“Imposto Mortágua” beneficia proprietários com casas em offshores

Nicolas Fleury / Flickr

Os proprietários que têm casas de luxo registadas em paraísos fiscais vão sair beneficiados com o chamado “Imposto Mortágua” e vão pagar menos impostos em 2017.

Segundo o Correio da Manhã, as alterações que o novo imposto sobre imóveis – conhecido por “Imposto Mortágua” pela forma como a deputada bloquista Mariana Mortágua o defendeu publicamente – vai implantar vão beneficiar os grandes proprietários com residências registadas em offshores.

O diário nota que actualmente, os donos de casas com valor superior a um milhão de euros pagam, além do IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) de 7,5%, um Imposto do Selo no valor de 7,5%, se estiverem registadas em paraísos fiscais, ou de 1%, quando estão registadas em Portugal.

O novo imposto acaba com o Imposto de Selo e cria uma taxa de 0,3% para o património imobiliário acima dos 600 mil euros, conforme nota o CM.

Assim, se actualmente uma casa avaliada em 1,5 milhões de euros e registada numa offshore, paga 225 mil euros de Imposto de Selo, com o “Imposto Mortágua” pagará “menos 108 mil euros”, conforme as contas do jornal.

“Na prática, os partidos da Esquerda dão milhões às offshores“, escreve-se no CM que recorda que há muitos proprietários de moradias de luxo, nomeadamente em Cascais e no Algarve, que optam por registá-las em paraísos fiscais.

PCP vai pagar o dobro com o novo imposto

Entretanto, o Diário de Notícias avança que o novo imposto sobre imóveis vai afectar particularmente o PCP pelo facto de o partido deter diversos imóveis que não estão afectos à actividade partidária.

Os partidos têm isenção de IMI, mas só para os edifícios que comprovadamente servem a sua actividade política, conforme destaca o DN.

No caso do PCP, “o património não afecto à actividade partidária – e, portanto, não isento de IMI – ronda os sete milhões de euros“, sustenta este diário.

Assim, os comunistas poderão vir a pagar o dobro dos 29 mil euros anuais de IMI que pagam actualmente.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. mAIS UMA VIGARICE. CERTAMENTE A MORTAGUA OU QUEM LHE ESTÁ DIRETAMENTE LIGADO TEM CASAS DE LUXO EM OFFSHORES. QUEM PAGA SEMPRE? OS DE SEMPRE = A CLASSE MEDIA, PORQUE OS OUTRO ESTÃO NAS 7 QUINTAS. VAI EMBORA É VIGARISTA…

  2. O quê ????
    Mas a ideia não era obrigar a pagar quem não paga e quem acumula imobiliário?
    Qual a ideia das “meninas” em avançarem com esta ideia de m**** ?????

    Proteger os seus investimentos em Off-shores ?????

    Já tinha ideia de fugir desta pantanal, mas agora vou-me mesmo embora.
    As “meninas” que fiquem a chafurdar na lama que criam !!!!

RESPONDER

A Evolução mostra que podemos ser a única forma de vida inteligente no Universo

As reduzidas probabilidades que acompanham a nossa evolução ao longo da história podem ser uma pista que talvez sejamos a única forma de vida inteligente no Universo. Será que estamos sozinhos no Universo? Tudo se resume …

A China está a usar a educação como arma para controlar o Tibete

A China quer obrigar crianças tibetanas a abandonarem as escolas da região e mudarem-se para escolas chinesas. O objetivo, segundo uma especialista, é "tirar o tibetano da criança". A batalha geopolítica entre a China e o …

Revelada explosão violenta no coração de um sistema que alberga um buraco negro

Uma equipa de astrónomos, liderada pela Universidade de Southampton, usou câmaras de última geração para criar um filme com alta taxa de quadros de um sistema com um buraco negro em crescimento e a um …

"É altura de dizer basta". Sporting corta com as claques

O Sporting rescindiu “com efeitos imediatos” os protocolos que celebrou em 31 de julho com a Associação Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI – Associação, anunciou hoje o clube, devido à “escalada de …

Poluição atmosférica associada a abortos espontâneos

Elevados níveis de poluição atmosférica foram associados a abortos espontâneos num estudo feito com mulheres grávidas a viver e trabalhar em Beijing, na China. A China é um dos países que mais sofre com a poluição …

Empresas espanholas dominam obras públicas na ferrovia

As empresas espanholas dominam as obras públicas na ferrovia em Portugal, ascendendo a sua quota a 70%, avança o Expresso na sua edição deste sábado. Para presidente da Associação de Empresas de Construção e Obras …

Cada vez mais mulheres denunciam abusos médicos durante o parto

Um número crescente de mulheres tem vindo a denunciar casos de abuso durante o trabalho de parto. No entanto, pouco está a ser feito para mudar isto. Durante o parto, as mulheres ficam numa posição vulnerável …

Já podemos explorar "Melckmeyd", naufrágio holandês do século XVII

Nas profundezas do Oceano Atlântico, perto da costa da Islândia, encontram-se os destroços de um navio holandês que afundou há 360 anos, no qual agora podemos "mergulhar" graças a uma experiência de realidade virtual. Quando a …

Os furacões podem provocar atividade sísmica tal como um terramoto

Uma equipa de cientistas descobriu um novo fenómeno geofísico no qual furacões ou fortes tempestades podem produzir vibrações no fundo do oceano tão fortes quanto um terramoto de magnitude 3.5. "As tempestades, furacões ou ciclones extratropicais …

Quem anda mais devagar pode envelhecer mais rapidamente

A velocidade a que caminham as pessoas aos 45 anos pode ser um indicador de como é que o cérebro e o corpo envelhecem, revela um novo estudo levado a cabo por uma equipa de …