Incêndio no Andanças destruiu 422 carros

Edgar Libório / EPA

-

As causas do incêndio, que esta quarta-feira destruiu 422 viaturas no Andanças, em Portalegre, estão agora a ser investigadas pela GNR.

Tudo aponta para que o fogo que ontem deflagrou num dos parques de estacionamento do festival Andanças, em Castelo de Vide, Portalegre, tenha tido origem numa viatura.

O incêndio, que começou por volta das 15h00, foi combatido por cerca de 171 operacionais, com o apoio de 50 viaturas e de quatro meios aéreos, dois aviões e dois helicópteros.

Não houve registo de feridos mas as chamas destruíram 422 viaturas e afetaram parcialmente outras nove, segundo a agência Lusa.

Na altura do fogo, foram retiradas, por precaução, cerca de quatro mil pessoas que se encontravam no recinto do festival.

Três pessoas foram assistidas no local, duas das quais foram transportadas para o hospital de Portalegre por inalação de fumos.

As causas estão agora a ser investigadas pela GNR e, segundo fonte desta força de segurança, a investigação só passa para a PJ se forem detetados indícios de origem dolosa.

A GNR está agora a proceder à identificação das centenas de viaturas afetadas, admitindo ser um “trabalho moroso”.

“É uma tarefa que vai ser exaustiva, são muitos veículos e os próprios proprietários têm alguma dificuldade em reconhecer os veículos devido ao estado em que ficaram”, afirmou à TSF o comandante da GNR de Portalegre, Carlos Belchior.

“O primeiro veículo [que originou o incêndio] está identificado, as perícias continuam e será um trabalho pelo menos para vários dias”, explica.

Segundo o Jornal de Notícias, a organização do Andanças já afirmou que tem um seguro que cobre os danos resultantes do incêndio, estando em contacto com a seguradora para fazer a avaliação.

O Andanças – Festival Internacional de Danças Populares decorre desde segunda-feira nas margens da albufeira de Póvoa e Meadas, no concelho de Castelo de Vide.

Promovida pela PédeXumbo, Associação para a Promoção da Música e Dança, a 21.ª edição do festival esperava receber, até domingo, 40 mil visitantes, numa área de 28 hectares.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. De acordo com a ANPC, estiveram 198 operacionais no terreno e foram mobilizadas 57 viaturas. No combate aos incêndios estiveram igualmente cinco meios aéreos, entre os quais dois aviões médios e um helicóptero pesado.

    Pelo que vi nas imagens o fogo foi combatido só com ÁGUA, sem espuma, no início certo. Pergunto a quem entende do assunto ” Bombeiros ” se este tipo de incêndio (viaturas + combustível + pneus + etc.) se combate sem espuma, com eficácia desejada nesta situação. Não é possível nem quero acreditar que as 57 viaturas, presentes no combate ao incêndio não tivessem espuma, “ pesada ou leve “ para combater eficazmente este incêndio. Está mais que provado que quantidade não é qualidade. ORGANIZAÇÃO sim, EFICÁCIA sim, RIGOR sim. Fico por aqui, isto para bem dos BOMEIROS.

    Um abraço a todos os bombeiros.
    jq

  2. Aparentemente a causa maior da dimensão do incêndio parece estar nas condições do terreno repleto segundo algumas testemunhas de restolho de pasto que teria sido cortado para o estacionamento mas que ao ficar este acaba por ser um barril de pólvora autêntico em pleno verão e aqui tanto bombeiros como autoridades municipais serão os principais responsáveis pela situação uma vez que o terreno deveria ter sido queimado com fogo controlado pelos bombeiros dias antes para evitar tal catástrofe pois basta apenas uma beata cair no chão para atear tudo e facilmente se propagar por todo o lado e facilmente incendiar os pneus dos carros passando à pintura e todo o resto, estacionamentos provisórios destes há-os por aí por todo o lado agora com festas por todo o país, espero que esta catástrofe sirva de aviso e precaução no futuro.

