Incêndio no Andanças destruiu 422 carros

Edgar Libório / EPA

-

As causas do incêndio, que esta quarta-feira destruiu 422 viaturas no Andanças, em Portalegre, estão agora a ser investigadas pela GNR.

Tudo aponta para que o fogo que ontem deflagrou num dos parques de estacionamento do festival Andanças, em Castelo de Vide, Portalegre, tenha tido origem numa viatura.

O incêndio, que começou por volta das 15h00, foi combatido por cerca de 171 operacionais, com o apoio de 50 viaturas e de quatro meios aéreos, dois aviões e dois helicópteros.

Não houve registo de feridos mas as chamas destruíram 422 viaturas e afetaram parcialmente outras nove, segundo a agência Lusa.

Na altura do fogo, foram retiradas, por precaução, cerca de quatro mil pessoas que se encontravam no recinto do festival.

Três pessoas foram assistidas no local, duas das quais foram transportadas para o hospital de Portalegre por inalação de fumos.

As causas estão agora a ser investigadas pela GNR e, segundo fonte desta força de segurança, a investigação só passa para a PJ se forem detetados indícios de origem dolosa.

A GNR está agora a proceder à identificação das centenas de viaturas afetadas, admitindo ser um “trabalho moroso”.

“É uma tarefa que vai ser exaustiva, são muitos veículos e os próprios proprietários têm alguma dificuldade em reconhecer os veículos devido ao estado em que ficaram”, afirmou à TSF o comandante da GNR de Portalegre, Carlos Belchior.

“O primeiro veículo [que originou o incêndio] está identificado, as perícias continuam e será um trabalho pelo menos para vários dias”, explica.

Segundo o Jornal de Notícias, a organização do Andanças já afirmou que tem um seguro que cobre os danos resultantes do incêndio, estando em contacto com a seguradora para fazer a avaliação.

O Andanças – Festival Internacional de Danças Populares decorre desde segunda-feira nas margens da albufeira de Póvoa e Meadas, no concelho de Castelo de Vide.

Promovida pela PédeXumbo, Associação para a Promoção da Música e Dança, a 21.ª edição do festival esperava receber, até domingo, 40 mil visitantes, numa área de 28 hectares.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. De acordo com a ANPC, estiveram 198 operacionais no terreno e foram mobilizadas 57 viaturas. No combate aos incêndios estiveram igualmente cinco meios aéreos, entre os quais dois aviões médios e um helicóptero pesado.

    Pelo que vi nas imagens o fogo foi combatido só com ÁGUA, sem espuma, no início certo. Pergunto a quem entende do assunto ” Bombeiros ” se este tipo de incêndio (viaturas + combustível + pneus + etc.) se combate sem espuma, com eficácia desejada nesta situação. Não é possível nem quero acreditar que as 57 viaturas, presentes no combate ao incêndio não tivessem espuma, “ pesada ou leve “ para combater eficazmente este incêndio. Está mais que provado que quantidade não é qualidade. ORGANIZAÇÃO sim, EFICÁCIA sim, RIGOR sim. Fico por aqui, isto para bem dos BOMEIROS.

    Um abraço a todos os bombeiros.
    jq

  2. Aparentemente a causa maior da dimensão do incêndio parece estar nas condições do terreno repleto segundo algumas testemunhas de restolho de pasto que teria sido cortado para o estacionamento mas que ao ficar este acaba por ser um barril de pólvora autêntico em pleno verão e aqui tanto bombeiros como autoridades municipais serão os principais responsáveis pela situação uma vez que o terreno deveria ter sido queimado com fogo controlado pelos bombeiros dias antes para evitar tal catástrofe pois basta apenas uma beata cair no chão para atear tudo e facilmente se propagar por todo o lado e facilmente incendiar os pneus dos carros passando à pintura e todo o resto, estacionamentos provisórios destes há-os por aí por todo o lado agora com festas por todo o país, espero que esta catástrofe sirva de aviso e precaução no futuro.

  3. Isto é FOGO POSTO e a NIVEL INTENACIONAL esta provado que mesmo por simpatia o FOGO não se espalhava assim aos carros todos,e ainda por cima muitos deles se encontravam a distançias bastantes ,a que não dava azo que o fogo os atingi-se. ISTO JA PROVADO até em FILMES e com bons TÈCNICOS de REALIZAÇÕES de FILMES e DUPLOS.AS etc ja provarem e até em CANAIS de TVs TEMATICOS que o FOGO não se PROPAGA assimm de carro para carro mesmo com os DEPOSITOS CHEIOS de qualquer COMBUSTIVEIS e se PROPAGA-SE por SIMPATIA-NUNCA em TEMPO ALGUM–isto FOI INCENCIO FEITO DE PROPOSITO–CONSULTEM CINEASTAS-TECNICOS.AS DE INCENDIOS PROTECÇÃO CIVIL etcetc -ISTO FOI CRIME.e o TEMPO se ENCARREGARA de PROVAR….
    a.g.p.

RESPONDER

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …