Lesados do incêndio no Andanças pagam 400 euros cada por taxas de justiça

Edgar Libório / EPA

Um ano depois do incêndio no Andanças, que destruiu 422 carros, apenas 69 lesados vão avançar com uma queixa em tribunal. O advogado dos queixosos admite que uma das principais razões é o valor elevado de taxas de justiça.

Quase 70 lesados do incêndio que, há um ano, destruiu 422 viaturas no estacionamento do festival Andanças, em Castelo de Vide, estão prestes a apresentar uma queixa em tribunal contra a câmara municipal e a empresa organizadora do evento, conta a TSF.

Em declarações à rádio, o advogado Pedro Proença explica que o processo deverá dar entrada ainda este mês e que só está a aguardar alguns comprovativos de pagamento de todas as taxas de justiça. Cada lesado teve de avançar com cerca de 400 euros de taxas, um total de 27 mil euros, além de outras despesas judiciais que ainda deverão surgir.

O advogado considera que este tipo de custos são uma das principais razões que levam tão poucos lesados a avançar para tribunal, embora seja possível recuperar parte do valor caso vençam a ação.

Segundo a TSF, a queixa já finalizada pede indemnizações à volta dos 800 mil euros por danos patrimoniais e 600 mil por danos morais, ou seja, quase 1,5 milhões de euros.

O advogado conta que, quase um ano depois do incêndio, muitos lesados ainda não ultrapassaram o trauma de ver tantos carros a arder, havendo até pessoas que nunca mais conseguiram ter automóvel, afetando o seu dia-a-dia.

Recorde-se que, em fevereiro, o Ministério Público decidiu arquivar o caso por não ter encontrado sinais de que o fogo tenha sido ateado de forma deliberada ou intencional.

No entanto, o representante destes lesados garante que o festival Andanças teve várias falhas de segurança, que estarão na queixa apresentada em tribunal, nomeadamente, a existência de muito material combustível, como palha resultante do corte de erva pela autarquia que não foi recolhida e que potenciou a destruição de tantos automóveis.

O advogado queixa-se ainda da falta de extintores no recinto e de um camião autotanque, assim como o facto de a organização ter recusado a presença dos bombeiros, o que fez com que não existisse uma resposta mais rápida, além dos portões fechados a cadeado que impediram a passagem de uma viatura dos sapadores florestais.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mortes por cancro do pâncreas duplicaram em Portugal nos últimos 25 anos

As mortes por cancro do pâncreas mais do que duplicaram em Portugal nos últimos 25 anos, correspondendo a um aumento médio anual de 3%, revela um estudo esta quinta-feira divulgado pela Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia …

Bebé que foi encontrado no lixo já teve alta hospitalar

O bebé que foi encontrado num ecoponto, perto de Santa Apolónia, em Lisboa, já recebeu alta hospitalar e será agora entregue a uma família de acolhimento. O recém-nascido que foi encontrado num ecoponto, em Lisboa, recebeu …

Procurador-geral de Israel acusa Netanyahu em três casos de corrupção

O primeiro-ministro israelita em funções foi acusado, esta quinta-feira, de fraude, suborno e abuso de confiança em três casos de corrupção. O procurador-geral de Israel, Avichaï Mandelblit, acusou hoje o primeiro-ministro em funções, Benjamin Netanyahu, de …

Burros estão a ser dizimados a nível global (e a culpa é da medicina chinesa)

Cerca de 4,8 milhões de burros são abatidos anualmente por causa de um produto destinado à medicina chinesa: um gelatina com alegados efeitos curativos, feita a partir das peles dos animais. A denúncia é feita pela …

Governo vai apostar no aumento da agricultura biológica

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, disse na quarta-feira que o Governo vai apostar no aumento e valorização da área agrícola em modo biológico e na gestão mais eficiente de recursos. Falando em Aveiro …

Quinto debate dos candidatos democratas marcado por ataques a Trump

O quinto debate entre os candidatos democratas à Casa Branca ficou marcado, esta quarta-feira, pela unânime oposição ao Presidente norte-americano, atualmente alvo de um processo de destituição. "Não podemos ser consumidos por Donald Trump", advertiu o …

Paulo Rangel reeleito vice-presidente do Partido Popular Europeu

O eurodeputado do PSD foi reeleito, esta quinta-feira, vice-presidente do Partido Popular Europeu (PPE) no congresso desta formação política, que decorre desde quarta-feira em Zagreb, na Croácia. De acordo com uma nota à imprensa, Paulo Rangel …

Ex-eletricista de Picasso condenado por ter escondido 271 obras na garagem durante 40 anos

O último eletricista de Pablo Picasso, Pierre Le Guennec, e a sua mulher foram esta terça-feira condenados em última instância a dois anos de prisão, com pena suspensa. Em causa estava, de acordo com a AFP, …

Álvaro Costa apresenta projeto inédito de streaming

  Um canal inédito de streaming totalmente português é uma das ideias que Álvaro Costa pretende ver avançar já no próximo ano. O projeto será apresentado este sábado, às 21h30, no Mar Shopping. Álvaro Costa já chegou …

Um terço das empresas ainda não revelou o seu dono

As cerca de 600 mil empresas e outras entidades sujeitas a registo comercial que operam em Portugal eram obrigadas pelo Instituto dos Registos e do Notariado a fazer o Registo Central do Beneficiário Efectivo (RCBE) …