Igreja aconselha recasados católicos a absterem-se de ter relações sexuais

patriarcadodelisboa / Flickr

Cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente

Nos casos em que não seja possível ver declarada a nulidade do casamento anterior, deve ser proposto aos casais em “situação irregular” viver sem a prática de relações sexuais. Este é a recomendação de D. Manuel Clemente, Cardeal-patriarca de Lisboa.

Num documento publicado esta quarta-feira, D. Manuel Clemente, Cardeal-patriarca de Lisboa, deixa uma recomendação aos casais recasados: estes devem seguir “uma vida em continência”.

O documento contém algumas normas que regulam o acesso aos sacramentos de pessoas em “situação irregular”, ou seja, aquelas em que, depois de um casamento, houve rutura e união civil.

Os ditos recasados podem “em circunstâncias excecionais” aceder aos sacramentos da Igreja Católica, mas a Igreja não deve deixar de lhes propor “a vida em continência”, devendo, por outras palavras, incentivar a abstinência sexual aos casais nesta situação, avança o Público.

Esta é a leitura que D. Manuel Clemente faz, dois anos depois, da exortação apostólica Amoris Laetitia que o Papa Francisco publicou em abril de 2016, na qual desafiava as dioceses dos vários países a porem de parte “a fria moralidade burocrática” e a serem misericordiosas com quem se divorciou ou vive numa união fora do casamento.

“Em certos casos, poderia haver também a ajuda dos sacramentos”, lia-se na exortação com a qual o Papa abriu de novo a porta aos recasados católicos à Igreja. Agora, dois anos depois, o Cardeal-patriarca encontra uma visão mais restritiva inscrita, revela o jornal.

D. Manuel Clemente defende uma maior presença na comunidade e na participação dos recasados em grupos de reflexão ou de oração, contudo enfatiza que a reintegração dos católicos em situação irregular “não acaba necessariamente nos sacramentos”.

O Cardeal-patriarca propõe assim que se analise cada caso, que se pondere a apresentação ao tribunal diocesano quando haja dúvidas sobre a validade do matrimónio anterior e, quando a validade se confirma, que não deixe de se “propor a vida em continência na nova situação”.

ZAP //

PARTILHAR

20 COMENTÁRIOS

  1. Ah?
    Este cardeal parasita está mesmo senil!!
    Quem se deve abster de relações sexuais (com criancinhas) são os seus colegas de profissão na máfia da Igreja.
    Deve ter-se esquecido que já estamos em 2018 e, com estas “teorias”, a sua igreja vai ter cada vez mais dificuldade em vender a fé aos palermas, perdão; ensinar a palavra de deus aos crentes!!

  2. A maior parte dos casamentos existe sem sexo. Este Sr nãao está a mandar nenhuma novidade. Mulher depois de casar fecha as pernas, é um facto conhecido, agora o sr padre tambem não pode prarticar a sodomia com sacristãos novinhos…

  3. Com o Islamismo a aceitar que um homem tenha várias mulheres, ainda se admiram que até o Arthur Wagner da Direita Populista Alemã, se tenha convertido ao Islão.

  4. É pena que ele não tenha dado conselhos parecidos ao Padre da Madeira que teve uma filha em Agosto e que continua a Dizer Missa aos Domingos, a Confessar, a Comungar e a dar Comunhão…
    Nem digo mais nada!

  5. Este ilustre membro da igreja, deveria preocupar-se em fazer pagar pelos seus actos, os membros da igreja que com a cobertura deste Sr. Clemente (de nome) esbulharam quem se atreveu a fazer-lhes frente.
    Isto em vez de se intrometer na vida pessoal dos cidadãos.
    É uma pena que a igreja se continue a comportar ao fim de alguns séculos como uma multinacional de indulgências e de interesses, esquecendo-se do que deveria ser a sua verdadeira vocação.
    Enquanto católico, este Sr. Clemente não me representa.

  6. Quem é este Cardeal?, um católico da treta, estúpido e ignorante das coisas da vida?.
    Por favor caro senhor, abstenha-se de dizer besteiras e ganhe juízo, parece que a idade ainda não lhe trouxe o bom senso.
    Por estas e por outras é que a igreja tem cada vez menos praticantes, tudo se está a afastar a afastar aos poucos e contribuições dessas ainda ficam a falar sozinhos.
    Senhor Cardeal, acha que o povo português anda com os olhos fechados como na Idade Média?, falem-nos da verdade, aquela que andam a esconder há mais de 2000 anos e deixe-se de tretas sem nexo, resumindo; ganhe juízo,

  7. Palavras do Papa Francisco:
    “…exortação apostólica Amoris Laetitia que o Papa Francisco publicou em abril de 2016, na qual desafiava as dioceses dos vários países a porem de parte “a fria moralidade burocrática” e a serem misericordiosas com quem se divorciou ou vive numa união fora do casamento.
    “Em certos casos, poderia haver também a ajuda dos sacramentos”, lia-se na exortação com a qual o Papa abriu de novo a porta aos recasados católicos à Igreja. ”

    Palavras do Cardeal D.Manuel Clemente:
    “Nos casos em que não seja possível ver declarada a nulidade do casamento anterior, deve ser proposto aos casais em “situação irregular” viver sem a prática de relações sexuais. Este é a recomendação de D. Manuel Clemente, Cardeal-patriarca de Lisboa.”
    Num documento publicado esta quarta-feira, D. Manuel Clemente, Cardeal-patriarca de Lisboa, deixa uma recomendação aos casais recasados: estes devem seguir “uma vida em continência”.
    **************************
    Mas o que pretende a Igreja Católica Portuguesa???
    Chamar a “Si” os “PECADORES” e pô-los de “CASTIGO”…???
    Estamos em que Século???
    Que tristeza!!! Não faço mais comentários, porque o “menos” é “mais”… e poderia errar por excesso.!

