//

Feno no chão e cigarro mal apagado podem ter sido a causa do incêndio no Andanças

2

António José / Lusa

Dia seguinte ao incêndio no "Andanças"

Dia seguinte ao incêndio no “Andanças”

O incêndio que destruiu 422 carros no parque de estacionamento do Andanças pode ter sido provocado pela combinação entre a vegetação e um cigarro mal apagado.

A cama de feno que se encontrava no terreno usado como parque de estacionamento do festival Andanças, em Castelo de Vide, Portalegre, associado a um comportamento negligente, podem explicar o incêndio do passado dia 3.

Quem o diz é o jornal Público, que cita a investigação que está a ser levada pela Polícia Judiciária, que desde logo suspeitou da “propagação anormal” do incêndio que destruiu 422 viaturas.

Inicialmente, pensava-se que o incêndio tinha tido origem num dos automóveis mas tudo aponta para que o problema tenha sido a vegetação que estava no local e que não foi previamente retirada.

O terreno foi limpo por sapadores da Câmara de Castelo de Vide, pouco antes do festival começar, mas o autarca António Nobre Pita nega qualquer responsabilidade.

“De facto o trabalho foi realizado pelos sapadores municipais, orientados pelo comandante operacional municipal, mas seguindo as instruções da própria organização”, sublinha ao Público.

Por sua vez, Graça Gonçalves, da organização do Andanças, garante que ninguém do festival deu instruções durante a limpeza nem pediu para que a vegetação fosse deixada no local.

“Apenas pedimos à câmara para cortar a erva. Mas não demos instruções específicas ao coordenador dos trabalhos”, explica.

Segundo o diário, os investigadores da PJ já realizaram o relatório preliminar da ocorrência, tendo concluído que o fogo não começou em nenhum dos veículos que se encontrava estacionado.

Na origem do incêndio deverá estar sim um comportamento negligente, sendo a hipótese mais provável um cigarro mal apagado.

Isto porque não existe nenhum vestígio de fogueiras, trovoadas, problemas com cabos de alta tensão ou vidros expostos à luz solar.

ZAP

2 Comments

  1. Se o terreno foi limpo por sapadores e deixaram o feno cortado ou simplesmente o restolho no chão acho que houve muita incompetência por parte dos mesmos pois tudo aquilo deveria ter sido queimado pelos bombeiros com fogo controlado para evitar o que veio a acontecer o fogo começar em qualquer local e facilmente se propagar por debaixo das viaturas logo com os pneus como isco passando rapidamente à pintura e avançar em pouco tempo por todo o recinto.

  2. Para mim, estes festivais, em 99% das vezes têm em comum a “confraternização” da maltinha jovem. Acampam, encharcam a vela ( bebem uns copos valentes ), fumam umas coisas estranhas (enchendo o ku a uns parasitas que se juntam à ramboia para fazer negócio e desgraçar a vida dos outros ), dão umas quecas e tal…enfim é só alegria. No meio da alegria (moka ) vem o descuido e… Tá tudo a arder.
    Com franqueza acho que, independentemente de ter havido um eventual pouco rigor na limpeza dos fenos e/ou manutenção da area do festival, a possibilidade de ter havido desleixo dos jovenzinhos, baseado no que escrevi, para mim, é muito provavel.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.