/

Uma imagem da Wikipedia tem 90 milhões de acessos por dia. Ninguém sabe muito bem porquê

3

TeunSpaans / Wikimedia

A planta com flor Symphyotrichum novi-belgii

À primeira vista, parece a simples fotografia de uma flor. Mas do outro lado do mundo, mais precisamente na Índia, tornou-se um grande sucesso. Embora ainda ninguém saiba muito bem porquê.

Segundo conta o site IFLScience, no início desta semana, a Wikipedia notou que uma imagem estava a gerar uma onda de tráfego gigante – 90 milhões de acessos por dia – num dos data centers da plataforma.

“Vejam lá este mistério ainda por desvendar. 20% de todas as solicitações de um dos nossos data centers são para esta fotografia”, partilhou na sua conta do Twitter Chris Albon, diretor de machine learning da enciclopédia online.

De acordo com o mesmo site, uma publicação no Phabricator destacou que a imagem estava a obter os acessos de vários provedores de serviços de Internet na Índia. Portanto, ficou claro que o tráfego vinha de uma aplicação móvel extremamente popular naquele país.

Muitas das fotografias apresentadas na Wikipedia vêm do Wikimedia Commons, um repositório de imagens que podem ser livremente reutilizadas, logo, explica o IFLScience, é provável que uma app popular contenha um link direto para a imagem.

Algumas pesquisas revelaram que a grande quantidade de tráfego estava a ser direcionada para um servidor em Singapura, desde julho de 2020. Antes disso, a imagem só tinha algumas centenas de acessos por dia. Repentinamente, passou de centenas para milhões de acessos diários.

A Wikipedia ainda não revelou o nome da aplicação, mas há quem já esteja empenhado em analisar todas as pistas que possam levar à sua identidade.

De notar que o aumento dramático da popularidade desta fotografia ocorreu em junho do ano passado, na mesma altura em que o Governo indiano decidiu banir o TikTok. Isto levou alguns utilizadores a especular que a imagem pode ter sido usada pela HiPi, a nova plataforma indiana de vídeos curtos, ou por um espelho do TikTok original para que as pessoas possam na mesma aceder ao conteúdo da plataforma, apesar da proibição.

Outros avançaram com a teoria de que a imagem da flor pode ter alguma ligação com a aplicação de rastreamento da covid-19 da Índia, uma vez que o número de solicitações era muito alto.

ZAP //

3 Comments

    • Caríssimo, está a confundir o “como” com o “porquê”. Sabemos já “como” está a ser acedida e “por quem”; continuamos sem saber o “porque”. Mais concretamente, porquê uma APP está a carregar uma imagem…que nem sequer a mostra?

      • Tem razão. Mas isso é fácil, durante o desenvolvimento utilizaram o link para testes, depois esqueceram-se de retirar, isso acontece muito. Em vez de fazerem um filme é só contactarem a equipa de desenvolvimento.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.