Humanos preferem magoar-se a estarem sozinhos a pensar

Andrew W/Flickr

A introspecção é uma capacidade exclusiva do ser humano, mas pouco apreciada pela maioria.

A introspecção é uma capacidade exclusiva do ser humano, mas pouco apreciada pela maioria

Choques eléctricos. Não são, de todo, a coisa mais agradável, pois não? No entanto, um novo estudo conclui que muitas pessoas preferem levar choques eléctricos a abstrair-se do mundo real e mergulhar nos próprios pensamentos.

A introspecção é uma capacidade exclusiva do ser humano. Porém, parece ser bastante temida. Cientistas do departamento de Psicologia da Universidade de Virgínia, um dos núcleos mais conceituados dos Estados Unidos, num estudo publicado na revista Sciencedescobriram que 67% dos homens procurou a terapia de choque quando deixados sozinhos num quarto. Apenas 25% das mulheres fizeram o mesmo.

A experiência foi bastante simples. Os participantes, de diferentes idades, foram convidados a sentar-se num quarto vazio durante seis a 15 minutos. Quando o tempo acabou, responderam a um questionário que lhes perguntava o quão difícil tinha sido concentrarem-se nos seus pensamentos e se tinham gostado da experiência. A maioria dos indivíduos respondeu que tinha sido difícil manter a concentração e que não tinham aproveitado o tempo.

Para perceber se a dificuldade se devia ao ambiente asséptico de laboratório, os investigadores desafiaram 15 dos indivíduos a fazer a experiência em casa, seguindo as instruções – ficarem em estado de introspecção por um quarto de hora. No fim, um terço admitiu ter feito batota e não ter resistido a mexer no telemóvel ou a ouvir música.

Os resultados mostram que há ainda muito por perceber relativamente à dificuldade das pessoas em estarem sozinhas com os seus pensamentos. Para já, as únicas pistas, ainda que limitadas, apontam para o tipo de personalidade dos participantes. Após alguns testes psicológicos, os investigadores perceberam que as pessoas que conseguem direccionar os pensamentos para sentimentos de felicidade têm 20% mais probabilidade de encontrar prazer na experiência.

E porquê que a dificuldade parece ser maior para os homens?

“Os homens não têm mais dificuldade em pensar que as mulheres. Em quase todos os nossos estudos, não foram encontradas quaisquer diferenças entre homens e mulheres”, afirmou Erin Westgate, uma das investigadoras do estudo, ao The Telegraph. “No entanto, a maneira como reagem a esta dificuldade parece ser muito diferente”, acrescentou.

A equipa de cientistas aprofundou o estudo para descobrir até que ponto as pessoas preferem fazer algo doloroso e desagradável do que ficar a sós com os seus próprios pensamentos durante 15 minutos. Os participantes foram convidados a sentar-se numa sala vazia, desta vez com a opção de apertar um botão que administrava um leve choque eléctrico. Os resultados foram impressionantes, revelando que os homens preferem os choques a passarem tempo sozinhos – um indivíduo pressionou o botão 190 vezes, em 15 minutos.

Mas então, quão difícil poderá realmente ser? Nada como experimentar em casa – mas sem batota! Tudo o que precisa é de um temporizador e uma sala vazia, sem quaisquer bens pessoais. Se apreciar a experiência, saiba que faz parte de uma minoria.

CG, ZAP

1 COMENTÁRIO

  1. A introspecção é uma capacidade exclusiva do ser humano. FALSO! Os animais também pensam na vida deles. Por exemplo, eu sou um Cão e até eu sei que as notícias são invenções ou mentiras.

RESPONDER

-

Temporada final de Guerra dos Tronos é a mais curta… e é mesmo curta

Já só faltam duas temporadas para o final de Guerra dos Tronos, e não serão muito compridas. A sétima terá sete episódios, e a oitava e final terá apenas seis, confirma a revista Entertainment Weekly. A oitava …

-

FARC sugerem adiar entrega das armas até à concretização total do acordo de paz

Os guerrilheiros das FARC, que se reuniram hoje numa zona rural da Colômbia, consideraram que após 53 anos de guerra devem adiar por alguns meses a entrega das armas, e confirmar previamente o sucesso do …

O presidente brasileiro, Michel Temer

Temer perde apoio de quatro partidos na Câmara dos Deputados

O presidente do Brasil já perdeu o apoio de quatro dos partidos que formam a sua base de apoio político na Câmara dos Deputados desde o início da crise política, motivada pelo seu alegado envolvimento …

-

11.ª dobradinha. Benfica fecha época com chave de ouro

O Benfica fechou hoje a época com ‘chave de ouro', ao vencer a Taça de Portugal de futebol pela 26.ª vez, após bater o Vitória de Guimarães, por 2-1, juntando a ‘prova rainha' ao tetracampeonato. Raúl …

Manuel Caldeira Cabral, ministro da Economia

Ministro da Economia espera subida no "rating" de Portugal a partir deste ano

O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, disse hoje esperar que as agências de notação financeira melhorem o 'rating' de Portugal "ainda neste ou no próximo ano", lembrando os números positivos da economia, do emprego …

O presidente das Filipinas, Rodrigo Roa Duterte

Soldados filipinos podem violar "até três mulheres", diz Duterte

O presidente filipino Rodrigo Duterte foi criticado por fazer uma piada durante um discurso sobre possíveis abusos cometidos ao abrigo da lei marcial. "Se vocês falharem, eu também falharei. Mas serei o responsável por esta lei marcial, …

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, com militares norte-coreanos

Kim Jong-Un supervisiona testes de novo sistema de defesa antiaéreo

O líder da Coreia do Norte supervisionou os testes de um novo sistema de defesa antiaéreo e ordenou a sua produção em massa para o implantar em todo o país asiático, informou a agência de …

-

EUA desenvolvem avião hipersónico secreto

O Pentágono planeia lançar um avião experimental hipersónico secreto que pode funcionar como um foguete, segundo informa o jornal britânico The Independent. A DARPA – Agência de Pesquisa de Projetos Avançados de Defesa, em parceria com …

-

Sindicato da ASAE ameaça pôr Ministério da Economia em tribunal

A Associação Sindical dos Funcionários da ASAE (ASFASAE), reunida no sábado em Lisboa, aprovou “intentar, no imediato”, uma ação judicial contra o Ministério da Economia para pedir indemnizações para os inspetores. A violação do princípio constitucional …

A nova camada de placas tectónicas foi descoberta abaixo de Tonga, no Pacífico

Placas tectónicas recém-descobertas podem explicar terremotos misteriosos no Pacífico

Dentro do manto terrestre, uma imensa camada rochosa que fica entre a crosta e o núcleo da Terra, há uma nova camada de placas tectónicas, diz um novo estudo da Universidade de Houston, no Texas. E …