Lesados do incêndio no Andanças pagam 400 euros cada por taxas de justiça

Edgar Libório / EPA

Um ano depois do incêndio no Andanças, que destruiu 422 carros, apenas 69 lesados vão avançar com uma queixa em tribunal. O advogado dos queixosos admite que uma das principais razões é o valor elevado de taxas de justiça.

Quase 70 lesados do incêndio que, há um ano, destruiu 422 viaturas no estacionamento do festival Andanças, em Castelo de Vide, estão prestes a apresentar uma queixa em tribunal contra a câmara municipal e a empresa organizadora do evento, conta a TSF.

Em declarações à rádio, o advogado Pedro Proença explica que o processo deverá dar entrada ainda este mês e que só está a aguardar alguns comprovativos de pagamento de todas as taxas de justiça. Cada lesado teve de avançar com cerca de 400 euros de taxas, um total de 27 mil euros, além de outras despesas judiciais que ainda deverão surgir.

O advogado considera que este tipo de custos são uma das principais razões que levam tão poucos lesados a avançar para tribunal, embora seja possível recuperar parte do valor caso vençam a ação.

Segundo a TSF, a queixa já finalizada pede indemnizações à volta dos 800 mil euros por danos patrimoniais e 600 mil por danos morais, ou seja, quase 1,5 milhões de euros.

O advogado conta que, quase um ano depois do incêndio, muitos lesados ainda não ultrapassaram o trauma de ver tantos carros a arder, havendo até pessoas que nunca mais conseguiram ter automóvel, afetando o seu dia-a-dia.

Recorde-se que, em fevereiro, o Ministério Público decidiu arquivar o caso por não ter encontrado sinais de que o fogo tenha sido ateado de forma deliberada ou intencional.

No entanto, o representante destes lesados garante que o festival Andanças teve várias falhas de segurança, que estarão na queixa apresentada em tribunal, nomeadamente, a existência de muito material combustível, como palha resultante do corte de erva pela autarquia que não foi recolhida e que potenciou a destruição de tantos automóveis.

O advogado queixa-se ainda da falta de extintores no recinto e de um camião autotanque, assim como o facto de a organização ter recusado a presença dos bombeiros, o que fez com que não existisse uma resposta mais rápida, além dos portões fechados a cadeado que impediram a passagem de uma viatura dos sapadores florestais.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Dois satélites "reformados" podem estar prestes a colidir na órbita da Terra

Dois satélites desativados passarão muito próximos um do outro em 29 de janeiro e, de acordo com a empresa de rastreamento de satélites LeoLabs Inc, há uma probabilidade de 1 em 100 de colidirem. Embora a …

FC Porto 2-1 Gil Vicente | “Dragão” afasta crise com reviravolta

O FC Porto voltou a sorrir. Após dois desaires – ambos diante do Braga – nos últimos três jogos, os “azuis-e-brancos” regressaram aos triunfos e derrotaram o Gil Vicente por 2-1 esta terça-feira, num embate …

Aeroporto de Southampton tem uma equipa canina para acalmar os passageiros

O Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, tem uma equipa canina para acalmar os nervos dos passageiros que não gostam muito de andar de avião. Se alguma vez aterrar em Southampton, no Reino Unido, não se admire …

"Padres-robôs" dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. "Padres-robôs" são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais. Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com …

Livro sugeria que o 11 de setembro tinha sido "orquestrado pela CIA". Editora obrigada a corrigir

A editora francesa Ellipses Publications teve que corrigir um livro de História no qual era sugerido que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA), foram "orquestrados pela CIA". Segundo noticiou …

Paulo Coelho vai destruir rascunho de livro infantil escrito com Kobe Bryant

O escritor brasileiro Paulo Coelho anunciou hoje que pretende apagar o rascunho de um livro infantil que se encontrava a escrever em conjunto com o antigo basquetebolista norte-americano Kobe Bryant, que morreu no domingo num …

Encontrado famoso navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos

Os destroços de um navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos foram descobertos na costa da Florida, nos Estados Unidos. O SS Cotopaxi - um navio mercante norte-americano - deixou Charleston, na …

Ana Gomes diz que diretiva europeia sobre branqueamento de capitais é aplicável a Rui Pinto

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes disse hoje em Lisboa que pode aplicar-se ao ‘hacker’ Rui Pinto a diretiva europeia sobre branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, sem esperar pela transposição de legislação sobre o …

"Há grandes chances de Jesus sair em maio para o FC Porto", diz Carlos Alberto

Carlos Alberto, atual comentador desportivo e antigo jogador do FC Porto, acredita que os 'dragões' vão avançar para a contratação de Jorge Jesus, em maio. Recentemente, a ideia de Jorge Jesus no FC Porto tem ganho …

Raras lesmas cor-de-rosa fluorescente sobreviveram aos incêndios na Austrália

Uma rara espécie de lesma cor-de-rosa fluorescente (Triboniophorus aff. graeffei) conseguiu sobreviver aos incêndios que assolaram a Austrália no início de janeiro e que deixaram milhões de animais mortos e outros tantos sem abrigo. Tratam-se …