Índia diz ter criado um teste de 5 euros para a covid-19. Tem uma precisão acima dos 95%

Tiago petinga / Lusa

Um grupo de cientistas indianos desenvolveu “um teste simples, minucioso, com pouca margem de erro, muito barato e que e pode produzir em massa”, feito principalmente de papel, contou um dos conselheiros do governo indiano para a pandemia, Vijay Raghavan.

O teste, designado Feluda e feito principalmente de papel, tem por base a ferramenta Crispr, grupo de tecnologias que dão aos cientistas a capacidade de alterar o ADN de um organismo, adicionando, removendo ou alterando o genoma em locais específicos, apontou a BBC, citada pelo Expresso na segunda-feira.

Os investigadores do Instituto de Investigação Genética e Biologia Integrada de Nova Deli já testaram esta nova tecnologia em duas mil pessoas, incluindo em algumas que tiveram um teste positivo, comprovando que o mesmo tem 96% de sensibilidade ao vírus. A chamada taxa de “especificidade” é de 98%.

O Feluda custa 500 rupias, cerca de cinco euros, e pode ser o primeiro teste do mundo a ser vendido ao público como um teste de gravidez.

A ferramenta Crispr identifica os marcadores genéticos específicos do coronavírus e atribui-lhes uma cor fluorescente no pedaço de papel em contacto com o material biológico do doente. Duas linhas azuis indicam um resultado positivo, uma única linha quer dizer que o paciente está negativo.

Testes semelhantes estão a ser desenvolvidos “testes de terceira geração” nos Estados Unidos e no Reino Unido.

A Índia é neste momento um dos países mais afetados pela pandemia, com um número de mortes que apenas fica atrás dos registados no Brasil e nos Estados Unidos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Antes da invasão ao Capitólio, Bannon ajudou a planear estratégia para "matar a presidência de Biden no berço"

O estrategista-chefe da campanha de Donald Trump, Steve Bannon, revelou que falou com o ex-Presidente antes da invasão ao Capitólio, a 06 de janeiro, discutindo as condições para "matar a presidência de [Joe] Biden no …

Costa prepara novo alívio de restrições para vigorar a partir de 1 de outubro

António Costa prepara-se para anunciar, na quinta-feira, o levantamento de um conjunto de restrições que vigoraram por causa da covid-19. O primeiro-ministro, António Costa, prepara-se para anunciar na quinta-feira o levantamento de um conjunto de restrições …

IPO Porto. Cirurgias fora do horário suspensas desde julho

As intervenções cirúrgicas feitas fora do horário normal estão suspensas no bloco central do IPO do Porto desde o dia 1 de julho. Os profissionais de saúde do IPO do Porto estão indisponíveis para realizar intervenções …

Rio critica "vigarice" das sondagens. Líder do PSD acredita na vitória de Moedas

Esta tarde, ao lado de Francisco Rodrigues dos Santos e de Carlos Moedas, Rui Rio apelou a que não se acredite nas sondagens que, "ou são mal feitas, ou são encomendadas: uma vigarice". O presidente do …

A prova que precisava: Sim, as máscaras protegem contra a covid-19 (mas há uma predileta)

As máscaras funcionam? Se sim, será melhor utilizar uma N95, uma máscara cirúrgica ou uma máscara de pano? No último ano e meio, os investigadores produziram muitas evidências laboratoriais sobre a eficácia das máscaras. Para muitas …

Trump processa sobrinha e New York Times por investigação sobre os seus impostos

O antigo Presidente norte-americano processou a sobrinha e o jornal The New York Times devido à divulgação de um artigo no qual é alegado que Donald Trump estaria envolvido em "esquemas de evasão fiscal". Donald Trump …

Há 31 surtos ativos em ATL, creches e jardins-de-infância

Dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) revelam que existem, atualmente, 31 surtos ativos em estabelecimentos de ensino como centros de atividades de tempos livres (ATL), creches e jardins-de-infância. Na última segunda-feira, "foram registados 31 surtos ativos …

Principal assessor do Presidente ucraniano vítima de tentativa de assassinato

Serhiy Shefir, principal assessor do Presidente da Ucrânia, foi alvo de uma tentativa de assassinato esta quarta-feira. O carro onde seguia Serhiy Shefir foi "atingido por mais de dez balas", disse a polícia ucraniana, citada …

Koeman apareceu na conferência de imprensa, leu um comunicado e saiu

Treinador do Barcelona, com "cara de poucos amigos", não conversou com os jornalistas. Mas avisou: seria um "êxito" ficar nos lugares cimeiros do campeonato. Não é inédito mas é muito pouco usual: Ronald Koeman apareceu numa conferência …

Oito mortes e 891 casos de covid-19. Internamentos e incidência continuam a descer

Portugal registou, esta terça-feira, 891 novos casos e oito mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …