Na Indonésia, infratores da quarentena são presos em “casas assombradas”

Um político local da Indonésia encontrou uma forma peculiar de punir quem violar a quarentena decretada por causa da pandemia de covid-19, que já infetou mais de sete mil pessoas e fez mais de 600 vítimas mortais no país asiático.

Kusdinar Untung Yuni Sukowati, responsável pela região de Sragen Regency, decidiu prender temporariamente aqueles que desrespeitem a quarentena em casas abandonadas, que os habitantes locais acreditam ser assombradas, conta o portal Newsweek.

Sukowati tomou esta decisão depois de perceber que muitas pessoas que viajam para a ilha de Java – altamente povoada na Indonésia – estavam a “furar” as regras de isolamento social, que ditaram que quem chega à ilha é obrigado a fazer uma quarentena de pelo menos duas semanas, conta a Agence France Presse (AFP).

Tendo em conta esta tendência, e confiando nas superstições locais e na “educação” através do medo, o político indonésio definiu a nova (e peculiar) punição: prender os infratores em casas consideradas assombradas.

“Se houver uma casa vazia e assombrada na aldeia, coloquem lá pessoas [que tenham furado a quarentena] e prendam-nas“, disse o responsável à agência noticiosa, dando conta que os moradores locais receberam ainda ordens para converter casas abandonadas em centros de detenções temporários.

Heri Susanto viajou da vizinha Sumatra para Java e, por não cumprir a quarentena, acabou presa numa casa alegadamente assombrada. Em declarações à AFP, disse ter aprendido uma valiosa lição, revelando, contudo, que não encontrou fantasmas.

“Percebo que é para a segurança de todos. Lição aprendida”.

Escrever “desculpe” 500 vezes

Também a Índia “inovou” no que respeita a castigos associados à covid-19: a polícia de uma cidade no norte do país decidiu punir os turistas que violem o confinamento obrigatório, obrigando-os a escrever 500 vezes “desculpe”.

Dez turistas de Israel, México, Austrália e Áustria foram presos enquanto passeavam pelas ruas de Rishikesh e foram obrigados pela polícia a escrever 500 vezes “Eu não segui as regras de confinamento, desculpe”, contou um agente da polícia.

Desde que o confinamento foi decretado no pais, no final de março, os habitantes só podem sair de casa para comprar medicamentos e bens essenciais

A pandemia de covid-19 já matou mais de 170.000 pessoas e há quase 2,5 milhões de infetados em todo o mundo, desde que surgiu em dezembro na China, segundo um balanço da AFP às 11:00. De acordo com os dados da agência, a partir de dados oficiais, foram registadas 170.368 mortos e mais de 2.483.840 infetados em 193 países.

Pelo menos 558.400 foram consideradas curadas pelas autoridades de saúde.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …

Caso Ihor. IGAI pede expulsão do ex-diretor de fronteiras do SEF

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) já entregou ao ministro Eduardo Cabrita o relatório final do processo disciplinar contra o inspetor coordenador do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) António Sérgio Henriques, que propõe a …