Imposto sobre açúcares poderá tornar refrigerantes até 16 cêntimos mais caros

O novo imposto que o Governo planeia introduzir em 2017 só vai incidir sobre bebidas açucaradas como os refrigerantes, deixando todos os outros produtos de fora.

Segundo o Jornal de Negócios, o novo imposto que o Governo está a planear para penalizar produtos prejudiciais à saúde recai apenas sobre os refrigerantes.

O chamado “fat tax”, que incide sobre as gorduras e os açúcares, deverá ser implementado a partir do próximo ano e deixa, para já, outros produtos de fora como, por exemplo, leites e néctares.

De acordo com as informações apuradas pelo Negócios, a ideia é que existam dois escalões, com um aumento máximo de mais de 16 cêntimos por litro.

O plano em cima da mesa aponta para um primeiro escalão que tributa em 8,22 euros por hectolitro as bebidas que tenham uma concentração até 80 gramas de açúcar por litro.

Por sua vez, o segundo escalão vai tributar em 16,44 euros por hectolitro as bebidas cujo nível de açúcar ultrapasse este patamar de 80 gramas.

A Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares (FIPA) diz-se surpreendida, uma vez que este imposto vai contra todo o trabalho feito com o Governo e com as autoridades de saúde.

“Todo o trabalho que temos vindo a fazer com o Governo e as autoridades de saúde vai no sentido contrário. Temos vindo a propor um compromisso relativamente a este tipo de produtos, com reduções. E não temos nenhuma confirmação, só notícias a especular que começaram quando o primeiro-ministro falou sobre os impostos indiretos”, disse o presidente da FIPA, Jorge Henriques, em declarações ao Público.

“Não queremos pôr em dúvida a boa-fé do Governo e da Saúde que connosco têm trabalhado. Quero reforçar que a indústria não produz produtos nocivos”, acrescentou.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. A bem da saúde pública, deveria ser taxado em valores mais altos.
    Não quero ser purista. Mas açucar é uma droga como outra qualquer, e bem mais adictivas que outras drogas ditas pesadas.
    Por isso a indústria que pense um pouco no bem público e menos na própria carteiras

  2. Apesar de ser “guloso”, porque adoro coisas doces, concordo com a medida.
    Todos sabemos que o açucar é um “veneno” para a saúde consumido em excesso, porém, taxar com mais imposto o açucar só por si, sou contra. Trata-se de um bem essencial e vital. As células precisam de açucar, ou pelo menos, das suas variantes (leite/lactose,fruta/frutose, etc). Os refrigerantes têm doses brutais de açucar mas, penso que seria importante estender a medida a outros produtos, ditos substitutos do açucar, que são mais lesivos para a saúde do que o próprio açucar, refiro-me ao aspartame e á sacarina, esta ultima então com comprovada relação com neoplasias (cancro).

  3. afinal não são refrigerantes são pasta de açúcar com água e pó colorido, claro mais os “és” todos a que temos direito….

RESPONDER

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …