Igreja aconselha recasados católicos a absterem-se de ter relações sexuais

patriarcadodelisboa / Flickr

Cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente

Nos casos em que não seja possível ver declarada a nulidade do casamento anterior, deve ser proposto aos casais em “situação irregular” viver sem a prática de relações sexuais. Este é a recomendação de D. Manuel Clemente, Cardeal-patriarca de Lisboa.

Num documento publicado esta quarta-feira, D. Manuel Clemente, Cardeal-patriarca de Lisboa, deixa uma recomendação aos casais recasados: estes devem seguir “uma vida em continência”.

O documento contém algumas normas que regulam o acesso aos sacramentos de pessoas em “situação irregular”, ou seja, aquelas em que, depois de um casamento, houve rutura e união civil.

Os ditos recasados podem “em circunstâncias excecionais” aceder aos sacramentos da Igreja Católica, mas a Igreja não deve deixar de lhes propor “a vida em continência”, devendo, por outras palavras, incentivar a abstinência sexual aos casais nesta situação, avança o Público.

Esta é a leitura que D. Manuel Clemente faz, dois anos depois, da exortação apostólica Amoris Laetitia que o Papa Francisco publicou em abril de 2016, na qual desafiava as dioceses dos vários países a porem de parte “a fria moralidade burocrática” e a serem misericordiosas com quem se divorciou ou vive numa união fora do casamento.

“Em certos casos, poderia haver também a ajuda dos sacramentos”, lia-se na exortação com a qual o Papa abriu de novo a porta aos recasados católicos à Igreja. Agora, dois anos depois, o Cardeal-patriarca encontra uma visão mais restritiva inscrita, revela o jornal.

D. Manuel Clemente defende uma maior presença na comunidade e na participação dos recasados em grupos de reflexão ou de oração, contudo enfatiza que a reintegração dos católicos em situação irregular “não acaba necessariamente nos sacramentos”.

O Cardeal-patriarca propõe assim que se analise cada caso, que se pondere a apresentação ao tribunal diocesano quando haja dúvidas sobre a validade do matrimónio anterior e, quando a validade se confirma, que não deixe de se “propor a vida em continência na nova situação”.

ZAP //

PARTILHAR

20 COMENTÁRIOS

  1. Ah?
    Este cardeal parasita está mesmo senil!!
    Quem se deve abster de relações sexuais (com criancinhas) são os seus colegas de profissão na máfia da Igreja.
    Deve ter-se esquecido que já estamos em 2018 e, com estas “teorias”, a sua igreja vai ter cada vez mais dificuldade em vender a fé aos palermas, perdão; ensinar a palavra de deus aos crentes!!

  2. A maior parte dos casamentos existe sem sexo. Este Sr nãao está a mandar nenhuma novidade. Mulher depois de casar fecha as pernas, é um facto conhecido, agora o sr padre tambem não pode prarticar a sodomia com sacristãos novinhos…

  3. Com o Islamismo a aceitar que um homem tenha várias mulheres, ainda se admiram que até o Arthur Wagner da Direita Populista Alemã, se tenha convertido ao Islão.

  4. É pena que ele não tenha dado conselhos parecidos ao Padre da Madeira que teve uma filha em Agosto e que continua a Dizer Missa aos Domingos, a Confessar, a Comungar e a dar Comunhão…
    Nem digo mais nada!

  5. Este ilustre membro da igreja, deveria preocupar-se em fazer pagar pelos seus actos, os membros da igreja que com a cobertura deste Sr. Clemente (de nome) esbulharam quem se atreveu a fazer-lhes frente.
    Isto em vez de se intrometer na vida pessoal dos cidadãos.
    É uma pena que a igreja se continue a comportar ao fim de alguns séculos como uma multinacional de indulgências e de interesses, esquecendo-se do que deveria ser a sua verdadeira vocação.
    Enquanto católico, este Sr. Clemente não me representa.

  6. Quem é este Cardeal?, um católico da treta, estúpido e ignorante das coisas da vida?.
    Por favor caro senhor, abstenha-se de dizer besteiras e ganhe juízo, parece que a idade ainda não lhe trouxe o bom senso.
    Por estas e por outras é que a igreja tem cada vez menos praticantes, tudo se está a afastar a afastar aos poucos e contribuições dessas ainda ficam a falar sozinhos.
    Senhor Cardeal, acha que o povo português anda com os olhos fechados como na Idade Média?, falem-nos da verdade, aquela que andam a esconder há mais de 2000 anos e deixe-se de tretas sem nexo, resumindo; ganhe juízo,

  7. Palavras do Papa Francisco:
    “…exortação apostólica Amoris Laetitia que o Papa Francisco publicou em abril de 2016, na qual desafiava as dioceses dos vários países a porem de parte “a fria moralidade burocrática” e a serem misericordiosas com quem se divorciou ou vive numa união fora do casamento.
    “Em certos casos, poderia haver também a ajuda dos sacramentos”, lia-se na exortação com a qual o Papa abriu de novo a porta aos recasados católicos à Igreja. ”

    Palavras do Cardeal D.Manuel Clemente:
    “Nos casos em que não seja possível ver declarada a nulidade do casamento anterior, deve ser proposto aos casais em “situação irregular” viver sem a prática de relações sexuais. Este é a recomendação de D. Manuel Clemente, Cardeal-patriarca de Lisboa.”
    Num documento publicado esta quarta-feira, D. Manuel Clemente, Cardeal-patriarca de Lisboa, deixa uma recomendação aos casais recasados: estes devem seguir “uma vida em continência”.
    **************************
    Mas o que pretende a Igreja Católica Portuguesa???
    Chamar a “Si” os “PECADORES” e pô-los de “CASTIGO”…???
    Estamos em que Século???
    Que tristeza!!! Não faço mais comentários, porque o “menos” é “mais”… e poderia errar por excesso.!

