O imperador Naruhito proclamou, esta terça-feira, a entronização durante uma cerimónia no Palácio Imperial, em Tóquio, na presença de dois mil convidados, entre eles chefes de Estado e representantes de cerca de 180 países.
“Perante o país e o mundo, proclamo a minha entronização”, disse o imperador Naruhito, ao lado da imperatriz Masako, ambos vestidos com um vestido tradicional reservado para este ritual.
O imperador prometeu respeitar a Constituição e cumprir todas as responsabilidades inerentes às suas funções.
“Prometo que agirei conforme a Constituição e cumprirei a minha responsabilidade como o símbolo do Estado e da unidade do povo do Japão, desejando sempre a felicidade e a paz no mundo e apoiando as pessoas”, disse Naruhito na cerimónia, citado pelo Expresso.
O novo soberano, de 59 anos, tornou-se no 126.º imperador do Japão no dia 1 de maio, no dia seguinte ao pai, Akihito, de 85 anos, ter abdicado, uma decisão inédita nesta dinastia de mais de dois séculos.
Naruhito e Masako têm uma filha, a princesa Aiko, de 17 anos, que a lei imperial não autoriza a assumir o trono. O irmão mais novo do atual imperador, o príncipe Akishino, de 53 anos, é o primeiro na linha de sucessão ao trono, à frente do filho Hisahito, de 13 anos.
ZAP // Lusa