120 anos depois, IA ajuda a recriar pintura escondida sob obra-prima de Picasso

(dr) Oxia Palus

A Inteligência Artificial (IA) ajudou a recriar uma obra de arte que esteve escondida sob uma pintura de Pablo Picasso durante quase 120 anos.

Uma misteriosa paisagem esconde-se debaixo da superfície visível de La Miséreuse Accroupie (“O mendigo agachado”) de Pablo Picasso, uma representação de uma mulher pobre, de acordo com o The Next Web.

Em 2018, uma equipa de investigadores usou um instrumento de imagem de fluorescência de raios-X para revelar uma imagem ténue da cena coberta.

Historiadores da arte suspeitam que seja uma pintura de um parque perto de Barcelona, feita por Santiago Rusiñol, um amigo de Picasso e líder do movimento modernista catalão. Os investigadores acreditam que o pintor espanhol traçou as colinas na paisagem para moldar os contornos das costas da mulher agachada.

Enquanto a imagem de raios-X revelou uma sombra escura da pintura, agora, a Inteligência Artificial (IA) foi usada para reconstruir a imagem em detalhes e cores.

A recriação foi feita pela Oxia Palus, um coletivo de arte que usa IA para descobrir obras-primas perdidas. A equipa usou uma combinação de imagens espectroscópicas, IA e impressão 3D para atualizar o traço visível da paisagem num método a que chamam “processo neomático”.

Em seguida, usaram um mapa de altura em 3D para pintar a tela em camadas, no estilo de Rusiñol. No processo, foi levada em conta a profundidade, espessura e comprimento aproximado das pinceladas que definem as obras do artista.

“À medida que usarmos mais IA para acelerar a identificação e reconstrução de arte perdida de importância crítica, teremos um impacto altamente significativo ao permitir uma melhor compreensão da história entrelaçada da arte e da sociedade”, disse George Cann, cofundador da Oxia Palus.

Oxia Palus está agora a vender 100 destas telas, com o inevitável acompanhamento de um NFT.

Não é claro o quão próxima a reinterpretação corresponde ao original de Rusiñol, mas a técnica pode ser uma ferramenta interessante para historiadores da arte.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …

Roma já tem uma máquina de venda automática de pizza

A capital italiana tem agora uma máquina de venda automática que faz pizzas em apenas três minutos. Os preços variam de 4,50 aos seis euros (e as opiniões sobre esta ideia também). Raffaele Esposito, o napolitano …

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …