Está uma ilha à venda no sul do Atlântico (e tem ovelhas e pinguins)

A família Dean colocou à venda uma ilha nas ilhas Malvinas, arquipélago sob administração britânica junto à Argentina, no Atlântico. O requisito é assegurar que a manutenção da produção agropecuária.

A ilha Pebble, no arquipélago das ilhas Malvinas, está na família Dean há 150 anos, mas Sam Harris, descendente do comprador original, considera que está na hora de a vender. “É um lugar incrível”, disse Harris. “Infelizmente, está a começar a ser muito difícil geri-la”.

O território, localizado junto à Argentina, tem cinco espécies diferentes de pinguins, 42 espécies de pássaros, leões-marinhos, seis mil ovelhas e 125 vacas.

Com o passar dos anos, a família vendeu outras ilhas do mesmo arquipélago, tendo apenas a ilha Pebble na sua posse. Nenhum membro da família vive na ilha desde os anos 50, sendo agora é administrada pela mãe de Harris, Claire, do Reino Unido.

A ilha entrou na posse da família em 1869, quando foi comprada por 400 libras (cerca de 445 euros) por John Markham Dean, juntamente com algumas ilhas vizinhas. Dean tinha ido para as Malvinas para montar um negócio de peixe, após ter trabalhado num talho.

“Como família, todos foram autorizados a ir”, disse Harris. “Todos os netos puderam ir até lá com nossos maridos ou esposas e os nossos filhos. Eu e a minha esposa, Lowri, fomos lá em 2011, e sentimos uma afinidade íntima“.

A decisão de vender a ilha foi “difícil”, mas não houve outra opção, uma vez que os pais de Harris não tinham “condições para continuar a administrá-la”. “Vai ser difícil dizer adeus”, acrescentou.

Com 32 quilómetros de comprimento e cerca de quatro de largura, a ilha Pebble é a terceira maior do arquipélago. É o lar de uma próspera quinta de ovelhas, tem um grande número de alojamentos que contribuem para o turismo, 125 vacas para impulsionar o mercado, uma turbina eólica e painéis solares para gerar energia.

De acordo com Harris, a família não tem um preço em mente, mas tem preferência por alguém com interesse em agropecuária. “Queremos que a ilha seja desenvolvida e alguém que realmente se importe com isso”, disse.

“Fomos a uma agência imobiliária para uma avaliação, mas não conseguiram porque a possuímos há muito tempo. Não há valores recentes, por isso estamos abertos a ofertas”, rematou.

ZAP // BBC

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Ah?!
    Que raio de conclusão é essa?!
    Sabes alguma coisa sobre as ilhas Malvinas?
    Não?
    Então vai estudar e evita comentários apalermados sem qualquer sentido ou relação com o assunto!!

    • Bem… não sabes nada sobre as Malvinas e continuas a mandar bitaites!..
      Foram descobertas pelos britânicos?!
      Quem disse? Eles?
      Quando foi isso?
      Há alguma prova?
      Não terão sido descobertas por Fernão de Magalhães (ou outros portugueses/espanhóis) que passaram lá perto, uns bons anos antes dos ingleses saberem sequer atravessar o Atlântico?!
      Pois…
      Os franceses foram os primeiros europeus a estabelecer uma colónia nas Malvinas, portanto, segundo a teu belo raciocínio, as Malvinas são francesas!…
      Enfim…

RESPONDER

"Toupeira" do Insight está a mover-se novamente

O módulo Insight da agência espacial norte-americana (NASA) usou o seu braço robótico para ajudar a sua sonda de calor, conhecida como "toupeira", a cavar quase 2 centímetros na semana passada. Embora modesto, este movimento …

A maioria das bruxas eram mulheres, porque a caça às bruxas servia para perseguir os fracos

Ao longo da história, "caça às bruxas" sempre foi um termo usado para ridicularizar tudo, desde investigações de agressões sexual a alegações de corrupção. Quando nos referimos a bruxas, geralmente não estamos a falar de mulheres …

Benfica 2 vs 1 Lyon | Merci beaucoup, monsieur Lopes!

O Benfica somou os primeiros três pontos na Liga dos Campeões 19/20, ao bater o Lyon por 2-1 em casa. Os “encarnados” entraram a vencer bem cedo, ameaçaram sucumbir à reacção visitante, mas, a cinco minutos …

Um ano depois do colapso, a ponte de Génova começa a ganhar uma nova vida

Génova está a reconstruir a ponte que, no ano passado, desabou e provocou 43 mortos. O novo projeto vai ter um caminho pedonal e um parque memorial para homenagear as vítimas deste desastre. No dia 14 …

"Capa de invisibilidade". Novo material permite ocultar objetos

A empresa canadiana fabricante de uniformes de camuflagem para militares, HyperStealth Biotechnology, anunciou quatro pedidos de patente, todos relacionados com o Quantum Stealth. O material também é chamado de "capa de invisibilidade". O inventor dos quatro …

Jovem português quer ser o primeiro a dar a volta ao mundo numa moto de 125cc

O jovem português com o recorde de primeiro do mundo a percorrer a América do Sul numa moto de 125 centímetros cúbicos (cc) anunciou hoje que em 2020 tentará registar a mais longa volta ao …

Um grupo de manifestantes cantou o Baby Shark para acalmar um bebé durante um protesto no Líbano

No meio de uma das maiores manifestações do Líbano dos últimos cinco anos, uma mãe avisou os participantes do protesto que o seu filho estava assustado. A reação do grupo de manifestantes foi inesperada. Robin, de …

Tame Impala preparam lançamento de novo álbum

Ao que tudo indica, os Tame Impala preparam-se para lançar um novo álbum ainda este ano. As suspeitas surgem após a banda ter partilhado uma espécie de teaser no seu site oficial. Os Tame Impala divulgaram …

União Europeia favorável a nova extensão do Brexit mas ainda sem resposta para Londres

Os 27 Estados-membros da União Europeia são favoráveis a um novo adiamento do ‘Brexit’, solicitado pelo governo britânico, mas ainda discutem a sua extensão e as conversações prosseguirão no final da semana, revelaram fontes europeias. O …

A maior família do Reino Unido vai crescer. Vem aí o 22º filho

A família Radford, conhecida como a maior do Reino Unido, anunciou através de um vídeo no YouTube que estão à espera do 22.º filho. A família Radford vive em Morecambe, Inglaterra, e anunciou através do seu …