A pandemia poupou os habitantes de uma pequena ilha italiana (mas não os turistas)

Na pequena ilha italiana Isola del Giglio, na região de Toscana, alguns turistas ficaram infetados com covid-19, o que causou preocupação. Porém, todos os habitantes foram poupados.

De acordo com a Fox News, nenhum dos cerca de 800 habitantes da Isola del Giglio, em Itália, desenvolveu sintomas de covid-19, embora as condições parecessem favoráveis para a doença se espalhar rapidamente.

Armando Schiaffino, o único médico da ilha há cerca de 40 anos, mostrou-se preocupado com um possível surto local. “Sempre que aparece uma doença comum na infância, como escarlatina, sarampo ou varicela, em poucos dias praticamente todos estão infetados”, disse.

Paola Muti, investigadora de cancro da mama da Universidade de Milão, , decidiu tentar descobrir porque é que, desta vez, a doença não se estava a espalhar. Nessa altura, Muti estava presa na ilha devido às rígidas regras de bloqueio de Itália.

O primeiro caso conhecido de covid-19 em Giglio foi um homem de 60 anos que chegou em 18 de fevereiro – alguns dias antes do primeiro “caso nativo” de Itália ser diagnosticado no norte. O homem foi a Giglio para o funeral de um parente e estava “a tossir o tempo todo”. O homem, que voltou no mesmo dia para o continente, morreu três dias depois.

O padre da ilha, Lorenzo Pasquotti, lembrou que “depois do funeral, houve saudações, abraços e beijos”, como é costume. Depois, veio a procissão até ao cemitério, onde “houve mais abraços e beijos”.

Em 5 de março, quatro dias antes do bloqueio nacional, mais três visitantes vieram do continente e testaram positivo na ilha. Um deles era um alemão do norte de Itália, o epicentro inicial do surto da Europa, que socializou durante vários dias com amigos de longa data em Giglio, inclusive em restaurantes públicos. Depois de uma semana, devido a uma tosse forte, foi testado na ilha e o resultado foi positivo.

Havia outros casos conhecidos, incluindo um ilhéu que tinha morado na Austrália durante dois anos antes de voltar para Giglio em meados de março, durante o confinamento, para ver os pais. Três dias depois de chegar a Giglio, desenvolveu febre leve e testou positivo.

Giglio recebeu kits para testar a presença de anticorpos para ver se outras pessoas poderiam ter covid-19. No final de abril, pouco antes das primeiras restrições de viagens serem levantadas, os habitantes da ilha fizeram o exame de sangue, alinhando-se do lado de fora da escola e do consultório médico da ilha.

Dos cerca de 800 residentes, 723 ofereceram-se para serem testados. Destes, apenas um tinha anticorpos: um homem idoso que navegou no mesmo ferry que o visitante alemão.

Muti não chegou a nenhuma conclusão quando se preparava para deixar a ilha, mas sugere que os ilhéus não tenham sido suficientemente expostos à covid-19 para ficarem infetados.

Essa possibilidade também foi expressa por Massimo Andreoni, chefe de doenças infecciosas do hospital Tor Vergata, em Roma, que observou que alguns pacientes eram simplesmente menos capazes de espalhar a doença por razões que ainda não eram claras.

Para Daniel Altmann, professor de imunologia no Imperial College de Londres, pode ter sido sorte ou “algo importante e exótico”, como uma variante genética comum entre a população da ilha. Como muitos dos habitantes se casaram entre si durante gerações, Muti gostaria de fazer um estudo genético sobre os ilhéus.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ruth, a "humana digital" da Nestlé ensina como fazer as bolachas perfeitas

Graças à Inteligência Artificial, nasceu Ruth, um "humano digital" da Nestlé que interage connosco e nos ajuda a fazer as melhores bolachas com pepitas de chocolate. A internet é o maior livro de receitas a que …

“Ditador egoísta e despótico”. Margaret Tatcher comparou Saddam Hussein a Hitler após ataque ao Kuwait

Documentos do início da Guerra do Golfo revelam que a antiga primeira-ministra britânica Margaret Thatcher comparou Saddam Hussein a Adolf Hitler após a invasão do Kuwait pelo ditador iraquiano. De acordo com os documentos anteriormente confidenciais …

Cientistas criam "televisão" ultravioleta para animais (que nos vai ajudar a entendê-los melhor)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, desenvolveu uma "televisão" ultravioleta para ajudar os especialistas a entender melhor a forma como os animais veem o mundo. Os monitores de televisões ou computadores têm …

Watakano, a “ilha da prostituição” que teve o seu auge nos anos 80, está agora vazia

Conhecida como “ilha da prostituição”, Watakano já foi considera um pequeno paraíso sexual. No seu auge, do final dos anos 70 a meados dos anos 80, homens faziam um curta viagem de barco até ao …

Deputado norte-americano quer banir GTA 5 e outros jogos violentos. Tudo para diminuir roubos de carros

O deputado norte-americano Marcus Evans quer proibir a venda de videojogos violentos que promovam atividades criminosas, como o GTA 5, face ao aumento dos roubos de automóveis em Chicago e um pouco por todo o …

Estudante projetou um casaco que se transforma num saco-cama para os sem-abrigo. E deu-lhes um emprego

Nos Estados Unidos, há pelo menos 567.715 pessoas que vivem nas ruas. Embora há quem vire as costas a essas estas, também há quem esteja disposto a fazer tudo para ajudar os necessitados e tirá-los …

Um livro e uma reclusa-mediterrânica. Aranhas venenosas obrigam a encerramento temporário de biblioteca nos EUA

Aranhas venenosas da espécie reclusa-mediterrânica apareceram na cave de uma biblioteca na Universidade do Michigan, nos Estados Unidos. Os funcionários de uma biblioteca da Universidade do Michigan, nos Estados Unidos, foram obrigados a encerrar temporariamente o …

Bolsonaro diz que máscaras causam "efeitos colaterais"

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, disse que as máscaras causam "efeitos colaterais" e citou um alegado estudo alemão, sem acrescentar mais detalhes. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, causou polémica esta quinta-feira ao dizer que as …

Pilotos aprovam acordo de emergência na TAP

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aprovou esta sexta-feira o acordo de emergência na TAP, adiantaram vários pilotos à Lusa. O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aprovou o acordo de emergência na …

Britânico enviava dinheiro a residentes de uma cidade britânica. Era "um ato generoso de bondade"

Os habitantes de Frome, no Reino Unido, estão constantemente à espera do correio, depois de ter sido revelado que um homem misterioso estava a entregar dinheiro nas casas dos residentes locais. A polícia da cidade inglesa …