Humorista acusado de terrorismo por comentário a Je Suis Charlie

Dieudonné / Facebook

Dieudonné, humorista francês

Dieudonné, humorista francês

O Ministério Público francês abriu um processo ao humorista francês Dieudonné por “apologia do terrorismo”. Em causa está o facto de o polémico artista, conhecido pelas suas piadas anti-semitas, ter dito que se sentia “Charlie Coulibaly”.

O caso foi originado por uma publicação de Dieudonné na sua página do Facebook, depois de ter participado na Marcha que juntou diversos lideres mundiais, em Paris, no passado domingo, para marcar uma posição contra o terrorismo, no seguimento dos atentados em França, nomeadamente ao jornal satírico Charlie Hebdo, onde morreram 12 pessoas.

A publicação foi entretanto apagada, mas é reproduzida pelo jornal francês Le Monde nos termos seguintes:

Depois desta marcha heróica, o que digo… lendária! Instante mágico igual ao big-bang que criou o Universo… Ou, numa medida menor (mais local), comparável ao coroamente de Vercingétorix. Entro, enfim, em casa. Saibam que esta noite, no que me concerne, sinto-me Charlie Coulibaly“.

As palavras de Dieudonné já foram consideradas uma “abjecção” pelo ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, que também disse que espera que sejam severamente punidas. O governante fala numa “irresponsabilidade, um desrespeito”, lamentando a “propensão deste indivíduo para atiçar o ódio e a divisão”.

Dieudonné, por seu turno, lamenta que o Estado continua a complicar-lhe a vida, tratando-o como “o inimigo público número um”, enquanto diz que só tenta “fazer rir”, até da morte, “porque a morte ri-se bem de nós”, atira.

Consideram-me como um Amedy Coulibaly, enquanto eu não sou diferente de Charlie“, defende o humorista, abrindo assim o debate em torno da liberdade de expressão, numa altura em que o tema está mais quente do que nunca.

O racismo, o anti-semitismo, o negacionismo, a apologia do terrorismo não são opiniões, são delitos“, já veio dizer o primeiro-ministro Manuel Valls, citado pelo Le Monde.

Várias autarquias francesas estão a planear interditar os espectáculos de Dieudonné, que já foi alvo de intervenções similares no passado. A justiça chegou a proibir diversas actuações do humorista que já foi condenado, em diversos processos (mais de 80, segundo o próprio humorista), por anti-semitismo, difamação, incitamento ao ódio e discriminação racial.

Em 2014, publicou na Internet um vídeo onde comparava o assassinato do jornalista americano James Foley, decapitado pelo Estado Islâmico, às mortes de Kadhafi, na Líbia, e de Saddam Hussein, no Iraque, concluindo que “a decapitação simboliza o progresso, o acesso à civilização“. E tiradas como “os maiores vigaristas do mundo são os judeus” granjeiam-lhe muitas críticas e processos q.b.. Paralelamente, Dieudonné tem uma legião de fãs e os seus espectáculos costumam ser bastante requisitados.

Agora, arrisca vir a ser condenado a 7 anos de prisão, à luz da Lei que condena a apologia do terrorismo datada de 13 de Novembro de 2014, pelo que escreveu no Facebook.

SV, ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Então mas… E os direitos de liberdade de expressão?!
    Parem de se acusar mutuamente… Parem de começar guerras por tudo!!! Parem!!! Se somos livres… A liberdade tem que ser igual para todos…

  2. Enquanto não houver respeito mútuo pelas diversas raças e credos, esqueçam, vão haver sempre guerras.
    A humanidade ainda tem que amadurecer.

  3. Há muito tempo que temos de distinguir entre o bom jornalismo e mau. Não podemos permitir excessos na liberdade de opinião, pois a liberdade de uns começa onde termina a liberdade de outros.

RESPONDER

"Toupeira" do InSight termina a sua viagem em Marte

A sonda de calor desenvolvida e construída pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR) e implantada em Marte pelo lander InSight da NASA terminou a sua parte da missão. Desde 28 de fevereiro de 2019 que a …

Após injetar chá de cogumelos, homem começou a desenvolver fungo no sangue

Um homem preparou um chá de "cogumelos mágicos" e decidiu injetá-lo no corpo. Vários dias depois, acabou nas urgências devido ao crescimento de um fungo na sua circulação sanguínea. De acordo com o Live Science, o …

Ministro da Economia testa positivo ao novo coronavírus

O ministro da Economia e do Estado, Pedro Siza Vieira, testou positivo ao novo coronavírus que causa a covid-19, anunciou o ministério que tutela.  Em comunicado citado pelo jornal digital Observador, o ministério da Economia refere …

"Reis do esperma". Homens vendem e doam espermatozóides nas redes sociais (e a procura é surreal)

São muitos os norte-americanos que têm vendido ou doado o seu esperma nas redes sociais. A procura pelo material tem sido cada vez maior, e os bancos não estão a dar conta desta nova realidade, …

Sporting 2-1 FC Porto | Jovane Cabral entra para virar resultado e levar Sporting à final

O suplente Jovane Cabral ‘bisou’ esta terça-feira na vitória do Sporting frente ao FC Porto, por 2-1, em Leiria, consumando a reviravolta no clássico das meias-finais da Taça da Liga de futebol, depois de Marega …

Entrevista: "Amigos meus falam em dar um tiro na cabeça. Eu espero não fechar, mas..."

As novas medidas de confinamento estão quase a entrar em vigor e vão afetar muito a restauração. Contactámos o proprietário de um dos cafés mais conhecidos no Porto. 38 anos depois de ter começado a …

Escutas, cartas e chantagens. Como o FBI tentou minar reputação de Martin Luther King

Desde a Marcha sobre Washington por Trabalho e Liberdade em 1963 até aos seu assassinato em 1968, o FBI lançou-se numa intensa campanha para desacreditar Martin Luther King Jr., de acordo com o novo documentário …

Costa anunciou campanha de testes rápidos já esta quarta-feira. Escolas dizem nada saber

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta terça-feira, no Parlamento, que arrancará esta quarta-feira uma campanha de testes rápidos nas escolas, mas as instituições de ensino dizem nada saber sobre a iniciativa. O líder do Executivo …

Tando: O drone projetado para ser um segurança voador

Drones voadores já são usados para patrulhar áreas externas, mas não ambientes internos onde o GPS não funciona. Isto pode estar prestes a mudar com o lançamento do sistema Tando. Desenvolvido pela startup israelita Indoor Robotics, …

Jorge Jesus com sintomas de covid-19

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, também está a apresentar sintomas da covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. A notícia foi avançada pelo desportivo O Jogo, que dá conta que em causa está uma …