Imagens de satélite mostram soldados norte-coreanos a jogar voleibol em base nuclear

Rodong Sinmun / YONHAP

-

Especialistas dos EUA que analisam imagens de satélite da Coreia do Norte afirmam ter visto vários soldados a jogar voleibol no local onde são realizados testes nucleares.

As imagens foram registadas no último domingo por um satélite comercial devido à especulação de que Pyongyang estaria a preparar o sexto teste nuclear, enquanto as tensões com os EUA vão aumentando.

As fotos foram lançadas pelo 38 North, um projeto de monitorização da Coreia do Norte, na Universidade John Hopkins, em Maryland.

Os especialistas Joseph S. Bermudez Jr, Jack Liu e Frank Pabian deram duas possíveis razões para esta atividade “pouco comum” na base de testes Punggye-ri.

“O local e os preparativos para um sexto teste nuclear podem ter sido postos em espera e os soldados decidiram aproveitar alguns momentos de lazer“, diz o relatório.

“Ou então, Pyongyang pode ter iniciado uma pausa estratégica como parte de um plano maior de manipulação, adiando o sexto teste nuclear até o momento em que uma detonação signifique uma maior vantagem política”.

“Independentemente disso, a base de Punggye-ri parece ser capaz de realizar um sexto teste nuclear a qualquer momento, mal receba uma ordem de Pyongyang”, completa.

Havia a especulação de que o líder Kim Jong-un poderia ordenar um teste nuclear para coincidir com as comemorações do 105º aniversário do nascimento de Kim Il-sung, presidente fundador da Coreia do Norte, no último sábado.

As tensões entre a Coreia do Norte e os EUA aumentaram recentemente, com Pyongyang a alertar que o país está “pronto para reagir com ataques nucleares“.

Donald Trump afirmou que “a Coreia do Norte é um problema que será tratado”, poucos dias após ter enviado um porta-aviões para águas próximas do país.

Numa demonstração de força, os norte-coreanos exibiram um tipo de projétil nunca antes exibido em público e que poderá ser um novo míssil balístico intercontinental (ICBM) de combustível sólido.

A base Punggye-ri está localizada numa região montanhosa no nordeste do país. A Coreia do Norte diz já ter realizado cinco testes nucleares bem sucedidos – em 2006, 2009, 2013 e em janeiro e setembro de 2016.

ZAP // BBC

RESPONDER

NASA mostra como o furacão Ofélia influenciou os incêndios em Portugal

A estação espacial norte-americana NASA divulgou um vídeo que ilustra o impacto dos furacões que atingiram o Oceano Atlântico, nos últimos meses, mostrando em particular como o Ofélia teve influência nos grandes incêndios que abalaram …

Cesarianas e tempos de espera nas urgências vão condicionar financiamento

Os hospitais com taxas de cesariana superiores a 29,5% ou 31,5%, consoante o grau de diferenciação, não vão receber do Estado o pagamento pelos respetivos episódios de internamento, no âmbito do programa para a redução …

Empresas públicas escondem das Finanças os salários dos gestores

Cerca de metade das empresas públicas não comunicaram dados sobre os salários dos membros do conselho de Administração ao Ministério das Finanças, como está estipulado na Lei. O Correio da Manhã apurou que, em 2016, 118 …

"0 tiros disparados". PSP publica (e depois retira) post polémico sobre tiroteio

O post partilhado no Facebook da PSP, que parecia fazer alusão ao tiroteio que, na semana passada, provocou a morte de uma mulher, já foi retirado desta rede social. "0 tiros disparados", podia ler-se. A PSP …

PJ descarta abuso sexual na Queima das Fitas de Porto e Braga. Autores dos vídeos ainda por apurar

A Polícia Judiciária descartou o crime de abuso sexual nos dois casos, mas mantém a investigação aos crimes de de gravação ilícita e devassa da vida privadas. Dois jovens envolvidos numa cena de sexo num autocarro …

Negociações para formar Governo fracassam na Alemanha

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, lamentou no domingo em Berlim o fracasso das negociações da CDU com os liberais do FDP e com Os Verdes para a formação de um novo governo. Desde as eleições …

Armada argentina duvida que chamadas de satélite sejam do submarino desaparecido

No sábado, bases navais da Argentina anunciaram ter recebido contactos por telefone-satélite que poderiam ter sido feitos a partir do submarino militar argentino Ara San Juan. De acordo com o Diário de Notícias, sete chamadas de …

Morreu o infame Charles Manson

Na sequência dos assassínios brutais que levou a cabo com a sua seita, Charles Manson tinha sido condenado à morte em 1971. Um dos criminosos mais famosos dos Estados Unidos, Charles Manson, líder de uma seita …

Portugal prepara-se para o regresso dos seus jihadistas

As autoridades portuguesas estão a preparar-se para o regresso dos jihadistas que partiram de Portugal para combater nas fileiras do Estado Islâmico. Polícia e entidades de apoio social estão a receber formação para prevenir a …

Criminologista espanhol encontrou a "mulher de roxo" do caso Maddie

A polícia inglesa procurava a "mulher de roxo", que tinha saído da Praia da Luz com o marido - um pedófilo condenado que entretanto morreu -  na mesma altura do desaparecimento de Madeleine McCann, em …