Incêndio no Andanças destruiu 422 carros

Edgar Libório / EPA

-

As causas do incêndio, que esta quarta-feira destruiu 422 viaturas no Andanças, em Portalegre, estão agora a ser investigadas pela GNR.

Tudo aponta para que o fogo que ontem deflagrou num dos parques de estacionamento do festival Andanças, em Castelo de Vide, Portalegre, tenha tido origem numa viatura.

O incêndio, que começou por volta das 15h00, foi combatido por cerca de 171 operacionais, com o apoio de 50 viaturas e de quatro meios aéreos, dois aviões e dois helicópteros.

Não houve registo de feridos mas as chamas destruíram 422 viaturas e afetaram parcialmente outras nove, segundo a agência Lusa.

Na altura do fogo, foram retiradas, por precaução, cerca de quatro mil pessoas que se encontravam no recinto do festival.

Três pessoas foram assistidas no local, duas das quais foram transportadas para o hospital de Portalegre por inalação de fumos.

As causas estão agora a ser investigadas pela GNR e, segundo fonte desta força de segurança, a investigação só passa para a PJ se forem detetados indícios de origem dolosa.

A GNR está agora a proceder à identificação das centenas de viaturas afetadas, admitindo ser um “trabalho moroso”.

“É uma tarefa que vai ser exaustiva, são muitos veículos e os próprios proprietários têm alguma dificuldade em reconhecer os veículos devido ao estado em que ficaram”, afirmou à TSF o comandante da GNR de Portalegre, Carlos Belchior.

“O primeiro veículo [que originou o incêndio] está identificado, as perícias continuam e será um trabalho pelo menos para vários dias”, explica.

Segundo o Jornal de Notícias, a organização do Andanças já afirmou que tem um seguro que cobre os danos resultantes do incêndio, estando em contacto com a seguradora para fazer a avaliação.

O Andanças – Festival Internacional de Danças Populares decorre desde segunda-feira nas margens da albufeira de Póvoa e Meadas, no concelho de Castelo de Vide.

Promovida pela PédeXumbo, Associação para a Promoção da Música e Dança, a 21.ª edição do festival esperava receber, até domingo, 40 mil visitantes, numa área de 28 hectares.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. De acordo com a ANPC, estiveram 198 operacionais no terreno e foram mobilizadas 57 viaturas. No combate aos incêndios estiveram igualmente cinco meios aéreos, entre os quais dois aviões médios e um helicóptero pesado.

    Pelo que vi nas imagens o fogo foi combatido só com ÁGUA, sem espuma, no início certo. Pergunto a quem entende do assunto ” Bombeiros ” se este tipo de incêndio (viaturas + combustível + pneus + etc.) se combate sem espuma, com eficácia desejada nesta situação. Não é possível nem quero acreditar que as 57 viaturas, presentes no combate ao incêndio não tivessem espuma, “ pesada ou leve “ para combater eficazmente este incêndio. Está mais que provado que quantidade não é qualidade. ORGANIZAÇÃO sim, EFICÁCIA sim, RIGOR sim. Fico por aqui, isto para bem dos BOMEIROS.

    Um abraço a todos os bombeiros.
    jq

  2. Aparentemente a causa maior da dimensão do incêndio parece estar nas condições do terreno repleto segundo algumas testemunhas de restolho de pasto que teria sido cortado para o estacionamento mas que ao ficar este acaba por ser um barril de pólvora autêntico em pleno verão e aqui tanto bombeiros como autoridades municipais serão os principais responsáveis pela situação uma vez que o terreno deveria ter sido queimado com fogo controlado pelos bombeiros dias antes para evitar tal catástrofe pois basta apenas uma beata cair no chão para atear tudo e facilmente se propagar por todo o lado e facilmente incendiar os pneus dos carros passando à pintura e todo o resto, estacionamentos provisórios destes há-os por aí por todo o lado agora com festas por todo o país, espero que esta catástrofe sirva de aviso e precaução no futuro.

