Na Indonésia, infratores da quarentena são presos em “casas assombradas”

Um político local da Indonésia encontrou uma forma peculiar de punir quem violar a quarentena decretada por causa da pandemia de covid-19, que já infetou mais de sete mil pessoas e fez mais de 600 vítimas mortais no país asiático.

Kusdinar Untung Yuni Sukowati, responsável pela região de Sragen Regency, decidiu prender temporariamente aqueles que desrespeitem a quarentena em casas abandonadas, que os habitantes locais acreditam ser assombradas, conta o portal Newsweek.

Sukowati tomou esta decisão depois de perceber que muitas pessoas que viajam para a ilha de Java – altamente povoada na Indonésia – estavam a “furar” as regras de isolamento social, que ditaram que quem chega à ilha é obrigado a fazer uma quarentena de pelo menos duas semanas, conta a Agence France Presse (AFP).

Tendo em conta esta tendência, e confiando nas superstições locais e na “educação” através do medo, o político indonésio definiu a nova (e peculiar) punição: prender os infratores em casas consideradas assombradas.

“Se houver uma casa vazia e assombrada na aldeia, coloquem lá pessoas [que tenham furado a quarentena] e prendam-nas“, disse o responsável à agência noticiosa, dando conta que os moradores locais receberam ainda ordens para converter casas abandonadas em centros de detenções temporários.

Heri Susanto viajou da vizinha Sumatra para Java e, por não cumprir a quarentena, acabou presa numa casa alegadamente assombrada. Em declarações à AFP, disse ter aprendido uma valiosa lição, revelando, contudo, que não encontrou fantasmas.

“Percebo que é para a segurança de todos. Lição aprendida”.

Escrever “desculpe” 500 vezes

Também a Índia “inovou” no que respeita a castigos associados à covid-19: a polícia de uma cidade no norte do país decidiu punir os turistas que violem o confinamento obrigatório, obrigando-os a escrever 500 vezes “desculpe”.

Dez turistas de Israel, México, Austrália e Áustria foram presos enquanto passeavam pelas ruas de Rishikesh e foram obrigados pela polícia a escrever 500 vezes “Eu não segui as regras de confinamento, desculpe”, contou um agente da polícia.

Desde que o confinamento foi decretado no pais, no final de março, os habitantes só podem sair de casa para comprar medicamentos e bens essenciais

A pandemia de covid-19 já matou mais de 170.000 pessoas e há quase 2,5 milhões de infetados em todo o mundo, desde que surgiu em dezembro na China, segundo um balanço da AFP às 11:00. De acordo com os dados da agência, a partir de dados oficiais, foram registadas 170.368 mortos e mais de 2.483.840 infetados em 193 países.

Pelo menos 558.400 foram consideradas curadas pelas autoridades de saúde.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ser "filhos" de um mesmo pai

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ter sido formados a partir de um outro asteróide de grandes dimensões, sugere uma investigação internacional. Simulações numéricas de grandes ruturas de asteróides, como as que ocorrem no cinturão de …

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …

Já não mostra só as filas do supermercado. App "Posso ir?" também diz se pode ir à praia

A aplicação móvel que permite aos utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados também mostra como está a praia. Agora, a aplicação "Posso ir?" vai também dizer-lhe se é ou não prudente ir dar …

Discurso xenófobo. Na Áustria, "a islamofobia tornou-se uma forma dominante de racismo"

A Áustria regista um aumento preocupante do discurso xenofóbico, em particular em relação aos muçulmanos e refugiados, alerta um relatório do Conselho da Europa. A Comissão do Conselho da Europa contra o Racismo e a Intolerância …