Coreia do Norte promete resposta nuclear “sem piedade” aos EUA

(dv) KCNA / YONHAP

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

A Coreia do Norte promete uma “resposta sem piedade” e com “ataques nucleares” aos EUA, em caso de qualquer agressão contra a Península. Numa demonstração de força, os norte-coreanos exibiram vários mísseis balísticos, incluindo um possível novo projétil de alcance intercontinental.

A tensão em relação à Coreia do Norte acentuou-se nos últimos dias e a comunidade internacional admite que pode estar iminente um novo ensaio nuclear, possivelmente este fim de semana.

Na quinta-feira, Trump abordou a situação na Coreia do Norte depois de os EUA terem largado no Afeganistão a “mãe de todas as bombas”, a sua maior bomba não-nuclear , aquele que é o mais potente dispositivo convencional do arsenal norte-americano.

A Coreia do Norte é um problema, o problema será tratado”, afirmou Donald Trump, que na semana passada esteve reunido com o Presidente chinês, Xi Jinping. No domingo passado, Washington enviou um porta-aviões para águas próximas do país.

A “guerra total”

Agora, é a vez da Coreia prometer uma “resposta sem piedade” perante qualquer provocação dos EUA, conforme anuncia a agência oficial norte-coreana, KCNA, citada por agências internacionais.

“Estamos prontos a responder a uma guerra total com uma guerra total“, alertou Choe Ryong-hae que é considerado o segundo mais importante líder do país, conforme cita a BBC.

“Estamos prontos para ripostar com ataques nucleares contra quaisquer ataques nucleares“, acrescentou.

Evocando o recente ataque de forças norte-americanas na Síria, a KCNA afirmou que a administração do presidente Donald Trump “entrou numa fase de ameaças abertas e chantagens” à Coreia do Norte.

A China, que advertiu que um conflito pode “estalar a qualquer momento”, anunciou este sábado a suspensão das ligações aéreas para a Coreia do Norte a partir de segunda-feira. A suspensão dos voos da companhia aérea estatal Air China foi anunciada pela televisão oficial chinesa, CCTV, nas redes sociais.

Exibição de novos mísseis

Entretanto, numa demonstração de força, a Coreia do Norte exibiu, neste sábado, vários mísseis balísticos, incluindo um possível novo projétil de alcance intercontinental, durante o desfile militar para assinalar o aniversário do fundador do país.

No dia que marca o 105.º aniversário do nascimento de Kim Il-sung, avô do actual líder norte-coreano, o regime fez desfilar pelo centro de Pyongyang e sobre camiões um tipo de projétil nunca antes exibido em público e que poderá ser um novo míssil balístico intercontinental (ICBM) de combustível sólido, escreve a agência Efe.

Peritos na matéria estão a analisar as características deste novo projétil que, advertem, poderá ser falso, já que não é a primeira vez que o regime exibe em desfiles maquetas falsas de mísseis que está a desenvolver.

No início do ano, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, que presidiu ao desfile, advertiu que o país estava a ultimar o desenvolvimento de um ICBM que seria capaz de atingir território norte-americano.

Neste sábado, além de mostrar mísseis de médio alcance Musudan e o misterioso e temido KN-08, que é lançado a partir de uma plataforma móvel e ainda não foi testado com êxito, desfilaram na praça Kim Il-sung vários dos últimos desenvolvimentos do regime como o Pukguksong-1 e o Pukguksong-2, exibidos em público pela primeira vez.

O primeiro foi um míssil balístico lançado a partir de um submarino (SLBM) e o segundo, um projétil de médio alcance lançado a partir de uma plataforma móvel e que foi testado pela primeira vez em fevereiro e voltou a ser testado a 5 de abril, um ensaio que levou Washington a responder com o envio de um porta-aviões com propulsão nuclear para a península.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Este balofo está a pôr o Trump em sentido, e a deixá-lo numa posição desconfortável. Juntaram-se o roto e o mal vestido. Ambos são uns idiotas que querem mostrar como são valentes. Se a Coreia é atacada pelo ar, com essas bombas mãe, ou de qualquer outro tipo, vai ripostar e será uma mortandade que o mundo reprovará, irá afectar (ainda mais) a imagem de Trump, e não resolverá coisa nenhuma. Se o ataca por terra, pior ainda, não irão acabar o que deixaram por resolver em 1953 e a confusão arrisca-se a alastrar com resultados imprevisíveis. Desconfio que este ano de 2017, vai ser para esquecer.

