Feno no chão e cigarro mal apagado podem ter sido a causa do incêndio no Andanças

António José / Lusa

Dia seguinte ao incêndio no "Andanças"

Dia seguinte ao incêndio no “Andanças”

O incêndio que destruiu 422 carros no parque de estacionamento do Andanças pode ter sido provocado pela combinação entre a vegetação e um cigarro mal apagado.

A cama de feno que se encontrava no terreno usado como parque de estacionamento do festival Andanças, em Castelo de Vide, Portalegre, associado a um comportamento negligente, podem explicar o incêndio do passado dia 3.

Quem o diz é o jornal Público, que cita a investigação que está a ser levada pela Polícia Judiciária, que desde logo suspeitou da “propagação anormal” do incêndio que destruiu 422 viaturas.

Inicialmente, pensava-se que o incêndio tinha tido origem num dos automóveis mas tudo aponta para que o problema tenha sido a vegetação que estava no local e que não foi previamente retirada.

O terreno foi limpo por sapadores da Câmara de Castelo de Vide, pouco antes do festival começar, mas o autarca António Nobre Pita nega qualquer responsabilidade.

“De facto o trabalho foi realizado pelos sapadores municipais, orientados pelo comandante operacional municipal, mas seguindo as instruções da própria organização”, sublinha ao Público.

Por sua vez, Graça Gonçalves, da organização do Andanças, garante que ninguém do festival deu instruções durante a limpeza nem pediu para que a vegetação fosse deixada no local.

“Apenas pedimos à câmara para cortar a erva. Mas não demos instruções específicas ao coordenador dos trabalhos”, explica.

Segundo o diário, os investigadores da PJ já realizaram o relatório preliminar da ocorrência, tendo concluído que o fogo não começou em nenhum dos veículos que se encontrava estacionado.

Na origem do incêndio deverá estar sim um comportamento negligente, sendo a hipótese mais provável um cigarro mal apagado.

Isto porque não existe nenhum vestígio de fogueiras, trovoadas, problemas com cabos de alta tensão ou vidros expostos à luz solar.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Se o terreno foi limpo por sapadores e deixaram o feno cortado ou simplesmente o restolho no chão acho que houve muita incompetência por parte dos mesmos pois tudo aquilo deveria ter sido queimado pelos bombeiros com fogo controlado para evitar o que veio a acontecer o fogo começar em qualquer local e facilmente se propagar por debaixo das viaturas logo com os pneus como isco passando rapidamente à pintura e avançar em pouco tempo por todo o recinto.

  2. Para mim, estes festivais, em 99% das vezes têm em comum a “confraternização” da maltinha jovem. Acampam, encharcam a vela ( bebem uns copos valentes ), fumam umas coisas estranhas (enchendo o ku a uns parasitas que se juntam à ramboia para fazer negócio e desgraçar a vida dos outros ), dão umas quecas e tal…enfim é só alegria. No meio da alegria (moka ) vem o descuido e… Tá tudo a arder.
    Com franqueza acho que, independentemente de ter havido um eventual pouco rigor na limpeza dos fenos e/ou manutenção da area do festival, a possibilidade de ter havido desleixo dos jovenzinhos, baseado no que escrevi, para mim, é muito provavel.

RESPONDER

Lay-off simplificado estende-se a empresas de carnes e cervejas

O 'lay-off' simplificado vai voltar a estar disponível para empresas que estão a registar quebras de faturação significativas devido à pandemia, mesmo que não estejam encerradas. Segundo referiu ao ECO a Confederação do Comércio e Serviços …

Caçadores da Torre Bela não tinham de comunicar transporte de animais abatidos para Espanha

Os caçadores espanhóis não tinham de comunicar à Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) o transporte das carcaças para Espanha, nem era obrigatória a presença de um veterinário na Herdade. Segundo a TSF, o esclarecimento …

Morreu Bunny Wailer, derradeiro ícone do reggae

O cantor e percussionista jamaicano Bunny Wailer, uma lenda do reggae, morreu esta terça-feira, aos 73 anos, no Andrew’s Memorial Hospital de Kingston, o que marca o fim de uma época para este movimento musical. A …

Exilados sauditas sentem-se em perigo após dissidente desaparecer no Canadá

Exilados sauditas no Canadá temem que o dissidente que está de volta ao país de origem tenha sido forçado a revelar informações sobre a comunidade exilada. De acordo com o jornal Público, os exilados sauditas no …

Internamentos voltam a diminuir. Há mais 979 casos e 41 mortes

Portugal registou esta quarta-feira 979 novos casos de infeção por covid-19 e mais 41 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

Festas ilegais aumentaram nos últimos 15 dias. PSP já deixa avisos para a Páscoa

Numa altura em que a população já está confinada há mais de um mês, a tendência é cada vez mais para sair de casa e procurar algum contacto social. Por isso mesmo, a PSP já …

Pediatras pedem reabertura urgente das escolas. Professores querem ser consultados na elaboração do plano

A Sociedade Portuguesa de Pediatria defende a reabertura urgente das escolas especialmente o ensino pré-escolar e nos 1º e 2º ciclos do ensino básico, chamando a atenção para as consequências do fecho no desenvolvimento das …

Ventura propõe tirar subvenções a políticos condenados a mais de três anos de prisão

O deputado único do Chega entregou esta terça-feira no parlamento um projeto de lei para retirar, incluindo retroativamente, as subvenções vitalícias a ex-titulares de cargos políticos condenados por crimes "com pena de prisão superior a …

PGR analisa carta que culpa o Governo por "borla fiscal" à EDP na venda de barragens

O Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) está a analisar uma carta do Movimento Terra de Miranda que questiona a autorização dada pelo Governo à venda de seis barragens transmontanas por parte da …

Biden prevê vacinas para todos os adultos antes do fim de maio

Joe Biden assegura que até maio o país terá vacinas suficientes contra o covid para todos os adultos do país, dois meses antes do previsto. O presidente do EUA anunciou que até ao final de maio …