120 anos depois, IA ajuda a recriar pintura escondida sob obra-prima de Picasso

(dr) Oxia Palus

A Inteligência Artificial (IA) ajudou a recriar uma obra de arte que esteve escondida sob uma pintura de Pablo Picasso durante quase 120 anos.

Uma misteriosa paisagem esconde-se debaixo da superfície visível de La Miséreuse Accroupie (“O mendigo agachado”) de Pablo Picasso, uma representação de uma mulher pobre, de acordo com o The Next Web.

Em 2018, uma equipa de investigadores usou um instrumento de imagem de fluorescência de raios-X para revelar uma imagem ténue da cena coberta.

Historiadores da arte suspeitam que seja uma pintura de um parque perto de Barcelona, feita por Santiago Rusiñol, um amigo de Picasso e líder do movimento modernista catalão. Os investigadores acreditam que o pintor espanhol traçou as colinas na paisagem para moldar os contornos das costas da mulher agachada.

Enquanto a imagem de raios-X revelou uma sombra escura da pintura, agora, a Inteligência Artificial (IA) foi usada para reconstruir a imagem em detalhes e cores.

A recriação foi feita pela Oxia Palus, um coletivo de arte que usa IA para descobrir obras-primas perdidas. A equipa usou uma combinação de imagens espectroscópicas, IA e impressão 3D para atualizar o traço visível da paisagem num método a que chamam “processo neomático”.

Em seguida, usaram um mapa de altura em 3D para pintar a tela em camadas, no estilo de Rusiñol. No processo, foi levada em conta a profundidade, espessura e comprimento aproximado das pinceladas que definem as obras do artista.

“À medida que usarmos mais IA para acelerar a identificação e reconstrução de arte perdida de importância crítica, teremos um impacto altamente significativo ao permitir uma melhor compreensão da história entrelaçada da arte e da sociedade”, disse George Cann, cofundador da Oxia Palus.

Oxia Palus está agora a vender 100 destas telas, com o inevitável acompanhamento de um NFT.

Não é claro o quão próxima a reinterpretação corresponde ao original de Rusiñol, mas a técnica pode ser uma ferramenta interessante para historiadores da arte.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pela primeira vez, cientistas viram chimpanzés a matar gorilas

Investigadores testemunharam, pela primeira vez, chimpanzés e gorilas a lutar entre si, confrontos esses que provocaram a morte de alguns deles. De acordo com o site Science Alert, as duas disputas foram observadas no Parque Nacional …

Vírus com 15 mil anos descobertos no gelo do Planalto do Tibete

Cientistas que estudam glaciares encontraram vírus com quase 15 mil anos em duas amostras de gelo retiradas do Planalto do Tibete, na China. Muitos deles, que sobreviveram porque se mantiveram congelados, são diferentes de todos …

Leite sem lactose em laboratório (e com a ajuda de membranas de óxido de grafeno)

As membranas de óxido de grafeno (uma forma oxidada do material) têm sido muito estudadas para a dessalinização da água e separação de corantes, mas as suas propriedades podem não ficar por aqui. Uma equipa de …

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …