Índia pondera converter carruagens de comboio em hospitais improvisados

Há nove mil camas disponíveis para doentes infetados com covid-19 em Deli, mas os peritos do Governo acreditam que vão ser necessárias pelo menos 15 mil.

O ministro do Interior indiano propôs utilizar 500 carruagens ferroviárias como enfermarias improvisadas para doentes infetados com o novo coronavírus, numa altura em que a capital Nova Deli luta para conter um novo pico.

Amit Shah convocou uma reunião para esta segunda-feira com os principais partidos políticos para discutir a deterioração da situação na capital, onde a escassez da camas para doentes com covid-19 preocupa as autoridades.

A capital tem cerca de nove mil camas dedicadas a doentes com covid-19, entre hospitais públicos e privados, mas um painel de peritos do Governo defendeu que a cidade vai precisar de pelo menos 15 mil camas até final do mês.

O Governo do estado de Nova Deli estima precisar de, pelo menos, 80 mil camas até essa data. Entretanto, alertou que, se necessário, hotéis e salões de festas seriam transformados em hospitais.

Nas últimas 24 horas, o Ministério da Saúde da Índia comunicou mais 11 mil novas infeções por coronavírus, pelo terceiro dia consecutivo, elevando o total de casos para mais de 332 mil, incluindo 9.520 mortes.

Segundo os especialistas, o aumento acentuado dos casos de contaminação atesta a precariedade do sistema de saúde indiano, com a escassez de camas a causar crescente preocupação entre a população. Os meios de comunicação indianos relataram que muitas pessoas morreram após lhes ter sido recusado tratamento hospitalar. O ritmo das mortes é tal que, nas morgues, os corpos se acumulam, segundo a imprensa local.

Atualmente, a Índia é o quarto país mais atingido pela pandemia no mundo, depois dos Estados Unidos, Rússia e Brasil.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Tribunal de Justiça da UE rejeita recurso de suspeito do caso Maddie

O Tribunal de Justiça da União Europeia rejeitou, esta quinta-feira, o recurso de Christian B. contra a sua detenção, após ser extraditado para a Alemanha por um juiz italiano, em execução de mandado europeu. Christian B. …

Antigo gestor de Isabel dos Santos denuncia "contrato falso" da Sonangol

O antigo assessor da empresária Isabel dos Santos na Sonangol, Mário Leite da Silva, queixou-se junto de reguladores internacionais sobre um “contrato falso” que terá lesado a petrolífera angolana em 193 milhões de euros em …

Presidente do Líbano pede ajuda na ONU para a reconstrução pós-explosão

O Presidente do Líbano, Michel Aoun, pediu na quarta-feira à comunidade internacional apoio para a reconstrução do principal porto do país e dos bairros de Beirute destruídos pela catastrófica explosão ocorrida em agosto. Na sua intervenção pré-gravada …

Ninguém foi indiciado pela morte de Breonna Taylor. Dois polícias baleados durante protestos

Um painel de jurados do Kentucky indiciou esta quarta-feira apenas um polícia por disparar contra apartamentos na vizinhança, mas não avançou com acusações contra nenhum polícia na morte da jovem negra Breonna Taylor. Imediatamente após o …

Multas de transportes públicos não são cobradas há três anos (e já chegam aos 17,6 milhões de euros)

As multas nos transportes públicos não estão a ser cobradas desde setembro de 2017 e já chegam a mais de 17,68 milhões de euros. As primeiras multas desde que foi alterado o regime de sanções, …

Football Leaks. PGR e FPF só souberam de ataques informáticos pela PJ

A Procuradoria Geral da República (PGR) e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) só souberam que tinham sido alvo de ataques informáticos através da Polícia Judiciária (PJ), revelou esta quinta-feira o inspetor José Amador no …

Governo prolonga prazo das moratórias até setembro de 2021. Portugal em contingência até 14 de outubro

O Conselho de Ministros decidiu prorrogar, esta quinta-feira, a vigência da situação de contingência em Portugal continental até às 23h59 de 14 de outubro. As moratórias de crédito foram prolongadas até 30 de setembro de …

Trump diz que diretrizes mais rigorosas para aprovação de vacina são “jogada política”

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse, esta quarta-feira, que a Casa Branca “pode ou não” aprovar novas directrizes da Food and Drug Administration. As novas diretrizes para aprovação de vacina contra a covid-19 exigem …

Maduro insta ONU a criar fundo que garanta alimentos e medicamentos

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, propôs que a Organização das Nações Unidas (ONU) crie um fundo rotativo de compras públicas para garantir o acesso a alimentos e a produtos de saúde, financiado com recursos …

Mais três mortes e 691 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta quinta-feira, mais três mortes e 691 novos casos de infeção por covid-19 em relação a quarta-feira, mostra o boletim mais recente da Direção-Geral de Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da …