Está uma ilha à venda no sul do Atlântico (e tem ovelhas e pinguins)

A família Dean colocou à venda uma ilha nas ilhas Malvinas, arquipélago sob administração britânica junto à Argentina, no Atlântico. O requisito é assegurar que a manutenção da produção agropecuária.

A ilha Pebble, no arquipélago das ilhas Malvinas, está na família Dean há 150 anos, mas Sam Harris, descendente do comprador original, considera que está na hora de a vender. “É um lugar incrível”, disse Harris. “Infelizmente, está a começar a ser muito difícil geri-la”.

O território, localizado junto à Argentina, tem cinco espécies diferentes de pinguins, 42 espécies de pássaros, leões-marinhos, seis mil ovelhas e 125 vacas.

Com o passar dos anos, a família vendeu outras ilhas do mesmo arquipélago, tendo apenas a ilha Pebble na sua posse. Nenhum membro da família vive na ilha desde os anos 50, sendo agora é administrada pela mãe de Harris, Claire, do Reino Unido.

A ilha entrou na posse da família em 1869, quando foi comprada por 400 libras (cerca de 445 euros) por John Markham Dean, juntamente com algumas ilhas vizinhas. Dean tinha ido para as Malvinas para montar um negócio de peixe, após ter trabalhado num talho.

“Como família, todos foram autorizados a ir”, disse Harris. “Todos os netos puderam ir até lá com nossos maridos ou esposas e os nossos filhos. Eu e a minha esposa, Lowri, fomos lá em 2011, e sentimos uma afinidade íntima“.

A decisão de vender a ilha foi “difícil”, mas não houve outra opção, uma vez que os pais de Harris não tinham “condições para continuar a administrá-la”. “Vai ser difícil dizer adeus”, acrescentou.

Com 32 quilómetros de comprimento e cerca de quatro de largura, a ilha Pebble é a terceira maior do arquipélago. É o lar de uma próspera quinta de ovelhas, tem um grande número de alojamentos que contribuem para o turismo, 125 vacas para impulsionar o mercado, uma turbina eólica e painéis solares para gerar energia.

De acordo com Harris, a família não tem um preço em mente, mas tem preferência por alguém com interesse em agropecuária. “Queremos que a ilha seja desenvolvida e alguém que realmente se importe com isso”, disse.

“Fomos a uma agência imobiliária para uma avaliação, mas não conseguiram porque a possuímos há muito tempo. Não há valores recentes, por isso estamos abertos a ofertas”, rematou.

ZAP // BBC

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Ah?!
    Que raio de conclusão é essa?!
    Sabes alguma coisa sobre as ilhas Malvinas?
    Não?
    Então vai estudar e evita comentários apalermados sem qualquer sentido ou relação com o assunto!!

    • Bem… não sabes nada sobre as Malvinas e continuas a mandar bitaites!..
      Foram descobertas pelos britânicos?!
      Quem disse? Eles?
      Quando foi isso?
      Há alguma prova?
      Não terão sido descobertas por Fernão de Magalhães (ou outros portugueses/espanhóis) que passaram lá perto, uns bons anos antes dos ingleses saberem sequer atravessar o Atlântico?!
      Pois…
      Os franceses foram os primeiros europeus a estabelecer uma colónia nas Malvinas, portanto, segundo a teu belo raciocínio, as Malvinas são francesas!…
      Enfim…

RESPONDER

Bebé nos EUA nasceu sem pele (e ainda não se sabe porquê)

Um bebé no Texas, nos EUA, nasceu sem pele na maior parte do seu corpo. Ja'bari Gray nasceu a 1 de janeiro e pesava apenas 1,4 quilogramas. O menino não tem pele na maior parte do …

Os donos de cães são mais felizes que os donos de gatos

O mundo está dividido em dois: amantes de cães e amantes de gatos. Um estudo acaba de revelar que os donos de cães são mais felizes do que os donos de felinos. Será que os donos …

Estávamos quase a perder um osso do joelho (mas afinal está de volta)

Algumas pessoas têm um osso extra no joelho, conhecido como fabela. Ninguém identificou um propósito para o osso, que até aumenta o risco de artrite. Não era uma surpresa que o osso estivesse a tornar-se cada …

Explosões em hotéis e igrejas no Sri Lanka fazem 200 mortos. Há um português entre as vítimas

Uma série de oito explosões simultâneas em quatro hotéis, um complexo de casas e três igrejas no Sri Lanka deixou pelo menos 207 mortos, entre os quais nove estrangeiros, e 469 pessoas feridas. Um dos …

Os ratos (também) têm sentimentos

Cientistas detetaram “neurónios-espelho” nos ratos. Quando um rato sofre, as células que o seu cérebro ativa são as mesmas do que quando vê um outro rato sofrer. A dor é partilhada e transversal, exatamente como …

Milhares de peregrinos vão a Shingo em busca de Jesus (que, diz a lenda, ali está enterrado)

Jesus não morreu aos 33 anos, mas aos 109. Casou e teve três filhas. Quem foi crucificado em Jerusalém foi o seu irmão. Estas são as crenças de um pequeno grupo de cristãos que vivem …

Os Simpsons fazem 30 anos a celebrar o seu dia internacional

A série sobre uma das famílias mais queridas da televisão mundial "Os Simpsons" vai fazer em dezembro 30 anos desde a sua estreia neste formato, mas as comemorações começam já esta sexta-feira com direito a …

Só as mulheres podem parar o Apocalipse nuclear

O aumento da participação feminina no setor nuclear ajudaria a reduzir a ameaça de um Apocalipse, afirmou recentemente a analista Xanthe Scharf. O conflito nuclear continua a ser a maior ameaça imediata à segurança global. Os …

Esqueleto que caiu de um penhasco pode ter pertencido a uma princesa

Há mais de um século, um tronco esculpido que continha o antigo esqueleto de uma mulher caiu de um penhasco à beira-mar na pequena vila costeira polaca de Bagicz. Agora, os investigadores determinaram que a mulher …

Apanhado no Facetime. Prisão perpétua para português por violação e agressão em Inglaterra

Um português a residir em Inglaterra foi condenado a prisão perpétua por violação e agressão a uma jovem de 19 anos, tendo uma captura de ecrã durante uma chamada de FaceTime sido um elemento chave. Samuel …