Tensão escala. Índia bane TikTok (e mais 58 aplicações chinesas)

A Governo da Índia baniu 59 aplicações chinesas no país. Entre elas estão aplicações famosas como o TikTok e o serviço de mensagens chinês concorrente do WhatsApp e Telegram, o WeChat.

De acordo com o The Verge, o TikTok, rede social chinesa concorrente do Instagram e Facebook que está em rápida ascensão, é uma das 59 aplicações banidas na Índia pelo governo do país. O executivo indiano também baniu a aplicação de mensagens chinesa concorrente do WhatsApp e Telegram, o WeChat, e outros softwares móveis porque são “prejudiciais à soberania e integridade da Índia“.

A Índia representa 30% dos dois mil milhões de downloads registados no TikTok. O WeChat também sai prejudicado nos mais de mil milhões de utilizadores que já acumula em todo o mundo.

O TikTok, que é detido pela empresa chinesa ByteDance, foi lançado na China em 2016. Fora do país substituiu a aplicação musical.ly, que foi comprada pelo Tik Tok em novembro de 2017. O serviço permite que os utilizadores criem vídeos que duram até 15 segundos e que interajam uns com os outros com uma aplicação interna de mensagens.

O WeChat, que foi lançado em 2011, funciona de forma muito semelhante ao WhatsApp.

Esta não é a primeira vez que aplicações chinesas sofrem represálias. De cordo com o jornal norte-americano The New York Times, em janeiro, o TikTok tinha falhas graves de segurança. A história teve também como base acusações de conluio dos responsáveis pelo serviço com o governo chinês.

Na Índia, o TikTok já tinha sido banido em 2019 por promover “a degradação cultural”. Contudo, uma semana depois, voltou a estar ativo.

Desta vez, o bloquio pode demorar mais tempo. As tensões entre a Índia e a China têm estado a escalar depois de, no início deste mês, 20 soldados indianos terem sido mortos na fronteira chinesa e indiana.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

TilTok anuncia acordo com Oracle e Wallmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …