Incidência continua a subir em Lisboa. Há seis zonas da cidade que estão mais afetadas

José Sena Goulão / Lusa

No sábado, o concelho de Lisboa tinha uma taxa de incidência a 14 dias de 135 casos de covid-19 por 100 mil habitantes, mas se a tendência não se inverter, pode chegar aos 180 casos no início da próxima semana.

A faixa etária em que houve um maior aumento foi a dos 20 aos 29 anos, seguida dos 30 aos 39. Já o índice de transmissibilidade (Rt) está acima de 1,1.

Com estes números, o matemático Carlos Antunes diz ao Público que há ainda mais razões para acreditar que os festejos do Sporting estão relacionados com o que se passa na capital.

DGS identifica cerca de 20 casos associados aos festejos do Sporting

“Aconteceu qualquer coisa que impulsionou este crescimento”, diz o investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

“A inclinação da curva na faixa dos 20 aos 29, a partir de 17 é quase o dobro do que estava a ocorrer. Como estes dados se refletem com um atraso de seis, sete dias [e os festejos foram a 11 de maio], há uma coincidência temporal nesta aceleração que potencia a argumentação de que estará por trás deste aumento algo com grande dimensão e que envolveu, em particular, as faixas etárias que sabemos que estiveram presentes [nos festejos]”, refere ao Público.

Contudo, os festejos da vitória do Sporting no campeonato são apenas um dos muitos motivos para explicar o aumento de casos que passam também pelo alojamento de migrantes e turistas em hostels.

O maior relaxamento nas medidas de proteção como o uso de máscara, a organização de jantares e festas, eventos alargados, além de situações de habitação precária com um número elevado de pessoas a partilhar o mesmo espaço, como acontece em alguns hostels na cidade, são algumas das explicações apontadas para este aumento de casos.

A zona central e histórica de Lisboa tem sido o local onde o número de casos de pessoas com covid-19 tem mais crescido nos últimos dias.

Segundo o Expresso, é em Alfama, Bica, Castelo, Bairro Alto, Avenida da Liberdade, Graça ou Arroios que o vírus se tem transmitido com maior rapidez.

Perante a situação, Diogo Serras Lopes, secretário de Estado da Saúde, admitiu a possibilidade de haver um recuo no desconfinamento da região de Lisboa e Vale do Tejo em função do aumento do número de casos, e da subida do Rt e da incidência.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. … E “biba” O Sporting!
    Depois de terem poluído o ar da capital e de outras localidades mais pobres e incultas do país, com o mofo e cheiro a naftalina dos cachecóis e bandeiras dos seus adeptos, agora contaminaram com COVID-19 Lisboa e arredores!
    Desde o presidente da Câmara Municipal da capital do império até aos governantes (ministro da administração dos cabritos e secretário de estado dos barcos “rebelos”), não faltam culpados!
    E sendo o presidente do clube um médico, em vez de condenar os criminosos que se juntaram ilegalmente em magotes de milhares, ele apoiou e incentivou aqueles energúmenos!

    Agora, com a proximidade do verão, nenhum turista vai querer passar por Lisboa!
    Mas isso é o menos: lá se fazem lá se pagam.
    Bem pior é a imagem que Portugal “ganhou” lá fora.
    E vamos ter prejuízos incalculáveis!
    Não vai haver uma solução para o turismo.
    Porto, Norte e todos os distritos do interior (sobretudo Minho, Trás-os-Montes e Douro) não bastarão para atenuar os tremendos prejuízos causados por aquela manifestação ilegal!

    O que vale é que tal evento só vai repetir-se daqui a 20 ou anos!

    • Cuidado aí pelo Porto carago, sem motivos para festa, pois ficaram a zero têm agora a oportunidade dos ingleses aplicarem por aí umas bimbadas de vírus que vos vão deixar torcidos.

      • É de facto incrível que estejam na final as duas equipas que derrotaram o Porto na Champions. E se no primeiro caso (Manchester City) até se pode aceitar (muito embora a clara ajuda do árbitro) já em relação ao Chelsea jogámos muito mais e tivemos muito mais oportunidades de golo. A diferença é mesmo o nosso ponto de lança.
        O Benfica foi mesmo até onde… na champions? E o Sporting na liga Europa… perdeu com quem?!!!