  3. Isto é FOGO POSTO e a NIVEL INTENACIONAL esta provado que mesmo por simpatia o FOGO não se espalhava assim aos carros todos,e ainda por cima muitos deles se encontravam a distançias bastantes ,a que não dava azo que o fogo os atingi-se. ISTO JA PROVADO até em FILMES e com bons TÈCNICOS de REALIZAÇÕES de FILMES e DUPLOS.AS etc ja provarem e até em CANAIS de TVs TEMATICOS que o FOGO não se PROPAGA assimm de carro para carro mesmo com os DEPOSITOS CHEIOS de qualquer COMBUSTIVEIS e se PROPAGA-SE por SIMPATIA-NUNCA em TEMPO ALGUM–isto FOI INCENCIO FEITO DE PROPOSITO–CONSULTEM CINEASTAS-TECNICOS.AS DE INCENDIOS PROTECÇÃO CIVIL etcetc -ISTO FOI CRIME.e o TEMPO se ENCARREGARA de PROVAR….
    a.g.p.

RESPONDER

Ex-ministro francês François Bayrou acusado de cumplicidade na apropriação de fundos

O ex-ministro francês François Bayrou, dirigente centrista e próximo de Emmanuel Mácron, foi acusado na sexta-feira por "cumplicidade na apropriação indevida de fundos públicos" no caso dos assistentes parlamentares do seu partido. A acusação, "anunciada antecipadamente …

"Profundamente envergonhada", Merkel visitou Auschwitz pela primeira vez

A chanceler alemã, Angela Merkel, visitou esta sexta-feira pela primeira vez o campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau num "sinal de reconciliação com os judeus e o estado de Israel", considera o historiador René …

Capital do Natal de Algés avança com queixa-crime contra promotores

A organização da Capital do Natal, evento que decorre em Algés, Oeiras, vai apresentar uma queixa-crime contra os promotores turísticos que "adulteraram a oferta do parque", o que defraudou "um conjunto alargado de pessoas". Em causa …

Menino de 5 anos convidou todos os colegas do infantário para assistir à sua adoção

Um menino de cinco anos de Michigan, nos Estados Unidos, convidou a sua turma do infantário para testemunhar à sua adoção legal. A criança, identificada como Michael, foi adotada formalmente pela sua nova família na passada …

TDT vai mudar de frequência (outra vez)

A frequência da Televisão Digital Terrestre (TDT) está a ser alterada de forma faseada, o que significa que os portugueses que usem este serviço gratuito de televisão têm de sintonizar novamente os seus recetores e/ou …

Ruas de Águeda entre as "mais bonitas do mundo" para a CNN

As ruas do centro de Águeda, no distrito de Aveiro, decoradas com guarda-chuvas estão entre as 21 mais bonitas de mundo para a emissora norte-americana CNN. A distinção é avançada pelo jornal Público, que dá …

Hospitais vão poder pagar mais a médicos para garantir urgências no Natal

Os hospitais vão poder contratar médicos prestadores de serviço, vulgo tarefeiros, por valores superiores aos de referência durante o Natal e o Ano Novo. De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Médicos, Noel Carrilho, …

Jovem que abandonou bebé no lixo esteve 13 anos institucionalizada em Cabo Verde

A jovem que abandonou o filho recém-nascido no lixo, em Lisboa, esteve institucionalizada durante 13 anos em Cabo Verde. A sua mãe está agora a lutar pela guarda da criança. Numa entrevista ao programa Sexta às …

Último debate. Boris defendeu o Brexit e Corbyn falou da Saúde (pelo menos 15 vezes cada um)

No debate televisivo, transmitido pela BBC, o último antes das eleições da próxima quinta-feira, Boris Johnson defendeu que é o melhor preparado para concretizar o Brexit e terminar com o impasse no processo, prometendo ainda …

No São José, há um doente numa cama 9 meses depois de ter alta. Não tem para onde ir

O Centro Hospitalar Lisboa Central tem diariamente uma média de 70 camas ocupadas com doentes que já deviam ter saído do hospital e há atualmente um caso que espera há nove meses por uma solução. Em …