Índia reabre escolas e cinemas, apesar de somar mais de sete milhões de casos

Jagadeesh Nv / EPA

A Índia autoriza, a partir desta quinta-feira, a reabertura de escolas e cinemas, fechados desde março para combater a pandemia, numa altura em que o gigante asiático soma mais de 7,3 milhões de casos.

Apesar de uma redução gradual no balanço diário nas últimas semanas, a Índia continua a ser o segundo país do mundo com mais infeções de covid-19 confirmadas, esperando-se que venha a ultrapassar os Estados Unidos, atualmente com mais de 7,9 milhões de casos.

De acordo com os últimos dados oficiais, o país registou mais 67.708 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total desde o início da pandemia para 7.307.097 infeções, com o número de mortos a ultrapassar os 111 mil.

A abertura das escolas e cinemas será apenas parcial, já que alguns dos estados indianos decidiram manter os estabelecimentos fechados.

Nas diretivas publicadas a 30 de setembro para esta quinta fase de combate à pandemia, o Ministério do Interior indiano também autorizava a partir de hoje a abertura de parques de diversões e piscinas, embora só para atletas.

Os cinemas deverão reabrir em estados como Deli (norte), Madhya Pradesh (centro) e Gujarat (oeste), entre outros, mas com uma capacidade limitada a metade.

Segundo a PVR Cinemas, a maior empresa de exibição de filmes da Índia, dez estados e quatro territórios deram até agora luz verde à reabertura.

Em relação ao ensino, os estados do Punjab e Uttar Pradesh reabrem as escolas a partir de hoje, apesar de a maioria dos estados indianos terem decidido manter os estabelecimentos de ensino fechados.

O levantamento parcial das restrições acontece numa altura em que a Índia inicia uma longa época festiva, esperando-se grandes multidões e um aumento do consumo, fundamental para a economia.

Com a fase cinco, a Índia levantou quase todas as suas restrições, mantendo medidas rigorosas apenas dentro das zonas definidas como áreas contagiosas, numa tentativa de reativar a atividade económica do país.

As restrições permanecem no entanto nos voos internacionais, exceto para viagens de repatriamento e pontes aéreas.

No final de setembro, um estudo nacional baseado em testes sorológicos indicou que mais de 60 milhões de pessoas no país podem ter sido infetadas com o novo coronavírus, dez vezes mais do que os números oficiais.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão e oitenta e sete mil mortos e mais de 38,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP).

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Estes dinossauros acabaram por ser extintos porque tinham asas, mas não sabiam voar

Apesar de terem asas de morcego, os dois pequenos dinossauros, Yi e Ambopteryx, só conseguiam deslizar entre as árvores. Yi e Ambopteryx, que viviam no norte da região onde se situa atualmente a China, lutavam para voar …

Champions à portuguesa. FC Porto soma primeira vitória, João Félix e Jota brilham

O FC Porto arrecadou esta quarta-feira a primeira vitória na Liga dos Campeões de futebol, na receção ao Olympiacos (2-0), numa segunda jornada em que João Félix e Diogo Jota brilharam por Atlético de Madrid …

Uso de máscara na rua já é obrigatório. Saiba tudo o que muda nos próximos dias

O uso de máscara na rua passa a ser obrigatório a partir de hoje, com exceções, e o não cumprimento desta imposição é punido com multas que vão até aos 500 euros. Conheça tudo o …

Ronaldo volta a testar positivo (e falha reencontro com Messi na Champions)

O internacional português Cristiano Ronaldo voltou a testar positivo ao novo coronavírus e vai por isso falhar o jogo entre a Juventus e o Barcelona de Lionel Messi a contar para a Liga dos Campeões. …

Costa convoca partidos e Conselho de Ministros extraordinário para "ações imediatas"

O primeiro-ministro marcou reuniões com os partidos na sexta-feira e convocou para sábado um Conselho de Ministros extraordinário para definir novas "ações imediatas" para o controlo da pandemia de covid-19 em Portugal. Fonte do Governo disse, esta …

De Jong: "O treinador avisou-me: cuidado com a boa vida em Barcelona"

O jovem médio contou a conversa que teve com Ronald Koeman, quando Koeman não era treinador do Barcelona. Messi é o "melhor do mundo". Frenkie de Jong chegou a Barcelona no verão de 2019 mas, antes …

Produtos de limpeza perfumados podem ser prejudiciais para a saúde

Os produtos de limpeza perfumados podem ser prejudiciais para a saúde, causando problemas que vão desde dores de cabeça e erupções cutâneas até asma, disfunção do sistema imunitário e problemas cardíacos. A pandemia de covid-19 fez …

Parlamento tem dois deputados infetados, um inconclusivo e quatro isolados

O parlamento informou esta terça-feira ter sido notificado da existência de dois deputados com teste positivo ao novo coronavírus, um com teste inconclusivo, que será repetido, e ainda outros quatro em isolamento profilático por determinação …

Proibição de circulação. Governo rejeita ter "vários pesos e várias medidas"

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, rejeitou esta terça-feira que o Governo tenha “vários pesos e várias medidas” tendo em conta as exceções à circulação dos cidadãos entre concelhos entre 30 de outubro e …

Pfizer pode ter vacina ainda neste ano. Guterres exige que esteja “disponível e acessível” para todos

A farmacêutica Pfizer está otimista em relação à perspetiva de fornecer uma vacina contra a covid-19 ainda em 2020. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, exigiu que esteja “disponível” e “acessível” para todos. Albert Bourla, …