/

DGS identifica cerca de 20 casos associados aos festejos do Sporting

2

José Sena Goulão / EPA

Até ao momento, as autoridades já identificaram cerca de 20 casos de covid-19 associados aos festejos da vitória da Sporting. Contudo, o elevado nível de incidência quem tem sido registado na capital não tem como principal causa os festejos verdes e brancos.

Para já, a DGS só dá conta de 20 casos associados aos festejos leoninos.

A Direção-Geral da Saúde admitiu ao Expresso que esta não é ainda uma contabilidade fechada, “sendo natural que possam existir mais casos, em que não tenha sido possível verificar a respetiva associação a este evento”.

Apesar de referir que “os ajuntamentos estão, naturalmente, associados a um maior risco de propagação da infeção”, a Direção-Geral de Saúde garante ainda que as celebrações “não explicam na totalidade” o crescimento de novos casos em Lisboa e em Vale do Tejo, sendo a causa “multifactorial” e a evolução “lenta e gradual”, com maior incidência nos jovens.

As autoridades avançam que há casos identificados em contexto familiar/social, escolar e laboral, sendo o desconfinamento e “outros eventos” apontados também como causas.

“A incidência cumulativa a 14 dias por cem mil habitantes no concelho de Lisboa tem tido uma tendência crescente desde o início do mês de maio, seguindo o padrão nacional em termos de distribuição etária, já que se verifica uma maior incidência na população de adultos jovens”, explicam ao Expresso.

Por esta razão, a DGS frisa que a situação está a ser acompanhada e monitorizada em articulação com as autoridades de saúde regional e locais.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.