Incêndio no Andanças destruiu 422 carros

Edgar Libório / EPA

-

As causas do incêndio, que esta quarta-feira destruiu 422 viaturas no Andanças, em Portalegre, estão agora a ser investigadas pela GNR.

Tudo aponta para que o fogo que ontem deflagrou num dos parques de estacionamento do festival Andanças, em Castelo de Vide, Portalegre, tenha tido origem numa viatura.

O incêndio, que começou por volta das 15h00, foi combatido por cerca de 171 operacionais, com o apoio de 50 viaturas e de quatro meios aéreos, dois aviões e dois helicópteros.

Não houve registo de feridos mas as chamas destruíram 422 viaturas e afetaram parcialmente outras nove, segundo a agência Lusa.

Na altura do fogo, foram retiradas, por precaução, cerca de quatro mil pessoas que se encontravam no recinto do festival.

Três pessoas foram assistidas no local, duas das quais foram transportadas para o hospital de Portalegre por inalação de fumos.

As causas estão agora a ser investigadas pela GNR e, segundo fonte desta força de segurança, a investigação só passa para a PJ se forem detetados indícios de origem dolosa.

A GNR está agora a proceder à identificação das centenas de viaturas afetadas, admitindo ser um “trabalho moroso”.

“É uma tarefa que vai ser exaustiva, são muitos veículos e os próprios proprietários têm alguma dificuldade em reconhecer os veículos devido ao estado em que ficaram”, afirmou à TSF o comandante da GNR de Portalegre, Carlos Belchior.

“O primeiro veículo [que originou o incêndio] está identificado, as perícias continuam e será um trabalho pelo menos para vários dias”, explica.

Segundo o Jornal de Notícias, a organização do Andanças já afirmou que tem um seguro que cobre os danos resultantes do incêndio, estando em contacto com a seguradora para fazer a avaliação.

O Andanças – Festival Internacional de Danças Populares decorre desde segunda-feira nas margens da albufeira de Póvoa e Meadas, no concelho de Castelo de Vide.

Promovida pela PédeXumbo, Associação para a Promoção da Música e Dança, a 21.ª edição do festival esperava receber, até domingo, 40 mil visitantes, numa área de 28 hectares.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. De acordo com a ANPC, estiveram 198 operacionais no terreno e foram mobilizadas 57 viaturas. No combate aos incêndios estiveram igualmente cinco meios aéreos, entre os quais dois aviões médios e um helicóptero pesado.

    Pelo que vi nas imagens o fogo foi combatido só com ÁGUA, sem espuma, no início certo. Pergunto a quem entende do assunto ” Bombeiros ” se este tipo de incêndio (viaturas + combustível + pneus + etc.) se combate sem espuma, com eficácia desejada nesta situação. Não é possível nem quero acreditar que as 57 viaturas, presentes no combate ao incêndio não tivessem espuma, “ pesada ou leve “ para combater eficazmente este incêndio. Está mais que provado que quantidade não é qualidade. ORGANIZAÇÃO sim, EFICÁCIA sim, RIGOR sim. Fico por aqui, isto para bem dos BOMEIROS.

    Um abraço a todos os bombeiros.
    jq

  2. Aparentemente a causa maior da dimensão do incêndio parece estar nas condições do terreno repleto segundo algumas testemunhas de restolho de pasto que teria sido cortado para o estacionamento mas que ao ficar este acaba por ser um barril de pólvora autêntico em pleno verão e aqui tanto bombeiros como autoridades municipais serão os principais responsáveis pela situação uma vez que o terreno deveria ter sido queimado com fogo controlado pelos bombeiros dias antes para evitar tal catástrofe pois basta apenas uma beata cair no chão para atear tudo e facilmente se propagar por todo o lado e facilmente incendiar os pneus dos carros passando à pintura e todo o resto, estacionamentos provisórios destes há-os por aí por todo o lado agora com festas por todo o país, espero que esta catástrofe sirva de aviso e precaução no futuro.

  3. Isto é FOGO POSTO e a NIVEL INTENACIONAL esta provado que mesmo por simpatia o FOGO não se espalhava assim aos carros todos,e ainda por cima muitos deles se encontravam a distançias bastantes ,a que não dava azo que o fogo os atingi-se. ISTO JA PROVADO até em FILMES e com bons TÈCNICOS de REALIZAÇÕES de FILMES e DUPLOS.AS etc ja provarem e até em CANAIS de TVs TEMATICOS que o FOGO não se PROPAGA assimm de carro para carro mesmo com os DEPOSITOS CHEIOS de qualquer COMBUSTIVEIS e se PROPAGA-SE por SIMPATIA-NUNCA em TEMPO ALGUM–isto FOI INCENCIO FEITO DE PROPOSITO–CONSULTEM CINEASTAS-TECNICOS.AS DE INCENDIOS PROTECÇÃO CIVIL etcetc -ISTO FOI CRIME.e o TEMPO se ENCARREGARA de PROVAR….
    a.g.p.

RESPONDER

"Não pôr o dedo no nariz". Livro medieval ensinava as regras de etiqueta às crianças do século XV

Um livro de boas maneiras do século XV, digitalizado recentemente pela Biblioteca Britânica, está cheio de regras de etiqueta que não são muito diferentes das de hoje. O manuscrito chama-se "The Lytille Childrenes Lytil Boke", as …

Abanca pagou menos de 250 milhões pelo EuroBic

O Abanca ofereceu menos de 250 milhões de euros por 95% do EuroBic, segundo avança o Jornal Económico, o que significa que o banco espanhol avaliou o EuroBic ligeiramente abaixo do múltiplo a que transaciona …

Alegado escritor-fantasma confessa que recebeu pagamentos de Sócrates

Domingos Farinho, alegado escritor-fantasma do livro de José Sócrates "A Confiança no Mundo", confessou que recebeu pagamentos do ex-primeiro-ministro através da RMF Consulting. No requerimento de abertura de instrução que apresentou em janeiro de 2020, o …

Os cavalos perdem quatro dedos no útero

Os cavalos têm apenas um dedo em cada pata, sendo os cascos o equivalente à falange dos nossos dedos médios. No entanto, os seus ancestrais tinham mais dedos em cada pata, variando entre três e …

"Década perdida". Novo Banco com prejuízos de 1.058,8 milhões em 2019

O presidente executivo do Novo Banco disse esta sexta-feira que os últimos dez anos foram uma "década perdida" para a empresa que começou por ser BES e passou em 2014 a Novo Banco, mas …

Estados Unidos assinam acordo de paz com os talibãs no Afeganistão

O presidente norte-americano, Donald Trump, pediu esta sexta-feira aos afegãos para "aproveitar a oportunidade de paz", ao abrigo do acordo de paz que os Estados Unidos vão assinar no sábado com os rebeldes talibãs. A …

Portugal poderá ter um milhão de infetados (e ser decretada quarentena obrigatória)

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, admite que poderá haver um milhão de portugueses infetados pelo Covid-19, 21.000 na semana mais crítica, assegurando que as autoridades de saúde estão a preparar-se para esta possibilidade. “Estamos a …

Descobertos na Sibéria vestígios do Evento de Tunguska, um dos maiores impactos na Terra

Um grupo de investigadores russos que investigam o fenómeno de Tunguska de 1908, o maior impacto terrestre registado na história moderna, descobriu camadas em sedimentos locais que podem conter substâncias de origem extraterrestre. A 30 de …

Exoplaneta gigante pode ter as condições ideais para abrigar vida

Uma equipa de cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, descobriu que o enorme exoplaneta K2-18b - tem duas vezes o tamanho da Terra - pode reunir as condições ideais para abrigar vida. Depois de …

A Terra pode ter uma nova (e temporária) mini-lua

A Terra pode ter um novo vizinho, ainda que temporário. Astrónomos do Catalina Sky Survey, programa financiado pela NASA, acreditam ter identificado um asteróide que ficou preso na gravidade da Terra - pode ser a …