/

A Igreja Católica tem sete novos santos

1

Giorgio Onorati / EPA

Tapeçarias na praça de S.Pedro apresentam os sete novos santos canonizados pelo papa Francisco

Tapeçarias na praça de S.Pedro apresentam os sete novos santos canonizados pelo papa Francisco

O Papa presidiu este domingo ao rito de canonização de sete fiéis católicos e afirmou na homilia da Missa que os santos “rezaram com todas as forças, lutaram e venceram”.

“Os santos são homens e mulheres que entraram profundamente no mistério da oração, que lutaram com a oração, deixando rezar e lutar neles o Espírito Santo”, afirmou o papa Francisco na celebração que acontece a pouco mais de um mês do final do Jubileu da Misericórdia (20 de novembro).

O Papa lembrou que rezar não é “refugiar-se num nundo ideal”, mas “lutar” e deixar que o Espírito Santo reze em cada mulher e homem.

“Os sete testemunhos que hoje foram canonizados, combateram a boa batalha da fé e do amor coma oração. Pelo seu exemplo e a sua intercessão, Deus nos conceda também a nós de sermos homens e mulheres de oração”, referiu Francisco na homilia da Missa, na Praça de São Pedro.

Entre os santos canonizados por Francisco está a monja francesa Isabel da Trindade (Isabel Catez), da Ordem das Carmelitas Descalças.

A Rádio Vaticano apresenta a santa francesa como uma “grande mística”, contemporânea de Santa Teresinha do Menino Jesus. A religiosa carmelita morreu em 1906 aos 26 anos, após um longo sofrimento causado pela Doença de Addison.

Francisco canonizou também uma das figuras que o inspirou, José Gabriel del Rosario Brochero (1840-1914), conhecido como o ‘Cura Brochero’, que percorreu a Argentina numa mula para levar a mensagem do Evangelho no século XIX.

Em 2013, após a beatificação deste sacerdote, o Papa desejou no Vaticano que haja mais padres capazes de “dar a sua vida ao serviço da evangelização, seja de joelhos diante do crucifixo, seja dando testemunho em todos os lugares do amor e da misericórdia de Deus”.

Outro dos novos santos é o jovem José Sánchez del Río, mexicano (1913-1928), martirizado aos 14 anos durante a perseguição religiosa no México.

A lista inclui ainda o mártir Salomão Leclercq (1745-1792), dos Irmãos das Escolas Cristãs, e o fundador da União Eucarística Reparadora e da Congregação das Irmãs Missionárias Eucarísticas de Nazaré, D. Manuel González García (1877-1940), bispo de Palença (Espanha).

Foram ainda canonizados este domingo o padre Ludovico Pavoni (1784-1849), fundador da Congregação dos Filhos de Maria Imaculada, e o padre Alfonso Maria Fusco (1839-1910), fundador da Congregação das Irmãs de São João Batista.

Francisco proclamou até agora 29 santos. O italiano Antonio Primaldo foi canonizado juntamente com 812 companheiros leigos em oito cerimónias no Vaticano, duas fora da Itália (EUA e Sri Lanka) e sete canonizações por equipolência (sem necessidade de novo milagre).

Entre os santos proclamados no pontificado de Francisco estão os Papas João XXIII e João Paulo II, a Madre Teresa de Calcutá e o padre nascido na então Goa Portuguesa, São José Vaz.

Bom Dia

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.