Ihor foi entrevistado pelo SEF com o Google Tradutor. Mas não foi o único

(dr)

Ihor Homeniuk

O SEF costuma usar os tradutores de uma lista telefónica, “pedidos informais e não registados a outros inspetores do SEF que tenham alguns conhecimentos” na língua em causa, a ajuda a outros passageiros e até o tradutor do Google.

A entrada de Ihor Homenyuk em Portugal foi barrada, o que o levou a que fosse colocado no Espaço Equiparado a Centro de Instalação Temporária até ser devolvido à Ucrânia. Na semana passada, o inspetor que fez a primeira entrevista à chegada, Augusto Costa, admitiu que usou o tradutor do Google para entrevistar o cidadão.

À TSF, a Associação dos Ucranianos em Portugal diz não compreender o uso pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) desta ferramenta de tradução automática, quando existem várias e melhores alternativas. Além disso, não compreende o motivo pelo qual Ihor não foi entrevistado numa segunda fase em russo.

Os inspetores do SEF concluíram que Ihor Homenyuk vinha trabalhar para Portugal sem o visto adequado. Se não for para trabalhar, os ucranianos podem entrar em Portugal com um simples passaporte, e o mesmo acontece para os portugueses que visitam a Ucrânia.

Neste caso específico, o inspetor Augusto Costa concluiu, através do Google, que Ihor vinha trabalhar, uma conclusão que foi mais tarde confirmada por uma segunda entrevista feita pelo SEF com o apoio de uma inspetora que falava russo – e que garantiu que o ucraniano falava o idioma de forma fluente.

Contudo, tanto o advogado da família, José Gaspar Schwalbach, como o presidente da Associação dos Ucranianos em Portugal, Pavlo Sadokha, garantem que Ihor Homenyuk não falava russo e que não vinha para trabalhar de imediato.

A intenção do ucraniano seria conhecer o país e perceber se existiriam condições para mais tarde trabalhar em Portugal, revelou o representante da associação à rádio.

Sobre o uso do Google Tradutor, Sadokha considera que o SEF devia ter contactado o consulado da Ucrânia ou uma das muitas associações de ucranianos que vivem em Portugal.

Além disso, salientou que o recurso ao russo na segunda entrevista não fez sentido, uma vez que russo e ucraniano são línguas da mesma família, mas com muitas diferenças.

A TSF teve acesso à investigação da Inspeção Geral da Administração Interna (IGAI) à morte de Ihor. Nela, lê-se que quando o passageiro não fala inglês ou francês, o SEF costuma usar os tradutores de uma lista telefónica, mas também “pedidos informais e não registados a outros inspetores do SEF que tenham alguns conhecimentos” na língua em causa, a ajuda a outros passageiros ou o tradutor do Google.

Uma fonte ligada ao SEF confirmou o uso desta ferramenta apenas quando não há outra solução, garantindo ser impossível ter um tradutor de cada língua no aeroporto.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Vírus com 15 mil anos descobertos no gelo do Planalto do Tibete

Cientistas que estudam glaciares encontraram vírus com quase 15 mil anos em duas amostras de gelo retiradas do Planalto do Tibete, na China. Muitos deles, que sobreviveram porque se mantiveram congelados, são diferentes de todos …

Leite sem lactose em laboratório (e com a ajuda de membranas de óxido de grafeno)

As membranas de óxido de grafeno (uma forma oxidada do material) têm sido muito estudadas para a dessalinização da água e separação de corantes, mas as suas propriedades podem não ficar por aqui. Uma equipa de …

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …