Incêndio na embaixada portuguesa na Suécia faz 14 feridos. Suspeito foi detido

Fredrik Sandberg / EPA

O incêndio que deflagrou, esta quarta-feira, no edifício da embaixada de Portugal em Estocolmo, na Suécia, fez pelo menos 14 feridos. O suspeito deste “gesto criminoso” já foi detido pelas autoridades.

O ministro dos Negócios Estrangeiros português declarou hoje que o incêndio na embaixada em Estocolmo foi um “gesto criminoso” de fogo posto por um “homem desconhecido”, mas que as autoridades portuguesas afastam, para já, a hipótese de ato terrorista.

“Tudo leva a crer que terá sido um ato isolado, de uma pessoa que estava perturbada. Exigiu falar com o responsável da secção consular, um pedido que foi satisfeito, mas que antes mesmo da conversa que tinha exigido teve este gesto criminoso, de provocar um incêndio, fugindo ao mesmo tempo”, disse Augusto Santos Silva numa conferência de imprensa ao lado do secretário-geral da Liga Árabe, em Lisboa.

Segundo o Observador, o incêndio teve origem num artefacto atirado para o local onde funciona, no interior da embaixada, a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.

Questionado sobre a forma como o Governo português está a encarar o caso de fogo posto, o ministro disse que se tratou de “um incidente”. “Neste momento, todas as informações que temos apontam para a pista de uma pessoa que se encontrava perturbada, portanto um ato tresloucado, de uma pessoa cujo móbil ainda não conhecemos”, disse.

“Com a informação que temos, não há nenhuma indicação que seja incidente de natureza terrorista, parece ser um caso isolado de uma pessoa que está perturbada e não sabemos por que é que decidiu canalizar a sua perturbação para a secção consular da embaixada portuguesa em Estocolmo”, referiu.

O ministro, citado pelo Diário de Notícias, afirmou ainda que o homem, que também falou em inglês durante o tempo em que esteve na embaixada, disse “frases muito inconsequentes, sobre alegados problemas de tráfico de seres humanos em Portugal”.

O incêndio que deflagrou hoje no edifício da embaixada de Portugal em Estocolmo fez pelo menos 14 feridos, noticiou a Radio Sweden. “Agora há 14 feridos e 60-70 bombeiros no local combatem o fogo”, escreveu a rádio no Twitter cerca das 14h00 locais.

No mesmo edifício em que deflagrou o incêndio situam-se também as embaixadas da Tunísia e da Argentina.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas criam tinta ultra-branca que ajuda a arrefecer as superfícies

Cientistas criaram uma nova tinta ultra-branca que pode refletir 95,5% da luz solar que chega à sua superfície. De acordo com o site IFLScience, esta propriedade permite que algo revestido com esta tinta ultra-branca, como, por …

Morreu Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos

O empresário Sindika Dokolo faleceu, nesta quinta-feira, no Dubai, aos 48 anos de idade, durante a prática de mergulho. A morte do empresário de origem congolesa já foi confirmada à Lusa por uma fonte ligada à …

Lagostins autoclonados invadiram (e conquistaram) um cemitério na Bélgica

Um cemitério na Bélgica foi completamente invadido por lagostins marmoreado. De acordo com o Instituto Flamengo para Pesquisa da Natureza e da Floresta (INBO), a espécie representa uma grande ameaça para a biodiversidade local. Segundo o …

Benfica 3-0 Standard Liège | “Águia” voa de forma imperial

A noite foi de festa no Estádio da Luz para os cerca de 4875 espectadores – 7,5% por cento da lotação – que se deslocaram ao reduto dos “encarnados” esta quinta-feira. O Benfica venceu por 3-0 …

Urnas abertas no Minecraft. Servem para ensinar os jovens a votar nas eleições

A organização não partidária e sem fins lucrativos Rock the Vote e a empresa criativa Sid Lee uniram-se para criar um servidor de "casa de votação" no popular jogo Minecraft antes das eleições presidenciais de …

Zorya Luhansk 0-2 Braga | “Nota artística” em triunfo minhoto

Dois jogos, duas vitórias para o Sporting de Braga no Grupo G da Liga Europa. Uma entrada de rompante em jogo, com dois golos espectaculares nos primeiros 11 minutos, permitiram aos “arsenalistas” controlar e lidar …

Amostra de ADN desvenda homicídio cometido há quatro décadas

Uma amostra de ADN, colhida de um norte-americano da Carolina do Sul após este ser detido por apontar uma arma, permitiu às autoridades desvendar um caso antigo, identificando-o como principal suspeito do homicídio de uma …

Investigadores portugueses criam simuladores para treinar médicos à distância

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveram, durante o confinamento, um método para os estudantes treinarem para cenários de emergência sem saírem de casa. Em declarações à Lusa, Carla Sá Couto, do …

Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte (mas há uma esperança para salvar a espécie)

Com a morte do último macho em 2018, o rinoceronte branco do norte chegou ao ponto em que não pode ser salvo naturalmente. Com apenas duas fêmeas restantes, a subespécie é agora tida como oficialmente …

Há uma região na América do Norte sem qualquer caso de covid-19. Tem a dimensão do México

Nunavut, uma região localizada no norte do Canadá, continua sem registar nenhum caso de covid-19. A receita para o sucesso tem vários ingredientes, mas as caraterísticas especiais da região e as medidas rígidas tomadas logo …