A requalificação do Itinerário Complementar 8, onde esta segunda-feira morreram mais seis pessoas numa colisão frontal, já é reclamada há, pelo menos, oito anos.
Na edição desta terça-feira, o Jornal de Notícias avança que, há cerca de dois meses, a Assembleia da República recomendou ao Governo a “requalificação urgente” do Itinerário Complementar 8 (IC8) para “salvaguardar a segurança de pessoas e bens”.
Só este ano, já morreram dez pessoas no IC8, distrito de Leiria, vítimas de acidentes de viação. Os números foram adiantados pelo Comando Territorial de Leiria da GNR depois do acidente que matou seis jovens, esta segunda-feira.
O diário escreve que a sinistralidade e os problemas nesta via não são uma novidade, sendo que, há oito anos, que as obras de requalificação são pedidas.
Em 2010, o social-democrata Fernando Marques, eleito deputado pelo círculo de Leiria, avisava que os troços estavam “visivelmente deteriorados” e que as obras eram “há muito reclamadas pelas populações e autarquias”. Oito anos depois, em agosto, a Assembleia da República recomendou ao Governo a “requalificação urgente” do IC8 para “salvaguardar a segurança de pessoas e bens”.
Em maio deste ano já o Conselho Intermunicipal considerou que o adiamento de obras no referido troço era “indigno de um Portugal moderno, socialmente injusto e facto de inibição de pessoas e de atividade económica”.
As Câmaras de Pombal e Ansião mostraram-se também a favor das obras, assim como o Grupo parlamentar do PSD, que recomendou ao Executivo a “eliminação de zonas de interseção e a construção de zonas de ultrapassagem”.
As causas do acidente desta segunda-feira vão ser investigadas pelo Núcleo de Investigação da GNR, que apenas avança o que foi constatado no local: a viatura que seguia no sentido Pombal-Figueira da Foz entrou na faixa de rodagem contrária e colidiu de frente com o outro veículo ligeiro de mercadorias, tendo-o arrastado cerca de 12 metros.
Segundo a GNR, os veículos pertenciam a duas empresas, uma de construção civil e outra de pavimentos, do concelho de Pombal. O acidente ocorreu pelas 07h00 e o IC8 esteve cortado nos dois sentidos cerca de seis horas, reabrindo na totalidade por volta das 13h00.
Uma coisa é a requalificação, outra é a incúria na condução… não sei o que aconteceu, possivelmente uma ultrapassagem que nunca poderia acontecer.
A requalificação é necessária na maioria das vias por este país fora. E não se tenha dúvidas, também é necessária na maioria dos condutores…
Pois.. Em qualquer acidente fatal tem sempre o factor a velocidade excessiva para as condições
Acha que sim? Qual é a sua experiência na condução? Tem que estar sempre presente esse factor? Analise bem a sua resposta…
Politiquices!…
Passo lá muitas vezes e a estrada está boa!!
Mesmo que não estivesse, como é óbvio, os condutores é que tem que se adaptar à estrada e não a estada ao condutores!
Conheço essa estrada como a palma das minhas mãos e acho estas notícias desajustadas da realidade e puro sensacionalismo. O troço do IC8 entre A17-A1 está excelente sem zonas de perigo.
gostaria de ter resposta-
não haveria rivalidades entre as empresas ou empregados ?
E inteligência, não gostarias de ter?!
A estrada está má? É perigosa? Precisa de obras? Se estivéssemos em 1974, 75 ou 76 a culpa era de Salazar que gastou o dinheiro todo do Estado e não fez o necessário. E hoje, quem é o culpado? Ah já sei. É do motorista do António Costa e da mulher da limpeza. Certo?
E se a parvoíce pagasse imposto!
Errado!!
Não, a estrada não é má, nem perigosa, nem precisa de obras – tu é que precisas de pensar duas vezes antes de escreveres disparates!…