Estrada onde morreram seis pessoas espera por obras há oito anos

Paulo Cunha / Lusa

A requalificação do Itinerário Complementar 8, onde esta segunda-feira morreram mais seis pessoas numa colisão frontal, já é reclamada há, pelo menos, oito anos.

Na edição desta terça-feira, o Jornal de Notícias avança que, há cerca de dois meses, a Assembleia da República recomendou ao Governo a “requalificação urgente” do Itinerário Complementar 8 (IC8) para “salvaguardar a segurança de pessoas e bens”.

Só este ano, já morreram dez pessoas no IC8, distrito de Leiria, vítimas de acidentes de viação. Os números foram adiantados pelo Comando Territorial de Leiria da GNR depois do acidente que matou seis jovens, esta segunda-feira.

O diário escreve que a sinistralidade e os problemas nesta via não são uma novidade, sendo que, há oito anos, que as obras de requalificação são pedidas.

Em 2010, o social-democrata Fernando Marques, eleito deputado pelo círculo de Leiria, avisava que os troços estavam “visivelmente deteriorados” e que as obras eram “há muito reclamadas pelas populações e autarquias”. Oito anos depois, em agosto, a Assembleia da República recomendou ao Governo a “requalificação urgente” do IC8 para “salvaguardar a segurança de pessoas e bens”.

Em maio deste ano já o Conselho Intermunicipal considerou que o adiamento de obras no referido troço era “indigno de um Portugal moderno, socialmente injusto e facto de inibição de pessoas e de atividade económica”.

As Câmaras de Pombal e Ansião mostraram-se também a favor das obras, assim como o Grupo parlamentar do PSD, que recomendou ao Executivo a “eliminação de zonas de interseção e a construção de zonas de ultrapassagem”.

As causas do acidente desta segunda-feira vão ser investigadas pelo Núcleo de Investigação da GNR, que apenas avança o que foi constatado no local: a viatura que seguia no sentido Pombal-Figueira da Foz entrou na faixa de rodagem contrária e colidiu de frente com o outro veículo ligeiro de mercadorias, tendo-o arrastado cerca de 12 metros.

Segundo a GNR, os veículos pertenciam a duas empresas, uma de construção civil e outra de pavimentos, do concelho de Pombal. O acidente ocorreu pelas 07h00 e o IC8 esteve cortado nos dois sentidos cerca de seis horas, reabrindo na totalidade por volta das 13h00.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Uma coisa é a requalificação, outra é a incúria na condução… não sei o que aconteceu, possivelmente uma ultrapassagem que nunca poderia acontecer.
    A requalificação é necessária na maioria das vias por este país fora. E não se tenha dúvidas, também é necessária na maioria dos condutores…

  2. Politiquices!…
    Passo lá muitas vezes e a estrada está boa!!
    Mesmo que não estivesse, como é óbvio, os condutores é que tem que se adaptar à estrada e não a estada ao condutores!

  3. Conheço essa estrada como a palma das minhas mãos e acho estas notícias desajustadas da realidade e puro sensacionalismo. O troço do IC8 entre A17-A1 está excelente sem zonas de perigo.

  4. A estrada está má? É perigosa? Precisa de obras? Se estivéssemos em 1974, 75 ou 76 a culpa era de Salazar que gastou o dinheiro todo do Estado e não fez o necessário. E hoje, quem é o culpado? Ah já sei. É do motorista do António Costa e da mulher da limpeza. Certo?

RESPONDER

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …

O Lamborghini mais potente acelera dentro de água. É um iate com 4.000 cavalos

O resultado da primeira colaboração entre a a Lamborghini e os especialistas da Tecnomar é um iate de luxo, com 4.000 cavalos que recria a sensação de condução de um superdesportivo dentro de água. O mais …

Aproxima-se o lançamento do rover Perseverance

O rover Perseverance da NASA está a menos de um mês da data de lançamento prevista para 20 de julho. A missão de astrobiologia do veículo vai procurar sinais de vida microscópica passada em Marte, explorar …