Incêndio no Andanças destruiu 422 carros

Edgar Libório / EPA

-

As causas do incêndio, que esta quarta-feira destruiu 422 viaturas no Andanças, em Portalegre, estão agora a ser investigadas pela GNR.

Tudo aponta para que o fogo que ontem deflagrou num dos parques de estacionamento do festival Andanças, em Castelo de Vide, Portalegre, tenha tido origem numa viatura.

O incêndio, que começou por volta das 15h00, foi combatido por cerca de 171 operacionais, com o apoio de 50 viaturas e de quatro meios aéreos, dois aviões e dois helicópteros.

Não houve registo de feridos mas as chamas destruíram 422 viaturas e afetaram parcialmente outras nove, segundo a agência Lusa.

Na altura do fogo, foram retiradas, por precaução, cerca de quatro mil pessoas que se encontravam no recinto do festival.

Três pessoas foram assistidas no local, duas das quais foram transportadas para o hospital de Portalegre por inalação de fumos.

As causas estão agora a ser investigadas pela GNR e, segundo fonte desta força de segurança, a investigação só passa para a PJ se forem detetados indícios de origem dolosa.

A GNR está agora a proceder à identificação das centenas de viaturas afetadas, admitindo ser um “trabalho moroso”.

“É uma tarefa que vai ser exaustiva, são muitos veículos e os próprios proprietários têm alguma dificuldade em reconhecer os veículos devido ao estado em que ficaram”, afirmou à TSF o comandante da GNR de Portalegre, Carlos Belchior.

“O primeiro veículo [que originou o incêndio] está identificado, as perícias continuam e será um trabalho pelo menos para vários dias”, explica.

Segundo o Jornal de Notícias, a organização do Andanças já afirmou que tem um seguro que cobre os danos resultantes do incêndio, estando em contacto com a seguradora para fazer a avaliação.

O Andanças – Festival Internacional de Danças Populares decorre desde segunda-feira nas margens da albufeira de Póvoa e Meadas, no concelho de Castelo de Vide.

Promovida pela PédeXumbo, Associação para a Promoção da Música e Dança, a 21.ª edição do festival esperava receber, até domingo, 40 mil visitantes, numa área de 28 hectares.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. De acordo com a ANPC, estiveram 198 operacionais no terreno e foram mobilizadas 57 viaturas. No combate aos incêndios estiveram igualmente cinco meios aéreos, entre os quais dois aviões médios e um helicóptero pesado.

    Pelo que vi nas imagens o fogo foi combatido só com ÁGUA, sem espuma, no início certo. Pergunto a quem entende do assunto ” Bombeiros ” se este tipo de incêndio (viaturas + combustível + pneus + etc.) se combate sem espuma, com eficácia desejada nesta situação. Não é possível nem quero acreditar que as 57 viaturas, presentes no combate ao incêndio não tivessem espuma, “ pesada ou leve “ para combater eficazmente este incêndio. Está mais que provado que quantidade não é qualidade. ORGANIZAÇÃO sim, EFICÁCIA sim, RIGOR sim. Fico por aqui, isto para bem dos BOMEIROS.

    Um abraço a todos os bombeiros.
    jq

  2. Aparentemente a causa maior da dimensão do incêndio parece estar nas condições do terreno repleto segundo algumas testemunhas de restolho de pasto que teria sido cortado para o estacionamento mas que ao ficar este acaba por ser um barril de pólvora autêntico em pleno verão e aqui tanto bombeiros como autoridades municipais serão os principais responsáveis pela situação uma vez que o terreno deveria ter sido queimado com fogo controlado pelos bombeiros dias antes para evitar tal catástrofe pois basta apenas uma beata cair no chão para atear tudo e facilmente se propagar por todo o lado e facilmente incendiar os pneus dos carros passando à pintura e todo o resto, estacionamentos provisórios destes há-os por aí por todo o lado agora com festas por todo o país, espero que esta catástrofe sirva de aviso e precaução no futuro.

