/

Humanos preferem magoar-se a estarem sozinhos a pensar

1

Andrew W/Flickr

A introspecção é uma capacidade exclusiva do ser humano, mas pouco apreciada pela maioria.

A introspecção é uma capacidade exclusiva do ser humano, mas pouco apreciada pela maioria

Choques eléctricos. Não são, de todo, a coisa mais agradável, pois não? No entanto, um novo estudo conclui que muitas pessoas preferem levar choques eléctricos a abstrair-se do mundo real e mergulhar nos próprios pensamentos.

A introspecção é uma capacidade exclusiva do ser humano. Porém, parece ser bastante temida. Cientistas do departamento de Psicologia da Universidade de Virgínia, um dos núcleos mais conceituados dos Estados Unidos, num estudo publicado na revista Sciencedescobriram que 67% dos homens procurou a terapia de choque quando deixados sozinhos num quarto. Apenas 25% das mulheres fizeram o mesmo.

A experiência foi bastante simples. Os participantes, de diferentes idades, foram convidados a sentar-se num quarto vazio durante seis a 15 minutos. Quando o tempo acabou, responderam a um questionário que lhes perguntava o quão difícil tinha sido concentrarem-se nos seus pensamentos e se tinham gostado da experiência. A maioria dos indivíduos respondeu que tinha sido difícil manter a concentração e que não tinham aproveitado o tempo.

Para perceber se a dificuldade se devia ao ambiente asséptico de laboratório, os investigadores desafiaram 15 dos indivíduos a fazer a experiência em casa, seguindo as instruções – ficarem em estado de introspecção por um quarto de hora. No fim, um terço admitiu ter feito batota e não ter resistido a mexer no telemóvel ou a ouvir música.

Os resultados mostram que há ainda muito por perceber relativamente à dificuldade das pessoas em estarem sozinhas com os seus pensamentos. Para já, as únicas pistas, ainda que limitadas, apontam para o tipo de personalidade dos participantes. Após alguns testes psicológicos, os investigadores perceberam que as pessoas que conseguem direccionar os pensamentos para sentimentos de felicidade têm 20% mais probabilidade de encontrar prazer na experiência.

E porquê que a dificuldade parece ser maior para os homens?

“Os homens não têm mais dificuldade em pensar que as mulheres. Em quase todos os nossos estudos, não foram encontradas quaisquer diferenças entre homens e mulheres”, afirmou Erin Westgate, uma das investigadoras do estudo, ao The Telegraph. “No entanto, a maneira como reagem a esta dificuldade parece ser muito diferente”, acrescentou.

A equipa de cientistas aprofundou o estudo para descobrir até que ponto as pessoas preferem fazer algo doloroso e desagradável do que ficar a sós com os seus próprios pensamentos durante 15 minutos. Os participantes foram convidados a sentar-se numa sala vazia, desta vez com a opção de apertar um botão que administrava um leve choque eléctrico. Os resultados foram impressionantes, revelando que os homens preferem os choques a passarem tempo sozinhos – um indivíduo pressionou o botão 190 vezes, em 15 minutos.

Mas então, quão difícil poderá realmente ser? Nada como experimentar em casa – mas sem batota! Tudo o que precisa é de um temporizador e uma sala vazia, sem quaisquer bens pessoais. Se apreciar a experiência, saiba que faz parte de uma minoria.

CG, ZAP

1 Comment

  1. A introspecção é uma capacidade exclusiva do ser humano. FALSO! Os animais também pensam na vida deles. Por exemplo, eu sou um Cão e até eu sei que as notícias são invenções ou mentiras.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.