/

Imagens de satélite mostram soldados norte-coreanos a jogar voleibol em base nuclear

Rodong Sinmun / YONHAP

-

Especialistas dos EUA que analisam imagens de satélite da Coreia do Norte afirmam ter visto vários soldados a jogar voleibol no local onde são realizados testes nucleares.

As imagens foram registadas no último domingo por um satélite comercial devido à especulação de que Pyongyang estaria a preparar o sexto teste nuclear, enquanto as tensões com os EUA vão aumentando.

As fotos foram lançadas pelo 38 North, um projeto de monitorização da Coreia do Norte, na Universidade John Hopkins, em Maryland.

Os especialistas Joseph S. Bermudez Jr, Jack Liu e Frank Pabian deram duas possíveis razões para esta atividade “pouco comum” na base de testes Punggye-ri.

“O local e os preparativos para um sexto teste nuclear podem ter sido postos em espera e os soldados decidiram aproveitar alguns momentos de lazer“, diz o relatório.

“Ou então, Pyongyang pode ter iniciado uma pausa estratégica como parte de um plano maior de manipulação, adiando o sexto teste nuclear até o momento em que uma detonação signifique uma maior vantagem política”.

“Independentemente disso, a base de Punggye-ri parece ser capaz de realizar um sexto teste nuclear a qualquer momento, mal receba uma ordem de Pyongyang”, completa.

Havia a especulação de que o líder Kim Jong-un poderia ordenar um teste nuclear para coincidir com as comemorações do 105º aniversário do nascimento de Kim Il-sung, presidente fundador da Coreia do Norte, no último sábado.

As tensões entre a Coreia do Norte e os EUA aumentaram recentemente, com Pyongyang a alertar que o país está “pronto para reagir com ataques nucleares“.

Donald Trump afirmou que “a Coreia do Norte é um problema que será tratado”, poucos dias após ter enviado um porta-aviões para águas próximas do país.

Numa demonstração de força, os norte-coreanos exibiram um tipo de projétil nunca antes exibido em público e que poderá ser um novo míssil balístico intercontinental (ICBM) de combustível sólido.

A base Punggye-ri está localizada numa região montanhosa no nordeste do país. A Coreia do Norte diz já ter realizado cinco testes nucleares bem sucedidos – em 2006, 2009, 2013 e em janeiro e setembro de 2016.

ZAP // BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.