“Imposto Mortágua” beneficia proprietários com casas em offshores

Nicolas Fleury / Flickr

Os proprietários que têm casas de luxo registadas em paraísos fiscais vão sair beneficiados com o chamado “Imposto Mortágua” e vão pagar menos impostos em 2017.

Segundo o Correio da Manhã, as alterações que o novo imposto sobre imóveis – conhecido por “Imposto Mortágua” pela forma como a deputada bloquista Mariana Mortágua o defendeu publicamente – vai implantar vão beneficiar os grandes proprietários com residências registadas em offshores.

O diário nota que actualmente, os donos de casas com valor superior a um milhão de euros pagam, além do IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) de 7,5%, um Imposto do Selo no valor de 7,5%, se estiverem registadas em paraísos fiscais, ou de 1%, quando estão registadas em Portugal.

O novo imposto acaba com o Imposto de Selo e cria uma taxa de 0,3% para o património imobiliário acima dos 600 mil euros, conforme nota o CM.

Assim, se actualmente uma casa avaliada em 1,5 milhões de euros e registada numa offshore, paga 225 mil euros de Imposto de Selo, com o “Imposto Mortágua” pagará “menos 108 mil euros”, conforme as contas do jornal.

“Na prática, os partidos da Esquerda dão milhões às offshores“, escreve-se no CM que recorda que há muitos proprietários de moradias de luxo, nomeadamente em Cascais e no Algarve, que optam por registá-las em paraísos fiscais.

PCP vai pagar o dobro com o novo imposto

Entretanto, o Diário de Notícias avança que o novo imposto sobre imóveis vai afectar particularmente o PCP pelo facto de o partido deter diversos imóveis que não estão afectos à actividade partidária.

Os partidos têm isenção de IMI, mas só para os edifícios que comprovadamente servem a sua actividade política, conforme destaca o DN.

No caso do PCP, “o património não afecto à actividade partidária – e, portanto, não isento de IMI – ronda os sete milhões de euros“, sustenta este diário.

Assim, os comunistas poderão vir a pagar o dobro dos 29 mil euros anuais de IMI que pagam actualmente.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. mAIS UMA VIGARICE. CERTAMENTE A MORTAGUA OU QUEM LHE ESTÁ DIRETAMENTE LIGADO TEM CASAS DE LUXO EM OFFSHORES. QUEM PAGA SEMPRE? OS DE SEMPRE = A CLASSE MEDIA, PORQUE OS OUTRO ESTÃO NAS 7 QUINTAS. VAI EMBORA É VIGARISTA…

  2. O quê ????
    Mas a ideia não era obrigar a pagar quem não paga e quem acumula imobiliário?
    Qual a ideia das “meninas” em avançarem com esta ideia de m**** ?????

    Proteger os seus investimentos em Off-shores ?????

    Já tinha ideia de fugir desta pantanal, mas agora vou-me mesmo embora.
    As “meninas” que fiquem a chafurdar na lama que criam !!!!

RESPONDER

Médicos sem Fronteiras deixam hospital da Venezuela devido a restrições

A Médicos sem Fronteiras (MSF) vai se retirar de uma colaboração com um hospital venezuelano que visa tratar pacientes com covid-19 devido a restrições na entrada de especialistas no país, informou a organização na terça-feira. A …

O novo amplificador de guitarra tem maior capacidade de encaixe (e é mais poderoso)

Em 2016, o engenheiro eletrónico Chris Prendergast lançou um projeto Kickstarter para o amplificador de guitarra portátil JamStack. Este encaixava-se num pino de correia e emitia sons gerados por um smartphone. Agora foi lançada a …

Etiópia. Comissão de direitos humanos denuncia massacre de 600 civis na região de Tigré

A organização independente que investiga acusações de violência contra civis na Etiópia corroborou o relatório da Amnistia Internacional que denunciou a chacina de pelo menos 600 pessoas na região de Tigré, no Norte do país. Segundo …

A Torre de Londres foi palco de várias experiências estranhas com animais

Antigamente, os humanos tinham algumas teorias muito estranhas sobre vários animais e, infelizmente, nem um pouco do bom senso que os impediria de as testar. Segundo o site IFLScience, Plínio, o Velho, era um desses exemplos. …

Grupo hacker português reivindica ataque a 61 sites do Brasil este ano

O grupo do hacker português que assumiu publicamente o recente ataque cibernético ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil admitiu ter invadido 61 sites brasileiros este ano, segundo o jornal O Estado de São Paulo. O …

PCP e PEV vão abster-se na votação final do Orçamento do Estado

O PCP e o PEV anunciaram, esta quarta-feira, que vão abster-se na votação final global do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), que está agendada para esta quinta-feira na Assembleia da República. O Partido Comunista vai …

Economia e tecnologia. Quem irá vencer a guerra comercial? EUA não facilitam, mas China já prepara plano para 2025

A atual guerra comercial entre a China e os Estados Unidos começou depois do atual presidente norte-americano, Donald Trump, anunciar a 22 de março de 2018 uma lista de tarifas superiores a 60 mil milhões …

Estudantes estrangeiros podem renovar autorização de residência online

Os estudantes estrangeiros que frequentam o ensino superior em Portugal podem renovar automaticamente 'online', desde esta semana, os títulos de autorização de residência, anunciou o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). A nova funcionalidade está disponível …

Nas pinturas de Van Gogh predomina a cor amarela (e isso tem uma explicação científica)

As obras do pintor Van Gogh encaixam-se na corrente artística do pós-impressionismo. Estas caraterizam-se por terem cores fortes com capacidade de atrair um público bastante diversificado. Mas por que razão predominavam quase sempre as mesmas …

ONU sem dinheiro para alimentar deslocados de Cabo Delgado. Portugal presta ajuda militar a "país irmão"

O Programa Alimentar Mundial diz que as verbas vão acabar para a semana depois de um ano inteiro de sub-financiamento. O conflito no Norte de Moçambique já fez pelo menos 500 mil deslocados. O Programa Alimentar …