  2. Seja como for, os Norte Coreanos, os Chineses e os Russos estão, cada um em sua respectiva terra. Quem lhes está ‘a porta, são os EUA e a NATO. O mesmo fizeram no Iraque, no Afeganistão,na Libia e na Siria. Qual Primavera Árabe…ainda alguem acredita que os povos Tunisisino, Egípcio etc. – a carneirada da sociedade – não foram incitados com uma promessa de ” democracia” a fim de destabilizar toda a zona do Médio Oriente? Eles bem querem fazer o mesmo com o Irão mas até agora tem fracassado. E se fosse só o Médio Oriente e o norte da África…! E depois passam a vítimas, defensores dos ” fracos”. E a Europa, por afinidade cultural e de conveniência, alinha-se com a América.

RESPONDER

Sismo de magnitude 7 abala Turquia e Grécia e provoca mini-tsunami. Pelo menos 4 pessoas morreram

Quatro pessoas morreram no oeste da Turquia, depois de um forte terramoto de magnitude 7 atingir o Mar Egeu na tarde desta sexta-feira. O abalo derrubou edifícios em áreas costeiras e fez pelo menos 120 …

EDP desiste de processo contra o Estado, mas vai levar tarifa social a Bruxelas

A EDP desistiu da litigância judicial com o Estado sobre a contribuição extraordinária sobre o setor energético (CESE), mas vai pedir à Comissão Europeia uma análise sobre o mecanismo de financiamento da tarifa social a …

"Fora com os pretos". Universidades e escolas de Lisboa vandalizadas com mensagens racistas

Várias universidades e escolas secundárias da região de Lisboa foram vandalizadas com mensagens de teor racista e xenófobo. "Viva a Europa Branca" ou "Fora com os pretos" são algumas das frases escritas. Várias pessoas denunciaram esta …

Preços das casas não baixam porque há Fundos a comprar tudo

Apesar de estarmos em plena crise pandémica, os preços das casas não têm sofrido uma baixa significativa. Uma realidade que se pode explicar pelo interesse de alguns Fundos na aquisição de imóveis, com a perspectiva …

Infetados, mortes e internamentos. Portugal bate recordes diários de covid-19

Portugal bateu o recorde diário de infeções, mortes e internamentos de doentes com covid-19. Registam-se mais 4.656 casos positivos, 40 óbitos e 1.834 pacientes internados. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 4.656 casos positivos e …

CSD tem a "chave" da geringonça açoriana (mas ainda não sabe de que lado vai ficar)

Os Presidentes do PSD e do PS já se reuniram com o líder regional do CDS, Artur Lima. O dilema é entre suportar um executivo PS ou integrar uma coligação à direita. A decisão dos …

Professores "desenrolam" queixas em frente do parlamento (e pedem saída do ministro)

Dirigentes da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) colocaram esta quinta-feira grandes faixas com reivindicações junto da Assembleia da República e criticaram o ministro da Educação, que tem que “ir embora”. “Quem não sabe ter uma atitude …

Iniciativa Liberal quer retirar "carga ideológica" da Constituição

A Iniciativa Liberal vai apresentar um projeto de revisão constitucional com uma primeira parte dedicada a retirar "carga ideológica à Constituição", clarificando, por exemplo, que serviços públicos de saúde e educação podem ser prestados pelo …

Urgência do Hospital Santa Maria está a chegar ao limite

A urgência dedicada aos casos suspeitos de covid-19 do Hospital Santa Maria, em Lisboa, reflete a evolução da pandemia em Portugal com doentes a avolumarem-se à porta para realizar o teste e no interior a …

Novo Banco. BCP garante que não faz "favores a ninguém" ao emprestar dinheiro ao Fundo de Resolução

O presidente executivo do BCP, Miguel Maya, disse ontem que o banco não faz "favores a ninguém" ao entrar no empréstimo de 275 milhões de euros da banca ao Fundo de Resolução, que posteriormente financiará …