“Imposto Mortágua” beneficia proprietários com casas em offshores

Nicolas Fleury / Flickr

Os proprietários que têm casas de luxo registadas em paraísos fiscais vão sair beneficiados com o chamado “Imposto Mortágua” e vão pagar menos impostos em 2017.

Segundo o Correio da Manhã, as alterações que o novo imposto sobre imóveis – conhecido por “Imposto Mortágua” pela forma como a deputada bloquista Mariana Mortágua o defendeu publicamente – vai implantar vão beneficiar os grandes proprietários com residências registadas em offshores.

O diário nota que actualmente, os donos de casas com valor superior a um milhão de euros pagam, além do IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) de 7,5%, um Imposto do Selo no valor de 7,5%, se estiverem registadas em paraísos fiscais, ou de 1%, quando estão registadas em Portugal.

O novo imposto acaba com o Imposto de Selo e cria uma taxa de 0,3% para o património imobiliário acima dos 600 mil euros, conforme nota o CM.

Assim, se actualmente uma casa avaliada em 1,5 milhões de euros e registada numa offshore, paga 225 mil euros de Imposto de Selo, com o “Imposto Mortágua” pagará “menos 108 mil euros”, conforme as contas do jornal.

“Na prática, os partidos da Esquerda dão milhões às offshores“, escreve-se no CM que recorda que há muitos proprietários de moradias de luxo, nomeadamente em Cascais e no Algarve, que optam por registá-las em paraísos fiscais.

PCP vai pagar o dobro com o novo imposto

Entretanto, o Diário de Notícias avança que o novo imposto sobre imóveis vai afectar particularmente o PCP pelo facto de o partido deter diversos imóveis que não estão afectos à actividade partidária.

Os partidos têm isenção de IMI, mas só para os edifícios que comprovadamente servem a sua actividade política, conforme destaca o DN.

No caso do PCP, “o património não afecto à actividade partidária – e, portanto, não isento de IMI – ronda os sete milhões de euros“, sustenta este diário.

Assim, os comunistas poderão vir a pagar o dobro dos 29 mil euros anuais de IMI que pagam actualmente.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. mAIS UMA VIGARICE. CERTAMENTE A MORTAGUA OU QUEM LHE ESTÁ DIRETAMENTE LIGADO TEM CASAS DE LUXO EM OFFSHORES. QUEM PAGA SEMPRE? OS DE SEMPRE = A CLASSE MEDIA, PORQUE OS OUTRO ESTÃO NAS 7 QUINTAS. VAI EMBORA É VIGARISTA…

  2. O quê ????
    Mas a ideia não era obrigar a pagar quem não paga e quem acumula imobiliário?
    Qual a ideia das “meninas” em avançarem com esta ideia de m**** ?????

    Proteger os seus investimentos em Off-shores ?????

    Já tinha ideia de fugir desta pantanal, mas agora vou-me mesmo embora.
    As “meninas” que fiquem a chafurdar na lama que criam !!!!

RESPONDER

Revelada finalmente a identidade do homem que trabalhou 18 meses em 15 anos

Foi revelada a identidade do auxiliar médico que, entre baixas e férias, só trabalhou 18 meses em 15 anos. Chama-se Juan Carlos, tem 60 anos e fez culturismo. Na semana passada, a imprensa espanhola contou a …

Duterte quer ser morto a tiro caso se torne um ditador

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, pediu para os militares o matarem a tiro caso tencione violar a Constituição e resolva permanecer no cargo mais do que o seu mandato lhe permite. "Caso permaneça no poder …

"The Shape of Water" lidera corrida aos Óscares com 13 nomeações

O filme "The Shape of Water" lidera as nomeações da 90.ª edição dos Óscares, que serão entregues a 4 de março, em Los Angeles, incluindo as categorias de Melhor Filme, Melhor Realização e Melhor Atriz, …

Queda de helicóptero da TV Globo faz duas vítimas mortais

Um helicóptero da Rede Globo caiu, esta terça-feira, na Praia do Pina, no Recife, provocando duas vítimas mortais. Um helicóptero da TV Globo caiu esta terça-feira na praia do Pina, em Boa Viagem, na zona sul …

Tribunal de Beja pediu exame psiquiátrico a um morto

A Directora de Psiquiatria do Hospital de Beja nem queria acreditar quando recebeu do tribunal da cidade uma solicitação para realizar uma perícia médico-legal psiquiátrica a um morto. "Obviamente, não é possível", foi a resposta. Ana …

Erupção violenta no vulcão Mayon pode estar iminente. 40 mil pessoas procuram abrigo

O monte Mayon, o vulcão mais ativo das Filipinas, continuou esta terça-feira a emitir lava e cinzas, obrigando cerca de 40 mil habitantes a procurar abrigo em centros de evacuação. A lava foi projetada até 700 …

Polícia quer enviar cães pisteiros à Casa dos Horrores para procurar cadáveres

A polícia norte-americana quer enviar cães pisteiros nas novas buscas à casa do casal Turpin, acusado de ter mantido em cativeiro durante vários anos os seus 13 filhos, em Perris, na Califórnia, para procurar eventuais …

Portugueses fogem da Venezuela e refazem a vida em Madrid

Madrid é uma cidade de refúgio de muitos luso-venezuelanos, principalmente jovens da segunda e terceira geração de emigrantes portugueses, que falam melhor castelhano e que tiveram de sair da Venezuela. "Viemos para Madrid devido à situação …

Corrida para evitar a nova lei já esgotou os eucaliptos nos viveiros

A semente de eucalipto mais recomendada pelas celuloses, por crescer mais depressa, está esgotada nos viveiros devido à corrida dos proprietários que tentam fazer novas plantações antes da entrada em vigor da nova lei que …

"Tinham que meter Manuel Vicente no processo"

Orlando Figueira, o ex-procurador do Ministério Público (MP) acusado de ter recebido subornos de Manuel Vicente, o ex-vice-presidente de Angola, negou todas as acusações de que é alvo. Em tribunal, Figueira ilibou Manuel Vicente e …