/

Idoso japonês recebeu um envelope dos EUA. Era um cheque de 1.400 dólares

2

Um idoso japonês recebeu um cheque no valor de 1.400 dólares, aproximadamente 1.148 euros, do Governo dos Estados Unidos pelo correio.

Um japonês, de 79 anos, recebeu recentemente um cheque no valor de 1.400 dólares, aproximadamente 1.148 euros, pelo correio. O estímulo faz parte de um pacote de ajuda do Governo norte-americano, aprovado em março.

O idoso, que vive em Kanagawa, pensou que o bónus poderia estar de alguma forma relacionado com os benefícios de Previdência Social dos EUA, que tem recebido ao longo dos anos por ter trabalhado no país. A Vice refere que a sua esposa também recebeu um cheque no mesmo valor.

Durante cinco anos, o homem, que não quis ser identificado pelo jornal Asahi Shimbun, trabalhou no escritório de uma empresa japonesa, nos Estados Unidos, e pagou impostos da Previdência Social.

O Acordo de Totalização entre os EUA e o Japão, datado de 2005, oferece benefícios aos cidadãos que trabalham ou trabalharam nos dois países. Neste caso, o idoso e a sua esposa recebem, mensalmente, cerca de 500 dólares (aproximadamente 410 euros) do Governo norte-americano.

Sobra tanto dinheiro aos Estados Unidos que chega para dar a estrangeiros como eu, que moramos lá há cerca de 40 anos”, brincou.

Segundo o Plano de Resgate Americano do Presidente Joe Biden, cidadãos dos Estados Unidos, assim como residentes permanentes legais, são os únicos grupos qualificados para receber um cheque de estímulo, criado no âmbito da pandemia de covid-19, apesar de haver algumas exceções.

Com base nas notícias que têm saído nos órgãos de comunicação social, não está claro se os destinatários japoneses deveriam ter recebido estes cheques.

Em causa poderá estar um engano.

Liliana Malainho, ZAP //

2 Comments

  1. Que esta abrangido por estes cheques estimulo são todos o cidadãos maiores de 18 anos activos , residentes e reformados, estes podem ser cidadãos americanos ou simplesmente pessoas que trabalharam e descontaram para o (social security) e mesmo que ja tenham regressado ao seu pais de origem estão a receber estes cheques…

    • Não deves ter lido esta parte da notícia:
      “Segundo o Plano de Resgate Americano do Presidente Joe Biden, cidadãos dos Estados Unidos, assim como residentes permanentes legais, são os únicos grupos qualificados para receber um cheque de estímulo, criado no âmbito da pandemia de covid-19, apesar de haver algumas exceções.”

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.