        • Vai-te curar, pois já estás pior que aziado, o vírus pos-te à prova o quanto sofres por nada teres ganho, já misturas bola com vírus, tal é a doença!

  2. Então mas os números de internamentos e UCI continuam a descer, os obtidos é entre 0 e 5, não passa de isso, e querem criar pânico com o Rt.

    Mas quem é que ainda liga a esse Rt !!!!
    Se o objectivo era garantir que o SNS tinha condições de prestar serviços, esse objectivo não esta em risco e duvido que venha a estar porque senão para que raio se anda a promover a vacina!

    Esta na altura de os media começarem a procurar noticias porque o virus já deu o que tinha a dar, e ninguém precisa de uma PIDE a monitorar as noites de Lisboa para ver quantas pessoas lá estão. Ja temos autoridades suficientes para esse trabalho e provavelmente estaria menos gente se retirarmos a dezenas de jornalistas, cameramen’s e fotógrafos que andam em busca do gajo sem mascara.

RESPONDER

Um dinossauro gigante com o dobro do comprimento dos tiranossauros dominou a cadeia alimentar

A nova espécie foi descoberta no Uzbequistão e tinha dentes semelhantes aos de um tubarão. Pesava cinco vezes mais do que o principal predador conhecido até agora, o tiranossauro. Há cerca de 90 milhões de anos, …

A teimosia de Simeone e a "cabeça dura" de Conceição vão defrontar-se já amanhã

O FC Porto e o Atlético de Madrid vão arrancar a campanha na Champions já amanhã, e os velhos amigos Sérgio Conceição e Diego Simeone deixaram recados um ao outro nas conferências de imprensa. É já …

Parlamento Europeu apela ao reconhecimento das uniões homossexuais em toda a União

Os eurodeputados querem que os casais homossexuais e as suas famílias sejam tratadas de forma igual em todos os estados-membros. Os eurodeputados exigiram esta quarta-feira que os casais homossexuais beneficiem dos mesmos direitos dos restantes em …

Dínamo Kiev 0-0 Benfica | Tanta posse para acabar a rezar a São VAR

As “águias” dominaram as operações durante grande parte deste primeiro encontro de Liga dos Campeões “a sério” em 2021/22, mas não materializaram essa superioridade e no fim viram Vlachodimos, os postes e o VAR a …

Reino Unido avança com terceira dose para maiores de 50 anos. Máscara pode regressar

Boris Johnson anunciou hoje o plano de protecção do Reino Unido para o Outono e Inverno, que inclui medidas que vão entrar já em vigor e que prevê o regresso da máscara e a exigência …

Uma bactéria que "come carne" está a causar mortes da Flórida

A bactéria está mais presente na água do mar em zonas quentes e já matou 125 pessoas no estado norte-americano desde 2008. Pelo menos oito pessoas já morreram este ano na Flórida devido a uma infecção …

Siemens vai criar comboio de alta velocidade que ligará Mar Vermelho e Mediterrâneo

Um consórcio liderado pela multinacional alemã Siemens estabeleceu um contrato de 4,5 mil milhões de euros para construir uma linha ferroviária de alta velocidade que ligue Ain Sukhna, no Canal de Suez, a Alexandria e …

Alaba joga no Real Madrid mas o seu sonho era jogar no Barcelona

Véspera do grande jogo entre Barcelona e Bayern Munique serviu para Uli Hoeneß divulgar uma conversa pouco simpática para as pessoas ligadas ao Barcelona. A fase de grupos da Liga dos Campeões está de volta. Neste …

Chuva está a ajudar a controlar incêndios em Espanha

Há quase uma semana que as chamas deflagram em Málaga e o incêndio já matou um bombeiro. A chuva tem ajudado a combater o fogo. Há seis dias consecutivos que os bombeiros estão a combater incêndios …

Voos da ONU para Cabul são retomados. Doadores angariam 850 mil milhões de euros de ajuda

Os talibãs garantem que vão proteger as equipas humanitárias da ONU que vão ajudar o Afeganistão, que enfrenta uma grave crise devido à seca. Desde 15 de Agosto que os voos com ajuda humanitária da ONU …