Indemnizações de 279 milhões euros para famílias das vítimas do avião da Germanwings

O grupo Lufthansa anunciou nesta terça-feira que o consórcio de seguradoras, liderado pela alemã Allianz, destinou 279 milhões de euros para indemnizações relativas à queda do Airbus A320 da Germanwings nos Alpes franceses, a 24 de março.

“Posso confirmar que 279 milhões de euros estão previstos” para cobrir os prováveis pedidos de compensação das famílias das vítimas, declarou uma porta-voz da transportadora aérea alemã Lufthansa, proprietária da Germanwings, sustentando a informação divulgada pelo jornal Handelsblatt.

De acordo com o diário económico alemão, as indemnizações pagas em caso de acidente aéreo rondam normalmente um milhão de dólares por passageiro, mas a presença de norte-americanos entre as vítimas poderá originar montantes mais elevados.

O avião estava seguro em 6,5 milhões de dólares, afirmou o Handelsblatt, que cita fontes próximas do dossier.

A Allianz Global Corporate & Speciality (AGCS), filial da seguradora alemã Allianz, especializada na gestão de risco dos grandes grupos, é o líder do consórcio de seguradoras da transportadora low cost Germanwings.

As perdas humanas no acidente, ocorrido há uma semana, do A320 da companhia nos Alpes franceses, bem como o avião destruído, serão compensadas pelas seguradoras, mesmo se o acidente foi causado deliberado, tinham afirmado na sexta-feira fontes próximas do dossier, citadas pela agência noticiosa francesa AFP.

A queda do avião da Germanwings, que efetuava a ligação Barcelona (nordeste de Espanha) a Dusseldorf (oeste da Alemanha), causou 150 mortos.

O copiloto do aparelho, Andreas Lubitz, ficou fechado sozinho na cabine de comando, aproveitando uma breve ausência do comandante, e terá causado deliberadamente a queda do avião, de acordo com os investigadores, depois de analisadas as gravações recolhidas de uma das duas caixas negras a bordo e a única encontrada até agora, denominada CVR (gravador de voz da cabine de comando).

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Novo estudo associa o burnout a uma consequência fatal

Uma nova investigação associa o burnout a um aumento de até 20% no risco de desenvolver fibrilhação auricular, a arritmia crónica mais frequente. O burnout é uma perturbação psicológica causada pelo stress excessivo devido a uma …

Pinto da Costa diz ter total confiança em Sérgio Conceição

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que tem "total confiança nos jogadores e no treinador", Sérgio Conceição, que no sábado colocou o lugar à disposição, de acordo com a newsletter oficial dos …

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …