Índia reabre escolas e cinemas, apesar de somar mais de sete milhões de casos

Jagadeesh Nv / EPA

A Índia autoriza, a partir desta quinta-feira, a reabertura de escolas e cinemas, fechados desde março para combater a pandemia, numa altura em que o gigante asiático soma mais de 7,3 milhões de casos.

Apesar de uma redução gradual no balanço diário nas últimas semanas, a Índia continua a ser o segundo país do mundo com mais infeções de covid-19 confirmadas, esperando-se que venha a ultrapassar os Estados Unidos, atualmente com mais de 7,9 milhões de casos.

De acordo com os últimos dados oficiais, o país registou mais 67.708 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total desde o início da pandemia para 7.307.097 infeções, com o número de mortos a ultrapassar os 111 mil.

A abertura das escolas e cinemas será apenas parcial, já que alguns dos estados indianos decidiram manter os estabelecimentos fechados.

Nas diretivas publicadas a 30 de setembro para esta quinta fase de combate à pandemia, o Ministério do Interior indiano também autorizava a partir de hoje a abertura de parques de diversões e piscinas, embora só para atletas.

Os cinemas deverão reabrir em estados como Deli (norte), Madhya Pradesh (centro) e Gujarat (oeste), entre outros, mas com uma capacidade limitada a metade.

Segundo a PVR Cinemas, a maior empresa de exibição de filmes da Índia, dez estados e quatro territórios deram até agora luz verde à reabertura.

Em relação ao ensino, os estados do Punjab e Uttar Pradesh reabrem as escolas a partir de hoje, apesar de a maioria dos estados indianos terem decidido manter os estabelecimentos de ensino fechados.

O levantamento parcial das restrições acontece numa altura em que a Índia inicia uma longa época festiva, esperando-se grandes multidões e um aumento do consumo, fundamental para a economia.

Com a fase cinco, a Índia levantou quase todas as suas restrições, mantendo medidas rigorosas apenas dentro das zonas definidas como áreas contagiosas, numa tentativa de reativar a atividade económica do país.

As restrições permanecem no entanto nos voos internacionais, exceto para viagens de repatriamento e pontes aéreas.

No final de setembro, um estudo nacional baseado em testes sorológicos indicou que mais de 60 milhões de pessoas no país podem ter sido infetadas com o novo coronavírus, dez vezes mais do que os números oficiais.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão e oitenta e sete mil mortos e mais de 38,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP).

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A icónica tapeçaria "Guernica" de Picasso foi retirada da ONU. Rockfeller pediu-a de volta

A icónica tapeçaria "Guernica", de Pablo Picasso, foi retirada do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) onde estava há mais de 30 anos. A pintura “Guernica”, considerada uma das obras-primas de Picasso …

Este robô-tartaruga não precisa de circuitos eletrónicos para andar. Basta ar

O robô macio de quatro patas, criado por uma equipa da Universidade da Califórnia, não precisa de nenhum circuito eletrónico para funcionar. Os robôs macios têm captado a atenção dos cientistas e o mais recente, criado …

Norte-americano cria secretária para manter crianças seguras durante os tiroteios nas escolas

Um norte-americano desenvolveu uma secretária à prova de bala para assegurar um lugar seguro às crianças dos Estados Unidos em situações de tiroteio. Passaram três anos desde que, a 14 de fevereiro de 2018, Nikolas Cruz entrou …

A Cidade do México proibiu tampões menstruais com aplicador. Agora, as mulheres estão furiosas

A Cidade do México já tinha proibido outros objetos compostos por plástico, como é o caso de copos e palhinhas, mas agora foi mais longe e resolveu banir os tampões menstruais que contém aplicadores. No …

Benfica 2-0 Rio Ave | Águia volta a voar

O Benfica regressou às vitórias na Liga NOS, três jogos depois. A formação “encarnada” recebeu e venceu o Rio Ave por 2-0, com os dois golos apontados por Haris Seferovic e Pizzi numa segunda parte …

Criança de dois anos cai do 12º andar (mas acaba por ser salva por estafeta)

No passado domingo, em Honói, na capital do Vietname, um estafeta salvou a vida de uma criança de dois anos que caiu do 12° andar de um prédio. Nguyen Ngoc Manh é agora conhecido como …

Em França, livrarias e lojas de discos são agora "comércio essencial"

O decreto de lei do Governo francês, publicado na última sexta-feira, incluiu as livrarias e lojas de discos na lista do chamado "comércio essencial", podendo permanecer abertas em caso de confinamento. Em declarações à agência France-Presse, …

Icebergue maior que Nova Iorque parte-se perto de estação de investigação na Antártida

Um icebergue gigante partiu-se esta sexta-feira na plataforma de gelo de Brunt, na Antártida, perto de um posto de investigação do British Antartic Survey (BAS). O bloco de gelo, com 1.270 quilómetros quadrados, será ainda maior …

A Greenpeace está a atirar pedras gigantes para o Mar do Norte. Eis a razão

Na semana passada, a Greenpeace atirou pedras gigantes ao mar ao redor do Reino Unido. Esta ação faz parte do objetivo da organização de acabar com os barcos de pesca de arrasto no fundo do …

Deco avança para tribunal contra Apple por manipulação de desempenho dos iPhones 6

A Deco Proteste anunciou esta segunda-feira que avançou com uma ação judicial contra a Apple, acusando-a de práticas enganosas por ter manipulado os iPhones 6, 6 Plus, 6S e 6S Plus para se tornarem obsoletos …