No sábado, o concelho de Lisboa tinha uma taxa de incidência a 14 dias de 135 casos de covid-19 por 100 mil habitantes, mas se a tendência não se inverter, pode chegar aos 180 casos no início da próxima semana.
A faixa etária em que houve um maior aumento foi a dos 20 aos 29 anos, seguida dos 30 aos 39. Já o índice de transmissibilidade (Rt) está acima de 1,1.
Com estes números, o matemático Carlos Antunes diz ao Público que há ainda mais razões para acreditar que os festejos do Sporting estão relacionados com o que se passa na capital.
“Aconteceu qualquer coisa que impulsionou este crescimento”, diz o investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
“A inclinação da curva na faixa dos 20 aos 29, a partir de 17 é quase o dobro do que estava a ocorrer. Como estes dados se refletem com um atraso de seis, sete dias [e os festejos foram a 11 de maio], há uma coincidência temporal nesta aceleração que potencia a argumentação de que estará por trás deste aumento algo com grande dimensão e que envolveu, em particular, as faixas etárias que sabemos que estiveram presentes [nos festejos]”, refere ao Público.
Contudo, os festejos da vitória do Sporting no campeonato são apenas um dos muitos motivos para explicar o aumento de casos que passam também pelo alojamento de migrantes e turistas em hostels.
O maior relaxamento nas medidas de proteção como o uso de máscara, a organização de jantares e festas, eventos alargados, além de situações de habitação precária com um número elevado de pessoas a partilhar o mesmo espaço, como acontece em alguns hostels na cidade, são algumas das explicações apontadas para este aumento de casos.
A zona central e histórica de Lisboa tem sido o local onde o número de casos de pessoas com covid-19 tem mais crescido nos últimos dias.
Segundo o Expresso, é em Alfama, Bica, Castelo, Bairro Alto, Avenida da Liberdade, Graça ou Arroios que o vírus se tem transmitido com maior rapidez.
Perante a situação, Diogo Serras Lopes, secretário de Estado da Saúde, admitiu a possibilidade de haver um recuo no desconfinamento da região de Lisboa e Vale do Tejo em função do aumento do número de casos, e da subida do Rt e da incidência.
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe
… E “biba” O Sporting!
Depois de terem poluído o ar da capital e de outras localidades mais pobres e incultas do país, com o mofo e cheiro a naftalina dos cachecóis e bandeiras dos seus adeptos, agora contaminaram com COVID-19 Lisboa e arredores!
Desde o presidente da Câmara Municipal da capital do império até aos governantes (ministro da administração dos cabritos e secretário de estado dos barcos “rebelos”), não faltam culpados!
E sendo o presidente do clube um médico, em vez de condenar os criminosos que se juntaram ilegalmente em magotes de milhares, ele apoiou e incentivou aqueles energúmenos!
Agora, com a proximidade do verão, nenhum turista vai querer passar por Lisboa!
Mas isso é o menos: lá se fazem lá se pagam.
Bem pior é a imagem que Portugal “ganhou” lá fora.
E vamos ter prejuízos incalculáveis!
Não vai haver uma solução para o turismo.
Porto, Norte e todos os distritos do interior (sobretudo Minho, Trás-os-Montes e Douro) não bastarão para atenuar os tremendos prejuízos causados por aquela manifestação ilegal!
O que vale é que tal evento só vai repetir-se daqui a 20 ou anos!
Cuidado aí pelo Porto carago, sem motivos para festa, pois ficaram a zero têm agora a oportunidade dos ingleses aplicarem por aí umas bimbadas de vírus que vos vão deixar torcidos.
É de facto incrível que estejam na final as duas equipas que derrotaram o Porto na Champions. E se no primeiro caso (Manchester City) até se pode aceitar (muito embora a clara ajuda do árbitro) já em relação ao Chelsea jogámos muito mais e tivemos muito mais oportunidades de golo. A diferença é mesmo o nosso ponto de lança.
O Benfica foi mesmo até onde… na champions? E o Sporting na liga Europa… perdeu com quem?!!!
Vai-te curar, pois já estás pior que aziado, o vírus pos-te à prova o quanto sofres por nada teres ganho, já misturas bola com vírus, tal é a doença!
Então mas os números de internamentos e UCI continuam a descer, os obtidos é entre 0 e 5, não passa de isso, e querem criar pânico com o Rt.
Mas quem é que ainda liga a esse Rt !!!!
Se o objectivo era garantir que o SNS tinha condições de prestar serviços, esse objectivo não esta em risco e duvido que venha a estar porque senão para que raio se anda a promover a vacina!
Esta na altura de os media começarem a procurar noticias porque o virus já deu o que tinha a dar, e ninguém precisa de uma PIDE a monitorar as noites de Lisboa para ver quantas pessoas lá estão. Ja temos autoridades suficientes para esse trabalho e provavelmente estaria menos gente se retirarmos a dezenas de jornalistas, cameramen’s e fotógrafos que andam em busca do gajo sem mascara.