Índia é quem mais ganha com o colapso global do preço do petróleo

A Índia é um dos países que mais beneficia com o colapso global do preço do petróleo, que se vem a afundar há semanas à boleia do novo coronavírus oriundo da China (Covid-19) e da “guerra” entre os países exportadores.

De acordo com avaliação de economistas, a queda do preço do petróleo pode contribuir para reduzir a inflação da Índia e aliviar os seus custos de importação, podendo levar, consequentemente, à redução do défice comercial do país.

“A economia indiana é um dos principais vencedores dos preços mais baixos do petróleo”, considerou Rajiv Biswas, economista-chefe da Ásia-Pacífico na IHS Markit, citado pela emissora norte-americana CNBC, observando que, no ano fiscal de 2018/2019, mais de 80% do consumo total de energia da Índia foi importado.

“Um período prolongado de preços baixos no petróleo apoiará o poder de compra discricionário”, disse, por sua vez, Radhika Rao, economista do Grupo DBS em Singapura, notando que os preços domésticos do petróleo tendem a ficar mais baratos.

O poder de compra discricionário refere-se à quantidade de dinheiro que uma pessoa tem disponível para gastar após dedução de impostos e outras despesas. “Esperamos que um aumento nos gastos públicos, uma posição positiva das exportações líquidas e os efeitos básicos possam impulsionar o crescimento [fiscal de 2021]”, estimou Rao.

No passado mês de fevereiro, o ministro indiano de petróleo disse que ficaria feliz se os preços desta matéria oscilassem entre os 50 e os 60 dólares por barril. O barril de petróleo do mar do Norte, de referência na Europa, cotava-se nesta sexta-feira de manhã a 35,01 dólares no mercado de futuros de Londres, contra 32,69 dólares na quinta-feira.

Os preços do petróleo têm baixado para mínimos históricos depois de a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) ter falhado, na semana passada, um acordo sobre os novos cortes de produção. Os atuais membros da OPEP são Arábia Saudita, Angola, Argélia, Emirados Árabes Unidos, Gabão, Guiné Equatorial, Irão, Iraque, Koweit, Líbia, Nigéria, República do Congo e Venezuela.

O surto do novo coronavírus também tem afetado a procura mundial por petróleo e, consequentemente, os preços desta matéria.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Plano de vacinação arranca em janeiro com três fases. 950 mil pessoas no primeiro grupo prioritário

Pessoas com mais de 50 anos com uma patologia frequente nos casos graves de covid-19, residentes e/ou internados em lares e profissionais de saúde integram o primeiro grupo prioritário para a administração da vacina de …

Segunda vaga de moratórias autorizada pela Autoridade Bancária Europeia

A Autoridade Bancária Europeia (EBA) autorizou a reabertura de moratórias de crédito, com efeitos a partir de 01 de outubro até 31 de março de 2021, dois meses após ter suspendido novas adesões. Num comunicado publicado …

Turquia alvo de críticas duras em reunião da NATO e em risco de sanções

A Turquia esteve esta quarta-feira sob um fogo de críticas na reunião virtual dos Ministros dos Negócios Estrangeiros (MNE) da NATO e, com a deceção manifestada pelos Estados Unidos, deve preparar-se para sanções económicas americanas …

O que Neymar mais quer é voltar a jogar com Messi. Só se vier a custo zero, diz o Barça

O internacional brasileiro Neymar, que alinha pelo PSG, confessou esta quarta-feira que o mais deseja é voltar a jogar com o astro argentino Lionel Messi, com quem partilhou balneário entre 2013 e 2017 no Barcelona. …

Ministro da Administração Interna e procuradora-geral da República vão ser ouvidos no Parlamento

Eduardo Cabrita será ouvido sobre o caso do cidadão ucraniano assassinado nas instalações do SEF e Lucília Gago sobre a "recente diretiva sobre os poderes hierárquicos" na magistratura do Ministério Público. A comissão de Assuntos Constitucionais …

Portugal regista mais 79 mortos e 3.772 novos casos de covid-19

Portugal contabiliza esta quinta-feira mais 79 mortos relacionados com o novo coronavírus, que provoca a covid-19, e 3.772 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da …

França investiga 76 mesquitas por suspeita de radicalização islâmica

A França vai investigar nos próximos dias 76 mesquitas por suspeitas de radicalização islâmica, anunciou esta quarta-feira o ministro do Interior do país, Gerald Darmanin. Trata-se de 16 templos na região de Paris e 60 no …

Medidas estão a dar resultados. Novas regras apresentadas sábado vão vigorar até 7 de janeiro

O primeiro-ministro afirmou que as medidas adotadas estão a produzir resultados, havendo uma trajetória descendente de novos casos de covid-19, mas advertiu que janeiro é mês de risco e as restrições não podem ser aliviadas. Esta …

Interpol alerta para ameaça do crime organizado ligado às vacinas. Falsificações podem ser fatais

A Interpol emitiu um alerta global aos perigos de burlas à volta da nova vacina para a covid-19. As falsificações podem ser lucrativas para os criminosos e fatais para quem as usar. A Interpol emitiu um …

Alguns distritos de Portugal continental e Madeira com avisos meteorológicos até domingo

Alguns distritos de Portugal continental e o arquipélago da Madeira vão estar a partir de hoje e pelo menos até domingo com vários avisos meteorológicos devido à agitação marítima, vento e queda de neve, de …