Lesados do incêndio no Andanças pagam 400 euros cada por taxas de justiça

Edgar Libório / EPA

Um ano depois do incêndio no Andanças, que destruiu 422 carros, apenas 69 lesados vão avançar com uma queixa em tribunal. O advogado dos queixosos admite que uma das principais razões é o valor elevado de taxas de justiça.

Quase 70 lesados do incêndio que, há um ano, destruiu 422 viaturas no estacionamento do festival Andanças, em Castelo de Vide, estão prestes a apresentar uma queixa em tribunal contra a câmara municipal e a empresa organizadora do evento, conta a TSF.

Em declarações à rádio, o advogado Pedro Proença explica que o processo deverá dar entrada ainda este mês e que só está a aguardar alguns comprovativos de pagamento de todas as taxas de justiça. Cada lesado teve de avançar com cerca de 400 euros de taxas, um total de 27 mil euros, além de outras despesas judiciais que ainda deverão surgir.

O advogado considera que este tipo de custos são uma das principais razões que levam tão poucos lesados a avançar para tribunal, embora seja possível recuperar parte do valor caso vençam a ação.

Segundo a TSF, a queixa já finalizada pede indemnizações à volta dos 800 mil euros por danos patrimoniais e 600 mil por danos morais, ou seja, quase 1,5 milhões de euros.

O advogado conta que, quase um ano depois do incêndio, muitos lesados ainda não ultrapassaram o trauma de ver tantos carros a arder, havendo até pessoas que nunca mais conseguiram ter automóvel, afetando o seu dia-a-dia.

Recorde-se que, em fevereiro, o Ministério Público decidiu arquivar o caso por não ter encontrado sinais de que o fogo tenha sido ateado de forma deliberada ou intencional.

No entanto, o representante destes lesados garante que o festival Andanças teve várias falhas de segurança, que estarão na queixa apresentada em tribunal, nomeadamente, a existência de muito material combustível, como palha resultante do corte de erva pela autarquia que não foi recolhida e que potenciou a destruição de tantos automóveis.

O advogado queixa-se ainda da falta de extintores no recinto e de um camião autotanque, assim como o facto de a organização ter recusado a presença dos bombeiros, o que fez com que não existisse uma resposta mais rápida, além dos portões fechados a cadeado que impediram a passagem de uma viatura dos sapadores florestais.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mistério continua por resolver: um mês após o início do surto de legionella, ainda não há respostas

Há cerca de um mês que o mistério da origem da legionela continua por resolver. A doença continua a fazer mortos na região norte, mas de acordo com o Jornal de Notícias, não tem sido …

Relações "complicadas". Rússia admite abandonar projetos de cooperação com a UE

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergey Lavrov, que se encontrará mais tarde com o Presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, comentou que as relações atuais entre Moscovo e Bruxelas são "complicadas". O Governo russo está a ponderar …

Benfica tem novo central. Luís Filipe Vieira fecha contratação de Lucas Veríssimo

O Benfica deverá pagar 1,3 milhões de euros em mão e outros 5,2 milhões em quatro prestações. Lucas Veríssimo chega do Santos para a posição de defesa central. À semelhança daquilo que fez com Jorge Jesus, …

Apoio à retoma pode prolongar-se pelo menos até setembro de 2021

O mecanismo de apoio à retoma progressiva nas empresas em crise poderá prolongar-se até, pelo menos, setembro do próximo ano, avisou o ministro de Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira. O mecanismo sucedâneo do layoff …

Vinícius bisou e assistiu para o Tottenham. Para Mourinho, só há uma coisa a melhorar

O Tottenham de José Mourinho venceu esta quinta-feira o Ludogorets no jogo da 4.ª jornada da fase de grupos da Liga Europa. O ex-Benfica Carlos Vinícius, que não tem sido opção para o campeonato inglês, …

Portugal já terá atingido o pico. Foi na terceira semana de novembro, segundo os peritos do Governo

Portugal já terá atingido o pico de novos casos da segunda vaga de covid-19, de acordo com os cálculos dos peritos consultados pelo Governo. Em declarações ao jornal Observador, engenheiro Carlos Antunes, da Faculdade de …

Benfica colheu um ponto na Escócia. O Rangers "não é uma equipazinha", diz Jesus

O Benfica empatou a dois golos em casa do Rangers, na quarta jornada do Grupo D da Liga Europa, e ficou a uma vitória de seguir para os 16 avos de final. Arfield (7 minutos) e …

Reformas antecipadas sofrem corte de 15,5% em 2021

O valor das pensões antecipadas pedidas no próximo ano terá um corte superior ao que está a ser aplicado em 2020: 15,5%. Os trabalhadores que se reformem antecipadamente em 2021 terão uma penalização de 15,5% na …

Templo de Esna foi restaurado ao fim de 2000 anos (e surpreendeu com misteriosos segredos egípcios)

Descoberto há cerca de 200 anos, o antigo templo egípcio de Esna guardava segredos há mais de 2000 anos. Agora esses segredos foram revelados graças a um projeto de restauração iniciado em 2018, onde foram …

Trabalhadores essenciais vão ter folgas e mais 50% de salário se trabalharem nas vésperas de feriado

Os trabalhadores essenciais da Função Pública que tiverem de trabalhar nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro vão ter direito a uma ou duas folgas e vão receber um aumento de 50% do …