorar os seus dias. A Cashew Smart Wallet é dotada de uma tecnologia de bluetooth que permite proteger os seus bens e ainda o ajuda caso a perca por …

Desportivo das Aves SAD desiste do Campeonato de Portugal

O Desportivo das Aves SAD vai abdicar da participação no Campeonato de Portugal (CdP), após ter falhado as negociações com o Perafita para utilizar as instalações do clube de Matosinhos. "As inscrições fechavam ontem [terça-feira] e …

Celebridades doam dinheiro para pagar dívidas a ex-presos impedidos de votar nos EUA

O bilionário Michael Bloomberg, o cantor John Legend e o basquetebolista LeBron James são algumas das celebridades que estão a doar dinheiro para pagar dívidas de ex-presidiários da Florida, impedidos de votar nas próximas eleições …