Indonésia fez desfile de caixões para persuadir pessoas a usarem máscara

Com o objetivo de persuadir as pessoas a usarem máscara, a Indonésia teve a ideia de organizar um desfile com caixões nas ruas de Jacarta.

A Indonésia teve uma ideia original para persuadir as pessoas a usarem máscara. No dia 1 de setembro, pessoas equipadas com um fato de proteção desfilaram pelas ruas de Jacarta, segurando em caixões. No fim, deixaram-nos em exibição em lugares estratégicos nos vários subdistritos da cidade.

O Governo impôs que os infratores que não usassem máscara fossem obrigados a participar nos desfiles dentro dos caixões durante cinco minutos. As autoridades caracterizaram esta ideia como uma “oportunidade para refletir sobre os seus erros”. A punição foi altamente criticada e revogada apenas três dias depois, no dia 4 de setembro.

“Espero que o público fique alerta e pratique sempre as orientações de distanciamento social, use máscara e lave as mãos”, disse o governador de Jacarta, Anies Baswedan, em declarações ao jornal indonésio Republika.

Saidih, chefe do subdistrito de Cipedak, diz que embora a campanha não fosse obrigatória, todos os subdistritos participaram. “Vemos que muitas pessoas subestimaram o vírus, por isso é um bom lembrete. Ou você quer ter saúde ou estar dentro de um caixão, é essa a escolha”, disse Saidih, citado pela NPR.

Coube aos responsáveis dos subdistritos decidir como iriam construir os seus caixões, já que o governador de Jacarta não deu nenhuma indicação de normas a seguir.

“Com a ajuda dos residentes locais, fizemos os caixões com tábuas espalhadas ao nosso redor. Não há alocação de orçamento”, explicou Saidih.

Não tardou até que o movimento gerasse polémica. Os internautas recorreram às redes sociais para criticarem a iniciativa, categorizando-a como inadequada e um desperdício de dinheiro. Os indonésios apontam o dedo ao Governo, acusando-o de falhar em fornecer assistência social decente para os pobres.

Por mês, a administração de Jacarta oferece o equivalente a 40 euros em dinheiro e alimentos, tais como um saco de arroz, biscoitos e duas latas de sardinha por mês.

“O Governo recusou implementar a quarentena nas áreas fortemente afetadas, alegando desaceleração económica, e agora querem que o público siga as suas ordens”, disse Mahesa Paranadipa Maikel, da Associação de Médicos da Indonésia.

Desde o início da pandemia, a capital indonésia já registou 49.397 casos positivos, contribuindo para entre 60 a 65% dos casos no país. Face à subida do número de infeções, Jacarta já voltou a implementar as medidas de restrição.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A icónica tapeçaria "Guernica" de Picasso foi retirada da ONU. Rockfeller pediu-a de volta

A icónica tapeçaria "Guernica", de Pablo Picasso, foi retirada do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) onde estava há mais de 30 anos. A pintura “Guernica”, considerada uma das obras-primas de Picasso …

Este robô-tartaruga não precisa de circuitos eletrónicos para andar. Basta ar

O robô macio de quatro patas, criado por uma equipa da Universidade da Califórnia, não precisa de nenhum circuito eletrónico para funcionar. Os robôs macios têm captado a atenção dos cientistas e o mais recente, criado …

Norte-americano cria secretária para manter crianças seguras durante os tiroteios nas escolas

Um norte-americano desenvolveu uma secretária à prova de bala para assegurar um lugar seguro às crianças dos Estados Unidos em situações de tiroteio. Passaram três anos desde que, a 14 de fevereiro de 2018, Nikolas Cruz entrou …

A Cidade do México proibiu tampões menstruais com aplicador. Agora, as mulheres estão furiosas

A Cidade do México já tinha proibido outros objetos compostos por plástico, como é o caso de copos e palhinhas, mas agora foi mais longe e resolveu banir os tampões menstruais que contém aplicadores. No …

Benfica 2-0 Rio Ave | Águia volta a voar

O Benfica regressou às vitórias na Liga NOS, três jogos depois. A formação “encarnada” recebeu e venceu o Rio Ave por 2-0, com os dois golos apontados por Haris Seferovic e Pizzi numa segunda parte …

Criança de dois anos cai do 12º andar (mas acaba por ser salva por estafeta)

No passado domingo, em Honói, na capital do Vietname, um estafeta salvou a vida de uma criança de dois anos que caiu do 12° andar de um prédio. Nguyen Ngoc Manh é agora conhecido como …

Em França, livrarias e lojas de discos são agora "comércio essencial"

O decreto de lei do Governo francês, publicado na última sexta-feira, incluiu as livrarias e lojas de discos na lista do chamado "comércio essencial", podendo permanecer abertas em caso de confinamento. Em declarações à agência France-Presse, …

Icebergue maior que Nova Iorque parte-se perto de estação de investigação na Antártida

Um icebergue gigante partiu-se esta sexta-feira na plataforma de gelo de Brunt, na Antártida, perto de um posto de investigação do British Antartic Survey (BAS). O bloco de gelo, com 1.270 quilómetros quadrados, será ainda maior …

A Greenpeace está a atirar pedras gigantes para o Mar do Norte. Eis a razão

Na semana passada, a Greenpeace atirou pedras gigantes ao mar ao redor do Reino Unido. Esta ação faz parte do objetivo da organização de acabar com os barcos de pesca de arrasto no fundo do …

Deco avança para tribunal contra Apple por manipulação de desempenho dos iPhones 6

A Deco Proteste anunciou esta segunda-feira que avançou com uma ação judicial contra a Apple, acusando-a de práticas enganosas por ter manipulado os iPhones 6, 6 Plus, 6S e 6S Plus para se tornarem obsoletos …