Incêndios na Irlanda revelaram mensagem escondida da II Guerra Mundial

(dr) Irish Air Corps

A mensagem foi escrita com pedras

O condado de Wicklow, na Irlanda, foi recentemente assolado por uma onda de incêndios florestais que ameaçaram várias casas e florestas. No entanto, surgiu algo de bom nesta tragédia – uma mensagem escondida desde a Segunda Guerra Mundial.  

Os restos queimados de um terreno, em Bray Head, revelaram a mensagem feita com pedras, onde é possível ler “Eire“.

O aviso teria sido colocada no litoral da ilha durante a Segunda Guerra Mundial para indicar aos bombardeiros que estavam a sobrevoar um território neutro. “Eire” significa Irlanda na língua irlandesa.

O sinal aéreo foi detetado pela Unidade de Apoio Aéreo de Garda, a polícia irlandesa, enquanto sobrevoam o local após os incêndios.

Este não é o único aviso “Eire” conhecido. Segundo Michael Kennedy, da Guarding Neutral Ireland, há vários avisos deste género espalhados ao longo de toda a costa.

“Os sinais foram construídos pelo Coast Watching Service no verão de 1944 para avisar as aeronaves que estavam a sobrevoar um país neutro”, disse em declarações ao Dublin Live. Acrescentando que “cerca de 150 toneladas de pedra foram utilizadas em alguns destes 83 sinais espalhados pela costa da Irlanda.”

“A pedido da Força Aérea norte-americana, o número de postos de vigilância foi sendo acrescentado, transformando estes sinais em ajudas para a navegação aérea”, explicou.

No entanto, e de acordo com a tripulação da Unidade de Apoio Aéreo A Garda, este é um achado incomum, uma vez que nem todos os sinais da Segunda Guerra Mundial sobreviveram até aos dias de hoje.

Um fenómeno semelhante foi também relatado na ilha da Irlanda. Depois de um período de seca brutal, sinais misteriosos de um monumento de 5.000 anos de idade apareceram magicamente numa plantação irlandesa.

Mythical Ireland / Twitter

Novo “henge” (um local de reunião) com 5 mil anos descoberto na paisagem arqueológica de Brú na Bóinne, na Irlanda.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. mais uma prova de como ate a nossa hestoria ,relativamente recente ,esta mal registada ! algo como as guerras mundias ,com poucos intervinientes ainda vivos ,devia haver um trabalho a serio,a nivel mundial ,pois evita-se erros no futuro,se soubermos o passado

    • Está?!:
      “Este não é o único aviso “Eire” conhecido. Segundo Michael Kennedy, da Guarding Neutral Ireland, há vários avisos deste género espalhados ao longo de toda a costa.”

RESPONDER

A água é comum nos mundos extraterrestres (mas surpreendentemente mais escassa do que se esperava)

A presença de água em exoplanetas é comum, mas surpreendentemente mais escassa do que se esperava, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Para chegar a …

"Encontrei a minha alma gémea". Presidente do Flamengo disposto a (quase) tudo para segurar Jesus

O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, ficou encantado com Jorge Jesus logo quando o conheceu. É o que o dirigente diz numa entrevista, onde admite que encontrou a sua "alma gémea", não revelando dados sobre …

COP25: uma traição ao Acordo de Paris "e às pessoas em todo o mundo"

Organizações não governamentais ambientalistas consideraram que os projetos de resolução que a cimeira do clima da ONU tem para aprovar são "uma traição" do Acordo de Paris e dos milhões de pessoas que sofrem com …

Governo admite novo aumento extra das pensões (com a simpatia das Finanças e de olho na geringonça)

O Governo está a equacionar um novo aumento extraordinário das pensões no âmbito da preparação da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020). A medida agrada a PCP e Bloco de Esquerda e terá …

Na última noite no Porto, Óliver foi sozinho à Ponte D. Luís (e vieram-lhe as lágrimas aos olhos)

O médio espanhol Óliver Torres confessa que a sua saída do Porto foi "emotiva" e que se despediu do clube e da cidade na Ponte D. Luís, de noite e sozinho, com "as lágrimas nos …

Costa e Centeno discutiram no Conselho Europeu (e foi Centeno quem ganhou)

António Costa e Mário Centeno envolveram-se numa "discussão directa" em pleno Conselho Europeu que deixou os restantes membros do Eurogrupo perplexos. Em causa esteve o primeiro orçamento da Zona Euro, com o primeiro-ministro de Portugal …

Sondagens. Livre cai a pique, Montenegro lidera corrida ao PSD

O PS lidera as intenções de voto com 37,1% e um avanço de 10,2 pontos percentuais sobre o PSD numa sondagem em que o Livre surge com metade da votação alcançada nas legislativas em outubro. Num …

ONU chama a atenção para consumo de tramadol (erradamente considerado menos letal que fentanil)

A crise derivada do consumo excessivo de opóides e as mortes daí decorrentes já levaram empresas norte-americanas que os produzem a receber milhares de ações judiciais. Contudo, a Organização das Nações Unidas (ONU) chama a …

Mais de 50 jornalistas subscrevem abaixo-assinado em defesa de Maria Flor Pedroso

Mais de 50 jornalistas, entre os quais Adelino Gomes, Henrique Monteiro, Anabela Neves e Francisco Sena Santos, subscreveram esta sexta-feira um abaixo-assinado em defesa da jornalista Maria Flor Pedroso, diretora de informação da RTP. "Confrontados com …

O maior sítio arqueológico submerso do mundo é no México (e está a surpreender os especialistas)

Uma equipa de especialistas está a explorar há cerca de quatro anos o Grande Aquífero Maia, localizado no México, e tem feito descobertas surpreendentes que vão desde numerosos sítios arqueológicos a vestígios de homens primitivos.  Durante …