Idosos em lares infetados vão mudar-se (e podem ir para outros concelhos)

Na sequência do aumento de números de casos confirmados de covid- 19 nos lares, o Governo pretende “encontrar equipamentos alternativos” para alojar idosos, em isolamento profilático e que não precisem de tratamento hospitalar, dentro ou fora do concelho.

Segundo o despacho aprovado esta quinta-feira pelo Executivo, citado pelo ECO, a medida pode ser aplicada para doentes confirmados com covid-19, mas não só.

“Estabelece-se ainda que, quando não existam equipamentos alternativos nos próprios municípios, sejam procuradas soluções noutras autarquias do distrito ou de distritos adjacentes, sempre em articulação entre as várias autoridades“, sublinha.

A medida serve para garantir que os “utentes possam ser protegidos, cumprindo os planos de contingência e impedindo a contaminação de mais pessoas” e vai ser articulada entre as Câmaras Municipais, a Proteção Civil, a autoridades de saúde locais e da Segurança Social.

As normas aplicam-se a estabelecimentos de apoio social, residencial, destinados a pessoas idosas, e às unidades de internamento da Rede Nacional de Cuidados Intensivos Integrados (RNCCI).

Esta semana, arrancou uma operação de testes de despiste da covid-19 em todos os lares de idosos nos concelhos de Lisboa, Aveiro, Évora e Guarda, estendendo-se depois ao resto do país.

O Governo anunciou também a criação de uma equipa multidisciplinar de acompanhamento permanente dos lares que pode ser chamada em caso de emergência, enquanto as Forças Armadas podem ajudar na higienização de lares.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.