  3. Isto é FOGO POSTO e a NIVEL INTENACIONAL esta provado que mesmo por simpatia o FOGO não se espalhava assim aos carros todos,e ainda por cima muitos deles se encontravam a distançias bastantes ,a que não dava azo que o fogo os atingi-se. ISTO JA PROVADO até em FILMES e com bons TÈCNICOS de REALIZAÇÕES de FILMES e DUPLOS.AS etc ja provarem e até em CANAIS de TVs TEMATICOS que o FOGO não se PROPAGA assimm de carro para carro mesmo com os DEPOSITOS CHEIOS de qualquer COMBUSTIVEIS e se PROPAGA-SE por SIMPATIA-NUNCA em TEMPO ALGUM–isto FOI INCENCIO FEITO DE PROPOSITO–CONSULTEM CINEASTAS-TECNICOS.AS DE INCENDIOS PROTECÇÃO CIVIL etcetc -ISTO FOI CRIME.e o TEMPO se ENCARREGARA de PROVAR….
    a.g.p.

RESPONDER

Quase 40% dos americanos com dificuldades financeiras. Doar sangue é a sua maior receita

A economia dos Estados Unidos (EUA), considerada uma das maiores do mundo, permitiu avanços sociais e tecnológicos inestimáveis. Contudo, atualmente, cerca de 40% dos norte-americanos afirmam ter dificuldade em pagar por comida, por habitação, por …

"Políticos devem ser colocados contra a parede". Greta pede desculpa

A ativista do clima Greta Thunberg pediu desculpa por ter dito que os políticos devem ser colocados “contra a parede”, após diversas pessoas terem considerado que a jovem estava a defender a violência. A sueca de …

Carnaval belga retirado da lista de Património Imaterial da UNESCO após queixas de antissemitismo

As festas da cidade de Aalst, na Bélgica, foram retirada da lista do Património Imaterial da Humanidade, depois de a UNESCO ter sancionado a presença de carros carnavalescos contendo imagens antissemitas. O presidente da Câmara …

Conselho de Ministros aprova proposta de OE2020 (e foram quase 10 horas de reunião)

O Conselho de Ministros aprovou hoje a proposta de Orçamento do Estado para 2020, dez horas depois de a reunião extraordinária ter começado, anunciou hoje o primeiro-ministro na sua página na rede social Twitter. "O Conselho …

Nova espécie de baleia mostra como este animal evoluiu para conseguir nadar

Cientistas descobriram uma nova espécie de baleia, que existiu há 35 milhões de anos, que pode dar novas pistas sobre como as baleias evoluíram para conseguir nadar. De acordo com a revista Newsweek, os investigadores analisaram …

Casal separado após sobreviver a Auschwitz reencontra-se 72 anos depois em Nova Iorque

Em 1944, David Wisnia e Helen "Zippi" Spitzer eram dois prisioneiros judeus e secretamente namorados que, miraculosamente, conseguiram sobreviver ao campo de concentração nazi Auschwitz, na Polónia. Porém, no final da guerra, foram separados depois de …

Benfica 4-0 Famalicão | Pizzi entrega saco cheio de Natal

O Benfica terminou o seu ano de Liga NOS com mais uma vitória, de novo por 4-0, tal como havia acontecido na anterior partida no Estádio da Luz, ante o Marítimo. Desta vez frente ao …

Morreu o ator Danny Aiello

Morreu esta quinta-feira, em Nova Jérsia, o ator Danny Aiello, que recordamos pelos seus muitos êxitos dos anos 80. Tinha 86 anos. "É com profunda dor que comunicamos que Danny Aiello, amado marido, pai, avô, ator …

Videojogo chinês incita jogadores a atacar os "traidores" em Hong Kong

Há um novo videojogo que está a ganhar popularidade na China. Chama-se "Fight the Traitors Together" e permite que os jogadores ataquem manifestantes de Hong Kong. No jogo, os jogadores podem bater nos manifestantes pró-democracia, sendo …

Mundial de Clubes proíbe demonstrações públicas de afeto

Começou na passada quarta-feira, dia 11 de dezembro, em Doha, capital do Catar, o Mundial de Clubes da FIFA, prova onde estão inseridos clubes como Flamengo e Liverpool. E esta até poderia ser mais uma …