Humanos preferem magoar-se a estarem sozinhos a pensar

Andrew W/Flickr

A introspecção é uma capacidade exclusiva do ser humano, mas pouco apreciada pela maioria.

A introspecção é uma capacidade exclusiva do ser humano, mas pouco apreciada pela maioria

Choques eléctricos. Não são, de todo, a coisa mais agradável, pois não? No entanto, um novo estudo conclui que muitas pessoas preferem levar choques eléctricos a abstrair-se do mundo real e mergulhar nos próprios pensamentos.

A introspecção é uma capacidade exclusiva do ser humano. Porém, parece ser bastante temida. Cientistas do departamento de Psicologia da Universidade de Virgínia, um dos núcleos mais conceituados dos Estados Unidos, num estudo publicado na revista Sciencedescobriram que 67% dos homens procurou a terapia de choque quando deixados sozinhos num quarto. Apenas 25% das mulheres fizeram o mesmo.

A experiência foi bastante simples. Os participantes, de diferentes idades, foram convidados a sentar-se num quarto vazio durante seis a 15 minutos. Quando o tempo acabou, responderam a um questionário que lhes perguntava o quão difícil tinha sido concentrarem-se nos seus pensamentos e se tinham gostado da experiência. A maioria dos indivíduos respondeu que tinha sido difícil manter a concentração e que não tinham aproveitado o tempo.

Para perceber se a dificuldade se devia ao ambiente asséptico de laboratório, os investigadores desafiaram 15 dos indivíduos a fazer a experiência em casa, seguindo as instruções – ficarem em estado de introspecção por um quarto de hora. No fim, um terço admitiu ter feito batota e não ter resistido a mexer no telemóvel ou a ouvir música.

Os resultados mostram que há ainda muito por perceber relativamente à dificuldade das pessoas em estarem sozinhas com os seus pensamentos. Para já, as únicas pistas, ainda que limitadas, apontam para o tipo de personalidade dos participantes. Após alguns testes psicológicos, os investigadores perceberam que as pessoas que conseguem direccionar os pensamentos para sentimentos de felicidade têm 20% mais probabilidade de encontrar prazer na experiência.

E porquê que a dificuldade parece ser maior para os homens?

“Os homens não têm mais dificuldade em pensar que as mulheres. Em quase todos os nossos estudos, não foram encontradas quaisquer diferenças entre homens e mulheres”, afirmou Erin Westgate, uma das investigadoras do estudo, ao The Telegraph. “No entanto, a maneira como reagem a esta dificuldade parece ser muito diferente”, acrescentou.

A equipa de cientistas aprofundou o estudo para descobrir até que ponto as pessoas preferem fazer algo doloroso e desagradável do que ficar a sós com os seus próprios pensamentos durante 15 minutos. Os participantes foram convidados a sentar-se numa sala vazia, desta vez com a opção de apertar um botão que administrava um leve choque eléctrico. Os resultados foram impressionantes, revelando que os homens preferem os choques a passarem tempo sozinhos – um indivíduo pressionou o botão 190 vezes, em 15 minutos.

Mas então, quão difícil poderá realmente ser? Nada como experimentar em casa – mas sem batota! Tudo o que precisa é de um temporizador e uma sala vazia, sem quaisquer bens pessoais. Se apreciar a experiência, saiba que faz parte de uma minoria.

CG, ZAP

1 COMENTÁRIO

  1. A introspecção é uma capacidade exclusiva do ser humano. FALSO! Os animais também pensam na vida deles. Por exemplo, eu sou um Cão e até eu sei que as notícias são invenções ou mentiras.

RESPONDER

Portas foi talvez o melhor ministro da Defesa (diz João Soares)

O deputado socialista João Soares defendeu esta sexta-feira que o ex-líder do CDS-PP Paulo Portas foi "um excelente ministro da Defesa, se não o melhor", elogiando a solução para a OGMA e a compra de …

Familiares das vítimas vão ter acesso ao capítulo secreto do relatório de Pedrógão

O ministro da Administração Interna assegurou hoje que os familiares das vítimas do incêndio de Pedrógão Grande terão acesso, a partir da próxima semana, às partes do relatório de Xavier Viegas "que digam especificamente respeito …

Greve dos técnicos de diagnóstico chega ao fim após acordo com o Governo

Os sindicatos que representam os técnicos superiores das áreas de diagnóstico e terapêutica e o Governo chegaram a acordo e estes profissionais vão suspender às 24h00 a greve que durou 24 dias, segundo fonte sindical. O …

Sentença de Oscar Pistorius agravada de 6 para 13 anos de prisão

A sentença do atleta paralímpico foi, esta sexta-feira, aumentada de seis para 13 anos e cinco meses de cadeia, decidiu o Tribunal Supremo de Apelação da África do Sul. A Justiça sul-africana aumentou hoje a pena de Oscar …

Beba 3 cafés por dia (o risco compensa)

Um estudo, publicado recentemente, desmistificou a ideia de que consumir três chávenas de café por dia está associado a um deterioramento da saúde. O consumo de cafeína traduz-se, pelo contrário, num aumento de vantagens para …

Da polícia ao SNS, todos falharam em caso de mulher assassinada pelo marido

Nem a polícia, nem o Ministério Público, ou sequer o Serviço Nacional de Saúde responderam adequadamente no caso de uma mulher vítima de violência doméstica, assassinada pelo marido em 2015. A conclusão é do relatório …

25 municípios perdem metade da água em roturas e infiltrações

Roturas, infiltrações e consumos não cobrados levam a que as empresas municipais de gestão de água tenham perdas comerciais da ordem dos 30%, na média do país. Mas há casos em que o valor chega …

Ataque a mesquita no Egipto faz 155 mortos

Pelo menos 155 pessoas morreram e 120 ficaram feridas num ataque contra uma mesquita no norte da península do Sinai, nordeste do Egipto, indica um balanço da agência oficial egípcia, Mena. Os atacantes colocaram explosivos artesanais …

Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

O jornalista e radialista Pedro Rolo Duarte morreu, esta sexta-feira, em Lisboa, aos 53 anos, vítima de cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado desde terça-feira na unidade de cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa, …

PSD vota contra o Orçamento de Estado

O líder parlamentar do PSD anunciou, esta sexta-feira, que o partido repetirá o voto contra o Orçamento do Estado para 2018 na sua versão final e considerou que o debate na especialidade "piorou" ainda mais …