  8. estes chulos da fé das pessoas, são uns pedofilos, paneleiros, chulos e malandros que não pagam impostos para a nossa sociadade, que moral têm eles para falar para as pessoas ou impôr leis, façam como eu não tenho relegião (se tivesse era muçulmano têm 7 mulheres”virgens”) acredito em deus, mas não em relegião, qualquer uma religião é só para haver malandros, chulos e chulas ( as freiras) para viverem uma vida inteira cheia de luxos ás custas muitas das vezes das pessoas em que desgraças batem á porta delas e agarram-se a tudo e eles aproveitam-se, para terminar deixo uma pergunta a todos,… quando é a pegrinação a fátima, já alguma vez viram algum padre na rua a dár assistênçia, lavar os pés por pó talco etc, etc aos seus clientes (os peregrinos coitados) que lá vão lhes levar o guito e ouro á porta deles? fora a relegião falem com os filhos, mulher , pai, mãe ,irmãos é sempre melhor opinião.

  9. Sucedem-se século após século a semear miséria emocional para dela extrairem chorudos dividendos e erguer uma hierarquia de valores, cargos e praticantes, cuja moralidade e religiosidade se vai tornando cada vez mais questionável.
    .
    Quem lê, medita o que lê, e está atento às circunstâncias, não tem dificuldade em concluir que estes tipos são o que mais se assemelha aos Fariseus que tudo fizeram para destruir Cristo e os seus ensinamentos.
    .
    O Cristianismo, existe no coração de muita gente e é visível nas suas obras: o amor fraterno, a caridade, o respeito, a solidariedade, o desprendimento pelos bens terrenos, o cultivo e multiplicação dos seus talentos individuais, a fé no Criador e se deixam guiar pela Divina Providência.
    .
    Será isso que o Catolicismo por meio dos seus padres, bispos e cardeais, ensina ou pratica para servir de exemplo e orientação a toda uma humanidade cada vez mais alienada, explorada e escravizada pelos senhores temporais, que se afiguram como cúmplices da mesma conspiração?!

RESPONDER

Zara, 19 anos, quer ser a mulher mais nova de sempre a voar sozinha à volta do mundo

Uma jovem, de 19 anos, pôs mãos à obra para levar a cabo um "gap year" (o chamado ano sabático) com um propósito muito fora do comum: tornar-se a mulher mais nova de sempre a …

Francês diz ter usado método matemático para ganhar o Euromilhões

O francês, que não quis revelar a sua fórmula à imprensa, ganhou, no dia 11 de junho, 30 milhões de euros com a combinação com a qual jogava há um mês. A história foi contada, esta …

Mais de metade da população portuguesa já tem a vacinação completa

Mais de metade da população residente em Portugal (52%) já tem a vacinação completa contra a covid-19, revela o relatório semanal de vacinação divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último relatório semanal …

Campeão olímpico criou problemas no seu país natal

Richard Carapaz, medalha de ouro no ciclismo, foi direto: "O país nunca acreditou em mim". Presidente do Equador, ministro e Comité Olímpico reagiram. Poucos dias depois de ter subido ao pódio final da Volta a França …

Jovens preocupados com fertilidade e efeitos secundários das vacinas contra a covid-19

Com o avanço das campanhas de vacinação, um grande número de pessoas das faixas etárias baixo dos 30 anos mostra-se relutante em tomar a vacina contra a covid-19. Os jovens falam de preocupações com fertilidade …

Clarisse: dois gestos que ficam para a memória olímpica

Clarisse Agbégnénou foi campeã olímpica no judo, pela primeira vez - mas a atitude que demonstrou, mal venceu a final, ficará também para os registos. Campeã mundial cinco vezes, mais duas medalhas de prata. Cinco medalhas …

Sindicatos avançam com ações legais para travar despedimento coletivo na TAP

Os sindicatos que representam os trabalhadores da TAP vão avançar com ações legais para travar o despedimento coletivo que a empresa iniciou na segunda-feira, que abrange 124 profissionais. "Até agora houve conversa, a partir de agora …

Ginastas alemãs usam fato integral para combater sexualização da modalidade

Ao contrário do que acontece com os ginastas masculinos, que podem optar por calções ou calças, as mulheres competem, desde o início da modalidade, de bodies que expõem grande parte do seu corpo. Quando, no último …

Tribunal europeu dá razão à SIC e condena Estado por violar liberdade de expressão

Portugal foi condenado pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem (TEDH) por violação da liberdade de expressão num caso em que a SIC foi obrigada a indemnizar um ex-deputado do PS por ofensa à sua …

Misturar doses da AstraZeneca e da Pfizer aumenta até seis vezes as defesas contra covid-19

Um novo estudo realizado na Coreia do Sul concluiu que o número de anticorpos contra a covid-19 aumentou seis vezes em quem misturou as doses da AstraZeneca e da Pfizer em relação a quem tomou …