Feno no chão e cigarro mal apagado podem ter sido a causa do incêndio no Andanças

António José / Lusa

Dia seguinte ao incêndio no "Andanças"

Dia seguinte ao incêndio no “Andanças”

O incêndio que destruiu 422 carros no parque de estacionamento do Andanças pode ter sido provocado pela combinação entre a vegetação e um cigarro mal apagado.

A cama de feno que se encontrava no terreno usado como parque de estacionamento do festival Andanças, em Castelo de Vide, Portalegre, associado a um comportamento negligente, podem explicar o incêndio do passado dia 3.

Quem o diz é o jornal Público, que cita a investigação que está a ser levada pela Polícia Judiciária, que desde logo suspeitou da “propagação anormal” do incêndio que destruiu 422 viaturas.

Inicialmente, pensava-se que o incêndio tinha tido origem num dos automóveis mas tudo aponta para que o problema tenha sido a vegetação que estava no local e que não foi previamente retirada.

O terreno foi limpo por sapadores da Câmara de Castelo de Vide, pouco antes do festival começar, mas o autarca António Nobre Pita nega qualquer responsabilidade.

“De facto o trabalho foi realizado pelos sapadores municipais, orientados pelo comandante operacional municipal, mas seguindo as instruções da própria organização”, sublinha ao Público.

Por sua vez, Graça Gonçalves, da organização do Andanças, garante que ninguém do festival deu instruções durante a limpeza nem pediu para que a vegetação fosse deixada no local.

“Apenas pedimos à câmara para cortar a erva. Mas não demos instruções específicas ao coordenador dos trabalhos”, explica.

Segundo o diário, os investigadores da PJ já realizaram o relatório preliminar da ocorrência, tendo concluído que o fogo não começou em nenhum dos veículos que se encontrava estacionado.

Na origem do incêndio deverá estar sim um comportamento negligente, sendo a hipótese mais provável um cigarro mal apagado.

Isto porque não existe nenhum vestígio de fogueiras, trovoadas, problemas com cabos de alta tensão ou vidros expostos à luz solar.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Se o terreno foi limpo por sapadores e deixaram o feno cortado ou simplesmente o restolho no chão acho que houve muita incompetência por parte dos mesmos pois tudo aquilo deveria ter sido queimado pelos bombeiros com fogo controlado para evitar o que veio a acontecer o fogo começar em qualquer local e facilmente se propagar por debaixo das viaturas logo com os pneus como isco passando rapidamente à pintura e avançar em pouco tempo por todo o recinto.

  2. Para mim, estes festivais, em 99% das vezes têm em comum a “confraternização” da maltinha jovem. Acampam, encharcam a vela ( bebem uns copos valentes ), fumam umas coisas estranhas (enchendo o ku a uns parasitas que se juntam à ramboia para fazer negócio e desgraçar a vida dos outros ), dão umas quecas e tal…enfim é só alegria. No meio da alegria (moka ) vem o descuido e… Tá tudo a arder.
    Com franqueza acho que, independentemente de ter havido um eventual pouco rigor na limpeza dos fenos e/ou manutenção da area do festival, a possibilidade de ter havido desleixo dos jovenzinhos, baseado no que escrevi, para mim, é muito provavel.

RESPONDER

PSD não vai fazer coligação com o Chega para as autárquicas (mas não exclui aliança pós-eleitoral)

O PSD não vai fazer coligação com o Chega, partido liderado por André Ventura, antes das autárquicas. Porém, não exclui diálogo e uma possível aliança depois disso. O semanário Expresso escreve este sábado que a direção …

Marcelo promulga diploma sobre sistema nacional de gás (mas alerta para os custos)

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma que estabelece o funcionamento do sistema nacional de gás, mas chamou à atenção para as observações do regulador, nomeadamente quanto aos custos …

UE avança com sanções contra Bielorrússia. Candidata da oposição apela a "massivas manifestações"

Os chefes de diplomacia da União Europeia (UE) acordaram esta sexta-feira impor sanções ao regime de Minsk na sequência das eleições presidenciais de domingo passado, visando os responsáveis pela alegada fraude nos resultados e pela …

Estratégia para abrandar envelhecimento pode estar escondida nos golfinhos

Uma equipa de investigadores está a estudar o envelhecimento em golfinhos da marinha norte-americana para tentar aprender estratégias para aplicar em humanos. Como os golfinhos envelhecem de maneira semelhante aos humanos, uma equipa de investigadores está …

Anãs negras, explosões na escuridão e um grito final. Astrónomo explica como o Universo vai acabar

Há muito tempo que os astrónomos estudam como será o fim do cosmos. Um novo estudo concluiu que o Universo dará um último grito antes de tudo escurecer para sempre. As leis conhecidas da física sugerem …

A NASA tem estado a disparar lasers para a Lua. Finalmente, recebeu uma resposta de volta

A NASA esteve nos últimos anos a disparar raios laser em direção ao Lunar Reconnaissance Orbiter, nave que está desde 2009 em órbita da Lua. Agora, pela primeira vez, o satélite respondeu. O Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) …

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …