Índia diz ter criado um teste de 5 euros para a covid-19. Tem uma precisão acima dos 95%

Tiago petinga / Lusa

Um grupo de cientistas indianos desenvolveu “um teste simples, minucioso, com pouca margem de erro, muito barato e que e pode produzir em massa”, feito principalmente de papel, contou um dos conselheiros do governo indiano para a pandemia, Vijay Raghavan.

O teste, designado Feluda e feito principalmente de papel, tem por base a ferramenta Crispr, grupo de tecnologias que dão aos cientistas a capacidade de alterar o ADN de um organismo, adicionando, removendo ou alterando o genoma em locais específicos, apontou a BBC, citada pelo Expresso na segunda-feira.

Os investigadores do Instituto de Investigação Genética e Biologia Integrada de Nova Deli já testaram esta nova tecnologia em duas mil pessoas, incluindo em algumas que tiveram um teste positivo, comprovando que o mesmo tem 96% de sensibilidade ao vírus. A chamada taxa de “especificidade” é de 98%.

O Feluda custa 500 rupias, cerca de cinco euros, e pode ser o primeiro teste do mundo a ser vendido ao público como um teste de gravidez.

A ferramenta Crispr identifica os marcadores genéticos específicos do coronavírus e atribui-lhes uma cor fluorescente no pedaço de papel em contacto com o material biológico do doente. Duas linhas azuis indicam um resultado positivo, uma única linha quer dizer que o paciente está negativo.

Testes semelhantes estão a ser desenvolvidos “testes de terceira geração” nos Estados Unidos e no Reino Unido.

A Índia é neste momento um dos países mais afetados pela pandemia, com um número de mortes que apenas fica atrás dos registados no Brasil e nos Estados Unidos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

SNS já está a enviar doentes covid-19 para o privado. Hospital de Penafiel à beira da rutura

O jornal Público avança esta quarta-feira que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) já está a encaminhar doentes com covid-19 para os hospitais privados. De acordo com o matutino, há pelo menos uma unidade privada …

Estes dinossauros acabaram por ser extintos porque tinham asas, mas não sabiam voar

Apesar de terem asas de morcego, os dois pequenos dinossauros, Yi e Ambopteryx, só conseguiam deslizar entre as árvores. Yi e Ambopteryx, que viviam no norte da região onde se situa atualmente a China, lutavam para voar …

Champions à portuguesa. FC Porto soma primeira vitória, João Félix e Jota brilham

O FC Porto arrecadou esta quarta-feira a primeira vitória na Liga dos Campeões de futebol, na receção ao Olympiacos (2-0), numa segunda jornada em que João Félix e Diogo Jota brilharam por Atlético de Madrid …

Uso de máscara na rua já é obrigatório. Saiba tudo o que muda nos próximos dias

O uso de máscara na rua passa a ser obrigatório a partir de hoje, com exceções, e o não cumprimento desta imposição é punido com multas que vão até aos 500 euros. Conheça tudo o …

Ronaldo volta a testar positivo (e falha reencontro com Messi na Champions)

O internacional português Cristiano Ronaldo voltou a testar positivo ao novo coronavírus e vai por isso falhar o jogo entre a Juventus e o Barcelona de Lionel Messi a contar para a Liga dos Campeões. …

Costa convoca partidos e Conselho de Ministros extraordinário para "ações imediatas"

O primeiro-ministro marcou reuniões com os partidos na sexta-feira e convocou para sábado um Conselho de Ministros extraordinário para definir novas "ações imediatas" para o controlo da pandemia de covid-19 em Portugal. Fonte do Governo disse, esta …

De Jong: "O treinador avisou-me: cuidado com a boa vida em Barcelona"

O jovem médio contou a conversa que teve com Ronald Koeman, quando Koeman não era treinador do Barcelona. Messi é o "melhor do mundo". Frenkie de Jong chegou a Barcelona no verão de 2019 mas, antes …

Produtos de limpeza perfumados podem ser prejudiciais para a saúde

Os produtos de limpeza perfumados podem ser prejudiciais para a saúde, causando problemas que vão desde dores de cabeça e erupções cutâneas até asma, disfunção do sistema imunitário e problemas cardíacos. A pandemia de covid-19 fez …

Parlamento tem dois deputados infetados, um inconclusivo e quatro isolados

O parlamento informou esta terça-feira ter sido notificado da existência de dois deputados com teste positivo ao novo coronavírus, um com teste inconclusivo, que será repetido, e ainda outros quatro em isolamento profilático por determinação …

Proibição de circulação. Governo rejeita ter "vários pesos e várias medidas"

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, rejeitou esta terça-feira que o Governo tenha “vários pesos e várias medidas” tendo em conta as exceções à circulação dos cidadãos entre concelhos entre 30 de outubro e …