  3. Isto é FOGO POSTO e a NIVEL INTENACIONAL esta provado que mesmo por simpatia o FOGO não se espalhava assim aos carros todos,e ainda por cima muitos deles se encontravam a distançias bastantes ,a que não dava azo que o fogo os atingi-se. ISTO JA PROVADO até em FILMES e com bons TÈCNICOS de REALIZAÇÕES de FILMES e DUPLOS.AS etc ja provarem e até em CANAIS de TVs TEMATICOS que o FOGO não se PROPAGA assimm de carro para carro mesmo com os DEPOSITOS CHEIOS de qualquer COMBUSTIVEIS e se PROPAGA-SE por SIMPATIA-NUNCA em TEMPO ALGUM–isto FOI INCENCIO FEITO DE PROPOSITO–CONSULTEM CINEASTAS-TECNICOS.AS DE INCENDIOS PROTECÇÃO CIVIL etcetc -ISTO FOI CRIME.e o TEMPO se ENCARREGARA de PROVAR….
    a.g.p.

RESPONDER

Pai de Rosa Grilo constituído arguido por suspeita de favorecimento pessoal

O pai de Rosa Grilo, Américo Pina, foi esta quarta-feira constituído arguido num segundo processo relacionado com a morte do triatleta Luís Grilo. Segundo o jornal Público, a notícia foi confirmada por fonte próxima do processo, …

NOS e Vodafone vão partilhar equipamentos de redes móveis

A NOS e a Vodafone fecharam acordos com vista à partilha de infraestruturas e equipamentos de rede móvel, abrangendo as tecnologias 2G, 3G e 4G. A NOS e a Vodafone anunciaram um acordo de partilha de …

Eutanásia começa a ser discutida. Deputados consideram pergunta "confusa" e "não" é quase certo

A discussão sobre a eutanásia começa hoje no Parlamento e estende-se até sexta-feira. A proposta, que conta com o apoio da Igreja Católica, deve ser chumbada, tendo em conta os sentidos de voto já conhecidos, mas …

Cabrita mantém auditoria sobre falhas na GNR e PSP em segredo

A auditoria "Cartografia de Risco", feita pela Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) que detetou falhas na formação e organização na GNR e na PSP, continua em segredo no gabinete do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita. Em …

Assassino publicou áudio a dizer que "vingou o profeta". Pai de aluna e dois menores podem ter sido cúmplices

O assassino do professor francês que mostrou caricaturas de Maomé numa aula divulgou uma mensagem de áudio nas redes sociais em que dizia ter vingado o profeta, após publicar uma fotografia da sua vítima, avança …

Avanços e ajustamentos em pezinhos de lã. Sem certezas, Governo tenta aproximar-se à esquerda

A tensão entre o PS e a esquerda já dura há duas semanas. O Governo já fez algumas cedências em troca do "sim" dos parceiros, mas falta a análise que tarda em chegar. Fonte do Governo …

"Bazuca" dá mais mil milhões para "revolução" nos transportes de Lisboa e Porto

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, diz que estamos perante uma "revolução" que vai mudar muito a circulação das pessoas em Lisboa e no Porto. O dinheiro vindo da União …

"Médicos pela Verdade". Ordem abre processo contra movimento que desvaloriza gravidade da covid-19

A Ordem dos Médicos abriu processos disciplinares a 7 médicos do movimento Médicos pela Verdade, grupo que desvaloriza a gravidade da covid-19 e se mostra contra o uso generalizado de máscaras e de testes de …

"Esta é a crise das nossas vidas". Vieira da Silva diz que chumbo do OE seria "dificilmente compreensível"

O ex-ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, elogiou, em entrevista ao jornal ECO, a proposta para Orçamento de Estado para 2021 (OE2021) e disse que seria "estranho" que não …

Podemos acusado de financiamento irregular, crime eleitoral e falsificação de documentos

O partido espanhol Podemos é acusado de financiamento irregular, crime eleitoral e falsificação de documentos comerciais. A acusação consta num despacho do juiz de instrução Juan José Escalonilla, datado de 10 de setembro, ao qual a …