  8. estes chulos da fé das pessoas, são uns pedofilos, paneleiros, chulos e malandros que não pagam impostos para a nossa sociadade, que moral têm eles para falar para as pessoas ou impôr leis, façam como eu não tenho relegião (se tivesse era muçulmano têm 7 mulheres”virgens”) acredito em deus, mas não em relegião, qualquer uma religião é só para haver malandros, chulos e chulas ( as freiras) para viverem uma vida inteira cheia de luxos ás custas muitas das vezes das pessoas em que desgraças batem á porta delas e agarram-se a tudo e eles aproveitam-se, para terminar deixo uma pergunta a todos,… quando é a pegrinação a fátima, já alguma vez viram algum padre na rua a dár assistênçia, lavar os pés por pó talco etc, etc aos seus clientes (os peregrinos coitados) que lá vão lhes levar o guito e ouro á porta deles? fora a relegião falem com os filhos, mulher , pai, mãe ,irmãos é sempre melhor opinião.

  9. Sucedem-se século após século a semear miséria emocional para dela extrairem chorudos dividendos e erguer uma hierarquia de valores, cargos e praticantes, cuja moralidade e religiosidade se vai tornando cada vez mais questionável.
    .
    Quem lê, medita o que lê, e está atento às circunstâncias, não tem dificuldade em concluir que estes tipos são o que mais se assemelha aos Fariseus que tudo fizeram para destruir Cristo e os seus ensinamentos.
    .
    O Cristianismo, existe no coração de muita gente e é visível nas suas obras: o amor fraterno, a caridade, o respeito, a solidariedade, o desprendimento pelos bens terrenos, o cultivo e multiplicação dos seus talentos individuais, a fé no Criador e se deixam guiar pela Divina Providência.
    .
    Será isso que o Catolicismo por meio dos seus padres, bispos e cardeais, ensina ou pratica para servir de exemplo e orientação a toda uma humanidade cada vez mais alienada, explorada e escravizada pelos senhores temporais, que se afiguram como cúmplices da mesma conspiração?!

RESPONDER

Mais cinco minutos? Adiar o despertador não é uma boa ideia

Mais cinco minutos na cama ou acordar mal toque o despertador? Apesar de esse cochilo parecer inofensivo, a verdade é que adiar o despertador não é uma boa ideia. Se faz parte da equipa dos mais …

Há uma planta na Austrália que é masculina, feminina e bissexual

Cientistas da Bucknell University (Austrália) descobriram uma espécie de planta que pode ser masculina, feminina e bissexual. Os investigadores publicaram a descoberta na revista PhytoKeys e chamaram a amostra, que foi descrita em 1970, mas não …

Astrónomos descobrem a mais antiga colisão de galáxias conhecida

Uma equipa internacional de investigadores descobriram o exemplo mais antigo de uma colisão entre duas galáxias. A luz dessa fusão teve de viajar durante 13 mil milhões de anos para chegar até nós, uma vez …

Asteróide do tamanho da Torre Eiffel vai passar pela Terra. É a segunda maior aproximação em 120 anos

Na segunda-feira, dia de S. João no Porto, um asteróide muito grande - que pode ser tão grande como a Torre Eiffel - vai passar pela Terra a mais de 45 mil quilómetros por hora. O …

As eleições foram repetidas em Istambul. Erdogan voltou a perder (e por mais)

O candidato da oposição Ekrem Imamoglu ganhou hoje de novo as eleições municipais em Istambul, após a anulação de uma primeira votação, infligindo ao presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, o pior revés eleitoral em 17 …

No Azerbaijão, há chamas que ardem há quatro mil anos

Chamas altas dançam sem descanso num trecho de 10 metros de encosta. É o Yanar Dag - que significa "montanha em chamas" - na Península Absheron, no Azerbaijão. "Este fogo queimou 4.000 anos e nunca parou", …

A lendária Cidade Perdida do Deus Macaco é um refúgio de espécies "extintas"

A Cidade Branca, imponente sítio arqueológico detetado em 2012 nas selvas das Honduras, é também um "ecossistema prístino e próspero, cheio de espécies raras e únicas". A ONG americana Conservation International chegou a essa conclusão depois …

As mulheres têm mais doenças autoimunes do que os homens. A culpa pode ser da placenta

A hipótese da compensação da gravidez mostra que a evolução pode ter tido um papel importante no sistema imunológico das mulheres. Há cerca de 65 milhões de aos, depois da época dos dinossauros, surgiu o primeiro …

Cientistas conseguiram registar canto de uma das baleias mais raras do mundo

Cientistas conseguiram, pela primeira vez, registar sons de um pequeno grupo de baleias-francas-do-pacífico (Eubalaena japonica). Pela primeira vez, investigadores da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) conseguiram gravar sons de um pequeno grupo de baleias-francas-do-pacífico (Eubalaena …

Único racismo português "é contra os ciganos" (e Portugal devia pedir-lhes desculpa)

O antropólogo e investigador José Pereira Bastos defendeu este domingo que Portugal deveria pedir desculpa aos ciganos e resolver o problema da habitação, apontando que não adianta de nada haver um Dia Nacional do Cigano. O …