Indonésia fez desfile de caixões para persuadir pessoas a usarem máscara

Com o objetivo de persuadir as pessoas a usarem máscara, a Indonésia teve a ideia de organizar um desfile com caixões nas ruas de Jacarta.

A Indonésia teve uma ideia original para persuadir as pessoas a usarem máscara. No dia 1 de setembro, pessoas equipadas com um fato de proteção desfilaram pelas ruas de Jacarta, segurando em caixões. No fim, deixaram-nos em exibição em lugares estratégicos nos vários subdistritos da cidade.

O Governo impôs que os infratores que não usassem máscara fossem obrigados a participar nos desfiles dentro dos caixões durante cinco minutos. As autoridades caracterizaram esta ideia como uma “oportunidade para refletir sobre os seus erros”. A punição foi altamente criticada e revogada apenas três dias depois, no dia 4 de setembro.

“Espero que o público fique alerta e pratique sempre as orientações de distanciamento social, use máscara e lave as mãos”, disse o governador de Jacarta, Anies Baswedan, em declarações ao jornal indonésio Republika.

Saidih, chefe do subdistrito de Cipedak, diz que embora a campanha não fosse obrigatória, todos os subdistritos participaram. “Vemos que muitas pessoas subestimaram o vírus, por isso é um bom lembrete. Ou você quer ter saúde ou estar dentro de um caixão, é essa a escolha”, disse Saidih, citado pela NPR.

Coube aos responsáveis dos subdistritos decidir como iriam construir os seus caixões, já que o governador de Jacarta não deu nenhuma indicação de normas a seguir.

“Com a ajuda dos residentes locais, fizemos os caixões com tábuas espalhadas ao nosso redor. Não há alocação de orçamento”, explicou Saidih.

Não tardou até que o movimento gerasse polémica. Os internautas recorreram às redes sociais para criticarem a iniciativa, categorizando-a como inadequada e um desperdício de dinheiro. Os indonésios apontam o dedo ao Governo, acusando-o de falhar em fornecer assistência social decente para os pobres.

Por mês, a administração de Jacarta oferece o equivalente a 40 euros em dinheiro e alimentos, tais como um saco de arroz, biscoitos e duas latas de sardinha por mês.

“O Governo recusou implementar a quarentena nas áreas fortemente afetadas, alegando desaceleração económica, e agora querem que o público siga as suas ordens”, disse Mahesa Paranadipa Maikel, da Associação de Médicos da Indonésia.

Desde o início da pandemia, a capital indonésia já registou 49.397 casos positivos, contribuindo para entre 60 a 65% dos casos no país. Face à subida do número de infeções, Jacarta já voltou a implementar as medidas de restrição.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pizza para Itália e salmão para a Noruega. Emissora pede desculpa por imagens usadas nos Jogos Olímpicos

O canal de televisão sul-coreano MBC pediu desculpa publicamente após usar imagens para representar países durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Fotos de pizza para a comitiva italiana, de salmão para a …

"Quanto mais cedo, melhor". A dona da Marlboro apoia a proibição dos cigarros até 2030

O CEO da Philip Morris Internacional, dona da Marlboro, apoia a proibição da venda de cigarros, mas os activistas anti-tabaco já acusaram a empresa de hipocrisia por tentar comprar uma farmacêutica enquanto lucra com o …

Bezos e Branson não são astronautas, clarifica Administração da Aviação norte-americana

Dúvida instalou-se depois dos voos que levaram os dois bilionários ao espaço. Novas diretrizes da Administração Federal de Aviação vêm esclarecer.  Após os voos que os tornaram nos primeiros turistas espaciais, Jeff Bezos e Richard Branson …

Soldados afegãos buscam refúgio no Paquistão após perderem postos na fronteira

Quase meia centena de soldados afegãos buscaram asilo no Paquistão após perderem para os Talibãs o controle das posições militares na fronteira, informou o exército paquistanês esta segunda-feira. Centenas de soldados do exército afegão e oficiais …

Portugal ultrapassa Estados Unidos em população com vacinação completa

EUA vivem atualmente um planalto no seu processo de vacinação, com pouco mais de meio milhão de cidadãos a serem vacinados diariamente. Desaceleração no ritmo de inoculações é atribuída a motivações pessoais da população e …

Mulher que vestia camisola com capa do Charlie Hebdo ferida em Londres

Uma mulher que vestia uma camisola estampada com uma capa da revista satírica francesa Charlie Hebdo foi ferida levemente com arma branca no domingo em Hyde Park, em Londres, informou a polícia, que pediu colaboração …

Novo Banco. Comissão de inquérito aprova que resolução do BES foi "fraude política"

A comissão de inquérito ao Novo Banco aprovou uma proposta do PCP de alteração ao relatório referindo que a resolução do BES e a sua capitalização inicial, de 4.900 milhões de euros, foi "uma fraude …

BCP prevê saída de mais de 800 trabalhadores e admite despedimento coletivo

O presidente do BCP disse esta segunda-feira que deverão sair do banco mais de 800 trabalhadores, abaixo da meta inicial de 1.000, mas que depende dos funcionários que aceitarem rescindir e mantém a possibilidade de …

Jogos Olímpicos. Ouro e prata para atletas de...13 anos

Pódio muito jovem na estreia do skate feminino. A espreitar o pódio ficou uma norte-americana com quase o triplo da idade. O skate está a "viver" os seus primeiros dias na história dos Jogos Olímpicos. Inserido …

SEF e PSP reforçam fiscalização às regras aplicáveis nas viagens de avião

O SEF e a PSP reforçaram a fiscalização nos aeroportos às regras do tráfego aéreo devido às variantes de covid-19 e ao aumento do número de voos previsto para as próximas semanas, segundo um despacho …