Quadro de Picasso esconde pintura de outro artista espanhol

Lusa

Um dos quadros que Picasso pintou em 1902 não é exatamente o que o artista malaguenho começou por pintar e tem escondido uma pintura de outro artista espanhol, de Barcelona, cuja identidade é desconhecida.

O quadro é “La miséreuse accroupie” (A mulher agachada, em tradução livre), um óleo que Pablo Picasso (1881-1973) pintou no “período azul”, assim chamado devido à cor que predominava nas suas telas entre 1901 e 1904.

Os detalhes do quadro, que pertence à Galeria de Arte de Ontário, no Canadá, foram postos a nu por uma equipa internacional de cientistas, um curador e um conservador e serão apresentados à imprensa em Austin, nos Estados Unidos, no encontro anual da American Association for the Advancement of Science (Associação Americana para o Avanço da Ciência).

No trabalho de análise da tela os peritos usaram técnicas não destrutivas baseadas em raios-X e infravermelhos, precisa em comunicado a universidade norte-americana de Northwestern, que participou no estudo.

As imagens obtidas permitiram-lhes concluir que Picasso fez alterações subtis na pintura antes de chegar à versão final. Segundo os especialistas, o artista pintou inicialmente a figura da mulher com o braço direito visível e a mão a segurar um disco, mas acabou por cobri-los com um manto.

Para o curador-assistente de arte moderna da Galeria de Arte de Ontário, Kenneath Brummel, o braço invisível de “La miséreuse accroupie” tem os mesmos traços do braço direito da mulher agachada da aguarela “Femme assise” (Mulher sentada), também de 1902 e recentemente vendida em leilão.

A análise do quadro “La miséreuse accroupie”, realizada em tempo considerado recorde e na própria galeria com instrumentos portáteis, pôs a descoberto uma paisagem desenhada por um outro artista espanhol, cuja identidade é desconhecida. Picasso incorporou, por exemplo, os contornos de penhascos nas costas da mulher.

Perante as descobertas, os especialistas acham que estão aptos para “contar a história” do “desenvolvimento do estilo” de Picasso e “possíveis influências” na sua pintura, nas palavras da conservadora de quadros da Galeria de Arte de Ontário, Sandra Webster-Cook.

A divulgação de novos dados está prometida para 1 de junho, em Houston, no encontro anual do American Institute of Conservation (Instituto Americano para a Conservação).

Num outro trabalho sobre a obra de Picasso, mas desta feita sobre escultura e cujos resultados serão também apresentados no encontro anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência, os peritos descobriram em que fundição de Paris, onde o artista espanhol viveu e trabalhou, foram feitas cinco esculturas em bronze sem assinatura, datadas de 1941 e 1942.

O estudo revelou que a composição das ligas metálicas usadas variava significativamente e que uma outra escultura feita em outro material, com o título “Cabeça de mulher“, que foi inspirada na segunda mulher de Picasso e datada de 1962, tem pormenores faciais em prata.

Para este trabalho, uma equipa de especialistas em estudos de arte, incluindo do Museu Picasso de Paris, utilizou igualmente técnicas de análise por meio de raios-X.

De acordo com um comunicado da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, que participou também na investigação, as cinco esculturas de bronze, para as quais Picasso construiu moldes em gesso na década de 30, foram fundidas na casa Robecchi, nome de um colaborador menos conhecido do artista.

A composição das ligas metálicas utilizadas por Émile Robecchi era diferente, fruto das circunstâncias da ocupação nazi de Paris na Segunda Guerra Mundial (1939-1945): os metais brutos escasseavam na altura, o regime alemão apropriava-se dos metais não-ferrosos e canalizava-os para a guerra e o latão de peças de uso comum era reutilizado com outros fins.

Os peritos concluíram que, para a escultura policromada em ferro fundido “Cabeça de mulher”, inspirada em Jacqueline Roque, Picasso usou prata para realçar detalhes faciais como cabelo e olhos.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

China diz que surto está "sob controlo" após 14 províncias não reportarem novos casos

O surto do coronavírus Covid-19 está "sob controlo", depois de a atualização diária mostrar que 14 das 34 províncias e regiões autónomas do país não detetaram novos casos, anunciaram esta sexta-feira as autoridades chinesas. O vice-diretor …

Após 2 anos preso, Pedro Dias assume três homicídios e diz-se arrependido

Pedro Dias, conhecido pelos homicídios de Aguiar da Beira, manifesta-se arrependido pelos crimes por que foi condenado a 25 anos de prisão, após cumprir dois anos da pena. Um arrependimento que é também um assumir …

Orçamento da UE. Proposta agrava corte de Portugal na coesão em 2 mil milhões

A proposta do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, prevê um corte de 2 mil milhões de euros no envelope da coesão para Portugal. Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia iniciaram esta …

Russos atormentam Estados Unidos outra vez. Presidenciais são o alvo

Os serviços secretos norte-americanos estão convencidos de que os russos estão, novamente, a tentar influenciar as presidenciais daquele país. Faltam nove meses para as eleições presidenciais norte-americanas, mas já há suspeitas de que os russos estão …

Processo obscuro e pouco transparente. Expansão do Metro do Porto cria mal-estar

O alargamento do Metro do Porto está a criar mal-estar entre algumas autarquias da área Metropolitana do Porto. Os autarcas falam num processo obscuro e pouco transparente. O protocolo para consolidação da expansão da rede de …

Barcelona contrata jogador com o mercado fechado (mas Leganés não pôde fazer o mesmo)

O Barcelona foi autorizado a contratar um jogador com o mercado fechado, mas o pedido do Leganés foi rejeitado. O clube perdeu Braithwaite para o clube catalão. O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do …

Portugueses gastam 160 euros por ano na "epidemia das raspadinhas". 11 vezes mais do que os espanhóis

De acordo com um estudo recente, há cada vez mais pessoas a chegarem aos consultórios médicos com a doença do jogo patológico desencadeada pela raspadinha. Num artigo científico publicado na The Lancet, Pedro Morgado e Daniela …

Direita chega ao jogo das comissões no MB Way. PSD e Chega juntam-se ao PS

O PSD quer alargar serviços dentro das contas de baixo custo e incluir transferências via a aplicação da SIBS. O Chega quer eliminar custos nessas transações. Depois da esquerda, é a vez da direita marcar terreno …

Fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sepultura errada

Numa tentativa de prestar homenagem ao ex-basquetebolista, vários fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sua sepultura. O problema é que o têm na campa de outra pessoa. Quase um mês depois …

Precários das escolas ganham menos 170 euros por mês ao entrarem nos quadros

Nas escolas, os psicólogos que passem a efetivos através do PREVPAP passam a ganhar menos 170 euros por mês. Há outros trabalhadores na mesma situação. Os psicólogos precários que trabalham em escolas passam a ganhar menos …