Inteligência Artificial aprendeu a pintar como Rembrandt

Investigadores ensinaram uma rede neural de Inteligência Artificial a recriar a magnum opus de Rembrandt, à qual lhe faltavam partes da obra original.

O cientista Robert Erdmann trabalhou lado a lado com o Rijksmuseum, o museu nacional dos Países Baixos, em Amesterdão, para recriar partes perdidas do mais famoso quadro de Rembrandt, “A Ronda da Noite”, usando Inteligência Artificial (IA).

Pintada em 1642, esta obra tem sensivelmente 3,6 metros de comprimento por 4,3 metros de largura. Embora seja grande, já chegou a ser maior.

Quando, em 1715, os burocratas da Câmara Municipal de Amesterdão tomaram posse dele, cortaram as quatro bordas do quadro para que coubesse na parede do edifício.

As peças perdidas de “A Ronda da Noite” nunca foram recuperadas, mas sabemos como eram graças a Gerrit Lundens, um contemporâneo de Rembrandt que copiou a pintura quando ela foi concluída.

Como parte da “Operação Night Watch”, uma missão de restauração multimilionária, o Rijksmuseum começou a recriar essas partes que faltavam no quadro para mostrar aos visitantes como Rembrandt originalmente construiu a pintura.

Usar a recriação de Gerrit Ludens era uma opção, mas essa alternativa não agradou a Erdmann e companhia. “Não há nada de errado em usar um artista assim. No entanto, o produto final ainda teria traços do próprio estilo daquele artista”, explicou o investigador.

Dito isto, Erdmann entendeu que a única solução seria usar Inteligência Artificial para transformar a cópia de Ludens num Rembrandt “original”, conta o Big Think.

Primeiro, os investigadores começaram por criar uma rede neural que conseguisse identificar os elementos correspondentes em ambas as versões da obra. Depois, fizeram uma segunda rede neural que esticasse, girasse, encurtasse, comprimisse e descomprimisse a cópia de Lundens para que as suas medidas correspondessem o mais possível ao original de Rembrandt.

Para ensinar a Inteligência Artificial, esta recebeu blocos aleatórios da cópia de Lundens e pediu para renderizar os blocos no estilo de Rembrandt. Uma espécie de teste às suas capacidades.

E assim como um teste, Erdmann avaliou os esforços da IA com uma nota correspondente. Quanto mais próxima a sua reprodução correspondesse ao conteúdo de “A Ronda da Noite” original, maior seria a nota que recebia.

Em menos de um dia, a margem de erro entre a IA e o Rembrandt real ficou tão pequena que se tornou insignificante. O treino estava completo.

A IA desenvolveu uma larga compreensão do que fez Rembrandt ser Rembrandt. Ao traduzir a cópia de Lundens, usou uma paleta de cores menos saturada e pinceladas mais grossas. Até adotou o uso característico do pintor do chiaroscuro — uma técnica que envolve contrastes nítidos entre luz e sombra.

As peças que faltavam, ressuscitadas por IA, foram impressas em tela e envernizadas para que tivessem um brilho semelhante ao resto da pintura. Et voilà! Eis que renasce o verdadeiro “A Ronda da Noite”, numa colaboração entre homem e máquina.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Daquilo que realmente aconteceu, a dizer que AI seria capaz não só do mesmo processo criativo de Rembrandt, como de toda a sua técnica, como quem diz que AI poderia pintar um quadro novo e original indistinguível na técnica e na critatividade, de um Rembrandt… Vão anos luz.

    A AI simplesmente estudou as técnicas, os padrões de traço e de côr de Rembrandt, para completar partes ínfimas que faltariam a uma cópia.

RESPONDER

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …

Agente de viagens burlou Cristiano Ronaldo em 200 mil euros

Cristiano Ronaldo foi burlado, ao longo de mais de três anos, pela funcionária de uma agência de viagens a quem confiou os seus cartões de crédito e códigos. Jorge Mendes, Gestifute, Nani e Manuel Fernandes …