Imagens de satélite mostram soldados norte-coreanos a jogar voleibol em base nuclear

Rodong Sinmun / YONHAP

-

Especialistas dos EUA que analisam imagens de satélite da Coreia do Norte afirmam ter visto vários soldados a jogar voleibol no local onde são realizados testes nucleares.

As imagens foram registadas no último domingo por um satélite comercial devido à especulação de que Pyongyang estaria a preparar o sexto teste nuclear, enquanto as tensões com os EUA vão aumentando.

As fotos foram lançadas pelo 38 North, um projeto de monitorização da Coreia do Norte, na Universidade John Hopkins, em Maryland.

Os especialistas Joseph S. Bermudez Jr, Jack Liu e Frank Pabian deram duas possíveis razões para esta atividade “pouco comum” na base de testes Punggye-ri.

“O local e os preparativos para um sexto teste nuclear podem ter sido postos em espera e os soldados decidiram aproveitar alguns momentos de lazer“, diz o relatório.

“Ou então, Pyongyang pode ter iniciado uma pausa estratégica como parte de um plano maior de manipulação, adiando o sexto teste nuclear até o momento em que uma detonação signifique uma maior vantagem política”.

“Independentemente disso, a base de Punggye-ri parece ser capaz de realizar um sexto teste nuclear a qualquer momento, mal receba uma ordem de Pyongyang”, completa.

Havia a especulação de que o líder Kim Jong-un poderia ordenar um teste nuclear para coincidir com as comemorações do 105º aniversário do nascimento de Kim Il-sung, presidente fundador da Coreia do Norte, no último sábado.

As tensões entre a Coreia do Norte e os EUA aumentaram recentemente, com Pyongyang a alertar que o país está “pronto para reagir com ataques nucleares“.

Donald Trump afirmou que “a Coreia do Norte é um problema que será tratado”, poucos dias após ter enviado um porta-aviões para águas próximas do país.

Numa demonstração de força, os norte-coreanos exibiram um tipo de projétil nunca antes exibido em público e que poderá ser um novo míssil balístico intercontinental (ICBM) de combustível sólido.

A base Punggye-ri está localizada numa região montanhosa no nordeste do país. A Coreia do Norte diz já ter realizado cinco testes nucleares bem sucedidos – em 2006, 2009, 2013 e em janeiro e setembro de 2016.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Queda de helicóptero da TV Globo faz duas vítimas mortais

Um helicóptero da Rede Globo caiu, esta terça-feira, na Praia do Pina, no Recife, provocando duas vítimas mortais. Um helicóptero da TV Globo caiu esta terça-feira na praia do Pina, em Boa Viagem, na zona sul …

Tribunal de Beja pediu exame psiquiátrico a um morto

A Directora de Psiquiatria do Hospital de Beja nem queria acreditar quando recebeu do tribunal da cidade uma solicitação para realizar uma perícia médico-legal psiquiátrica a um morto. "Obviamente, não é possível", foi a resposta. Ana …

Erupção violenta no vulcão Mayon pode estar iminente. 40 mil pessoas procuram abrigo

O monte Mayon, o vulcão mais ativo das Filipinas, continuou esta terça-feira a emitir lava e cinzas, obrigando cerca de 40 mil habitantes a procurar abrigo em centros de evacuação. A lava foi projetada até 700 …

Polícia quer enviar cães pisteiros à Casa dos Horrores para procurar cadáveres

A polícia norte-americana quer enviar cães pisteiros nas novas buscas à casa do casal Turpin, acusado de ter mantido em cativeiro durante vários anos os seus 13 filhos, em Perris, na Califórnia, para procurar eventuais …

Portugueses fogem da Venezuela e refazem a vida em Madrid

Madrid é uma cidade de refúgio de muitos luso-venezuelanos, principalmente jovens da segunda e terceira geração de emigrantes portugueses, que falam melhor castelhano e que tiveram de sair da Venezuela. "Viemos para Madrid devido à situação …

Corrida para evitar a nova lei já esgotou os eucaliptos nos viveiros

A semente de eucalipto mais recomendada pelas celuloses, por crescer mais depressa, está esgotada nos viveiros devido à corrida dos proprietários que tentam fazer novas plantações antes da entrada em vigor da nova lei que …

"Tinham que meter Manuel Vicente no processo"

Orlando Figueira, o ex-procurador do Ministério Público (MP) acusado de ter recebido subornos de Manuel Vicente, o ex-vice-presidente de Angola, negou todas as acusações de que é alvo. Em tribunal, Figueira ilibou Manuel Vicente e …

Nem escondido num porta-bagagens Puigdemont vai poder regressar a Espanha

Espanha montou um sistema de vigilância para assegurar a prisão do líder independentista Carles Puigdemont no caso de este tentar regressar à Catalunha, mesmo que tente voltar escondido num porta-bagagens. O ministro da Administração Interna espanhol, …

Papa Francisco pede desculpa por ter "magoado" vítimas de abusos sexuais

Esta segunda-feira, Papa Francisco pediu desculpa às vítimas por ter usado uma expressão menos feliz ao exigir que apresentem provas de que o bispo chileno Juan Barros encobriu um sacerdote condenado por abusos sexuais. Durante a …

75 famílias afetadas pelos incêndios aceitaram indemnizações propostas

A Provedora da Justiça revelou que 75 famílias afetadas pelos incêndios de junho e outubro aceitaram as indemnizações propostas. De acordo com o Jornal de Notícias, até esta terça-feira, a Provedora de Justiça recebeu 162 requerimentos …