Coreia do Norte promete resposta nuclear “sem piedade” aos EUA

(dv) KCNA / YONHAP

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

A Coreia do Norte promete uma “resposta sem piedade” e com “ataques nucleares” aos EUA, em caso de qualquer agressão contra a Península. Numa demonstração de força, os norte-coreanos exibiram vários mísseis balísticos, incluindo um possível novo projétil de alcance intercontinental.

A tensão em relação à Coreia do Norte acentuou-se nos últimos dias e a comunidade internacional admite que pode estar iminente um novo ensaio nuclear, possivelmente este fim de semana.

Na quinta-feira, Trump abordou a situação na Coreia do Norte depois de os EUA terem largado no Afeganistão a “mãe de todas as bombas”, a sua maior bomba não-nuclear , aquele que é o mais potente dispositivo convencional do arsenal norte-americano.

A Coreia do Norte é um problema, o problema será tratado”, afirmou Donald Trump, que na semana passada esteve reunido com o Presidente chinês, Xi Jinping. No domingo passado, Washington enviou um porta-aviões para águas próximas do país.

A “guerra total”

Agora, é a vez da Coreia prometer uma “resposta sem piedade” perante qualquer provocação dos EUA, conforme anuncia a agência oficial norte-coreana, KCNA, citada por agências internacionais.

“Estamos prontos a responder a uma guerra total com uma guerra total“, alertou Choe Ryong-hae que é considerado o segundo mais importante líder do país, conforme cita a BBC.

“Estamos prontos para ripostar com ataques nucleares contra quaisquer ataques nucleares“, acrescentou.

Evocando o recente ataque de forças norte-americanas na Síria, a KCNA afirmou que a administração do presidente Donald Trump “entrou numa fase de ameaças abertas e chantagens” à Coreia do Norte.

A China, que advertiu que um conflito pode “estalar a qualquer momento”, anunciou este sábado a suspensão das ligações aéreas para a Coreia do Norte a partir de segunda-feira. A suspensão dos voos da companhia aérea estatal Air China foi anunciada pela televisão oficial chinesa, CCTV, nas redes sociais.

Exibição de novos mísseis

Entretanto, numa demonstração de força, a Coreia do Norte exibiu, neste sábado, vários mísseis balísticos, incluindo um possível novo projétil de alcance intercontinental, durante o desfile militar para assinalar o aniversário do fundador do país.

No dia que marca o 105.º aniversário do nascimento de Kim Il-sung, avô do actual líder norte-coreano, o regime fez desfilar pelo centro de Pyongyang e sobre camiões um tipo de projétil nunca antes exibido em público e que poderá ser um novo míssil balístico intercontinental (ICBM) de combustível sólido, escreve a agência Efe.

Peritos na matéria estão a analisar as características deste novo projétil que, advertem, poderá ser falso, já que não é a primeira vez que o regime exibe em desfiles maquetas falsas de mísseis que está a desenvolver.

No início do ano, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, que presidiu ao desfile, advertiu que o país estava a ultimar o desenvolvimento de um ICBM que seria capaz de atingir território norte-americano.

Neste sábado, além de mostrar mísseis de médio alcance Musudan e o misterioso e temido KN-08, que é lançado a partir de uma plataforma móvel e ainda não foi testado com êxito, desfilaram na praça Kim Il-sung vários dos últimos desenvolvimentos do regime como o Pukguksong-1 e o Pukguksong-2, exibidos em público pela primeira vez.

O primeiro foi um míssil balístico lançado a partir de um submarino (SLBM) e o segundo, um projétil de médio alcance lançado a partir de uma plataforma móvel e que foi testado pela primeira vez em fevereiro e voltou a ser testado a 5 de abril, um ensaio que levou Washington a responder com o envio de um porta-aviões com propulsão nuclear para a península.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Este balofo está a pôr o Trump em sentido, e a deixá-lo numa posição desconfortável. Juntaram-se o roto e o mal vestido. Ambos são uns idiotas que querem mostrar como são valentes. Se a Coreia é atacada pelo ar, com essas bombas mãe, ou de qualquer outro tipo, vai ripostar e será uma mortandade que o mundo reprovará, irá afectar (ainda mais) a imagem de Trump, e não resolverá coisa nenhuma. Se o ataca por terra, pior ainda, não irão acabar o que deixaram por resolver em 1953 e a confusão arrisca-se a alastrar com resultados imprevisíveis. Desconfio que este ano de 2017, vai ser para esquecer.

  2. Seja como for, os Norte Coreanos, os Chineses e os Russos estão, cada um em sua respectiva terra. Quem lhes está ‘a porta, são os EUA e a NATO. O mesmo fizeram no Iraque, no Afeganistão,na Libia e na Siria. Qual Primavera Árabe…ainda alguem acredita que os povos Tunisisino, Egípcio etc. – a carneirada da sociedade – não foram incitados com uma promessa de ” democracia” a fim de destabilizar toda a zona do Médio Oriente? Eles bem querem fazer o mesmo com o Irão mas até agora tem fracassado. E se fosse só o Médio Oriente e o norte da África…! E depois passam a vítimas, defensores dos ” fracos”. E a Europa, por afinidade cultural e de conveniência, alinha-se com a América.

RESPONDER

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …

O Lamborghini mais potente acelera dentro de água. É um iate com 4.000 cavalos

O resultado da primeira colaboração entre a a Lamborghini e os especialistas da Tecnomar é um iate de luxo, com 4.000 cavalos que recria a sensação de condução de um superdesportivo dentro de água. O mais …

Aproxima-se o lançamento do rover Perseverance

O rover Perseverance da NASA está a menos de um mês da data de lançamento prevista para 20 de julho. A missão de astrobiologia do veículo vai procurar sinais de vida microscópica passada em Marte, explorar …

Benfica 3-1 Boavista | Águias põem fim a quarentena caseira

O Benfica venceu na noite deste sábado o Boavista, naquele que foi o primeiro triunfo caseiro após a retoma da Liga. Poderá ter sido a redenção das águias? Após ter somado apenas dois triunfos, quatro desaires …

Cortina do abraço permite às famílias reencontrar os familiares num lar de São Paulo

Abraçar, tocar e até dançar. Uma cortina do abraço permite que filhos visitem seus pais residentes numa casa de repouso em São Paulo. O empresário Bruno Zani, autor da criação, pretende agora colocar a cortina …

Os golfinhos aprendem a utilizar ferramentas com os amigos

Os golfinhos aprendem a utilizar ferramentas não só com as suas progenitoras mas também com os seus pares, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Leeds, no Reino Unido. De acordo …

Entre uma "história de recusas" e uma “opção clara” pelos interesses do grande capital

A líder do BE disse hoje que a legislatura do Partido Socialista tem sido a “história das recusas” tanto sobre um acordo no final das eleições 2019, seja na recusa dum Orçamento Suplementar para lá …

Homem morre nos Estados Unidos depois de receber mais de 50 choques taser na sua detenção

Dos agentes da polícia da cidade de Wilson, no estado norte-americano do Oklahoma, foram nesta quarta-feira acusados de homicídio em segundo grau pela morte de um homem durante a sua detenção. De acordo com o …