Imagens de satélite mostram soldados norte-coreanos a jogar voleibol em base nuclear

Rodong Sinmun / YONHAP

-

Especialistas dos EUA que analisam imagens de satélite da Coreia do Norte afirmam ter visto vários soldados a jogar voleibol no local onde são realizados testes nucleares.

As imagens foram registadas no último domingo por um satélite comercial devido à especulação de que Pyongyang estaria a preparar o sexto teste nuclear, enquanto as tensões com os EUA vão aumentando.

As fotos foram lançadas pelo 38 North, um projeto de monitorização da Coreia do Norte, na Universidade John Hopkins, em Maryland.

Os especialistas Joseph S. Bermudez Jr, Jack Liu e Frank Pabian deram duas possíveis razões para esta atividade “pouco comum” na base de testes Punggye-ri.

“O local e os preparativos para um sexto teste nuclear podem ter sido postos em espera e os soldados decidiram aproveitar alguns momentos de lazer“, diz o relatório.

“Ou então, Pyongyang pode ter iniciado uma pausa estratégica como parte de um plano maior de manipulação, adiando o sexto teste nuclear até o momento em que uma detonação signifique uma maior vantagem política”.

“Independentemente disso, a base de Punggye-ri parece ser capaz de realizar um sexto teste nuclear a qualquer momento, mal receba uma ordem de Pyongyang”, completa.

Havia a especulação de que o líder Kim Jong-un poderia ordenar um teste nuclear para coincidir com as comemorações do 105º aniversário do nascimento de Kim Il-sung, presidente fundador da Coreia do Norte, no último sábado.

As tensões entre a Coreia do Norte e os EUA aumentaram recentemente, com Pyongyang a alertar que o país está “pronto para reagir com ataques nucleares“.

Donald Trump afirmou que “a Coreia do Norte é um problema que será tratado”, poucos dias após ter enviado um porta-aviões para águas próximas do país.

Numa demonstração de força, os norte-coreanos exibiram um tipo de projétil nunca antes exibido em público e que poderá ser um novo míssil balístico intercontinental (ICBM) de combustível sólido.

A base Punggye-ri está localizada numa região montanhosa no nordeste do país. A Coreia do Norte diz já ter realizado cinco testes nucleares bem sucedidos – em 2006, 2009, 2013 e em janeiro e setembro de 2016.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Arqueólogos acreditam ter encontrado a arte rupestre mais antiga do mundo

Arqueólogos da Universidade de Griffith, na Austrália, acreditam ter descoberto a arte rupestre mais antiga do mundo já encontrada. Em causa está a figura de um javali, pintada numa caverna da Indonésia há pelo menos …

Num cenário "pessimista", internados podem chegar aos 7500 já na próxima sexta-feira

A Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares (APAH) traçou dois cenários tendo em conta a atual situação epidemiológica, sendo que, segundo o mais "pessimista", o país pode ter de se confrontar com um número inédito de …

CDU diz adeus a liderança feminina com incerteza sobre o substituto de Merkel

A União Democrata-Cristã (CDU), partido da chanceler alemã, Angela Merkel, escolhe este sábado o sucessor de Annegret Kramp-Karrenbauer na liderança do partido, com três candidatos na corrida e ainda muitas dúvidas sobre quem sairá vencedor. Na …

Há mangas que podem ajudar a reduzir as rugas nas mulheres

A ingestão regular de pequenas quantidades de manga ataulfo pode ajudar a reduzir as rugas faciais em mulheres pós-menopáusicas de pele clara, revela um novo estudo. A manga ataulfo tem vários nomes, sendo também conhecida por …

Júlio Magalhães deixa Porto Canal

O jornalista Júlio Magalhães vai sair da direção do Porto Canal e abandonar a estação, segundo um comunicado da administração da empresa Avenida dos Aliados SA. Esta sexta-feira, o Conselho de Administração da Avenida dos Aliados …

Análise de ADN revela segredos dos gigantes lobos de "Game of Thrones"

O lobo pré-histórico retratado na série "Game of Thrones" é na verdade bem diferente daquele que existiu na realidade, revela uma recente análise de ADN. Graças à série de sucesso "Game of Thrones", o lobo pré-histórico …

Astrónomos descobrem que alguns planetas encolhem quando são bombardeados com a luz das suas estrelas

Uma equipa de astrónomos descobriu que uma classe intrigante de planetas do tamanho de Neptuno encolhe ao longo de milhares de milhões de anos. Após séculos de estudo dos planetas no nosso Sistema Solar, os astrónomos …

Resolvido "mistério azul" de Ceres, o planeta anão

Stefan Schröder, cientista planetário da agência espacial alemã DLR, liderou a equipa que resolveu o mistério da cor azul que envolve algumas áreas do planeta anão Ceres. Novas experiências realizadas em laboratório permitiram concluir que os …

FC Porto 1-1 SL Benfica | "Águia" deixa escapar clássico de duas faces

O grande “clássico” do Dragão, entre Porto e Benfica, deu em empate 1-1. Nenhuma das equipas conseguiu, assim, tirar partido do empate do Sporting em casa com o Rio Ave, mantendo-se tudo na mesma no …

Ao estilo de Black Mirror. Microsoft quer transformá-lo num chatbot depois de morrer

Podia ser um episódio de Black Mirror, mas é a vida real. A Microsoft quer "reencarnar" pessoas digitalmente através de chatbots, para que, no futuro, seja possível conversar com pessoas que já morreram através de …