Humanos preferem magoar-se a estarem sozinhos a pensar

Andrew W/Flickr

A introspecção é uma capacidade exclusiva do ser humano, mas pouco apreciada pela maioria.

A introspecção é uma capacidade exclusiva do ser humano, mas pouco apreciada pela maioria

Choques eléctricos. Não são, de todo, a coisa mais agradável, pois não? No entanto, um novo estudo conclui que muitas pessoas preferem levar choques eléctricos a abstrair-se do mundo real e mergulhar nos próprios pensamentos.

A introspecção é uma capacidade exclusiva do ser humano. Porém, parece ser bastante temida. Cientistas do departamento de Psicologia da Universidade de Virgínia, um dos núcleos mais conceituados dos Estados Unidos, num estudo publicado na revista Sciencedescobriram que 67% dos homens procurou a terapia de choque quando deixados sozinhos num quarto. Apenas 25% das mulheres fizeram o mesmo.

A experiência foi bastante simples. Os participantes, de diferentes idades, foram convidados a sentar-se num quarto vazio durante seis a 15 minutos. Quando o tempo acabou, responderam a um questionário que lhes perguntava o quão difícil tinha sido concentrarem-se nos seus pensamentos e se tinham gostado da experiência. A maioria dos indivíduos respondeu que tinha sido difícil manter a concentração e que não tinham aproveitado o tempo.

Para perceber se a dificuldade se devia ao ambiente asséptico de laboratório, os investigadores desafiaram 15 dos indivíduos a fazer a experiência em casa, seguindo as instruções – ficarem em estado de introspecção por um quarto de hora. No fim, um terço admitiu ter feito batota e não ter resistido a mexer no telemóvel ou a ouvir música.

Os resultados mostram que há ainda muito por perceber relativamente à dificuldade das pessoas em estarem sozinhas com os seus pensamentos. Para já, as únicas pistas, ainda que limitadas, apontam para o tipo de personalidade dos participantes. Após alguns testes psicológicos, os investigadores perceberam que as pessoas que conseguem direccionar os pensamentos para sentimentos de felicidade têm 20% mais probabilidade de encontrar prazer na experiência.

E porquê que a dificuldade parece ser maior para os homens?

“Os homens não têm mais dificuldade em pensar que as mulheres. Em quase todos os nossos estudos, não foram encontradas quaisquer diferenças entre homens e mulheres”, afirmou Erin Westgate, uma das investigadoras do estudo, ao The Telegraph. “No entanto, a maneira como reagem a esta dificuldade parece ser muito diferente”, acrescentou.

A equipa de cientistas aprofundou o estudo para descobrir até que ponto as pessoas preferem fazer algo doloroso e desagradável do que ficar a sós com os seus próprios pensamentos durante 15 minutos. Os participantes foram convidados a sentar-se numa sala vazia, desta vez com a opção de apertar um botão que administrava um leve choque eléctrico. Os resultados foram impressionantes, revelando que os homens preferem os choques a passarem tempo sozinhos – um indivíduo pressionou o botão 190 vezes, em 15 minutos.

Mas então, quão difícil poderá realmente ser? Nada como experimentar em casa – mas sem batota! Tudo o que precisa é de um temporizador e uma sala vazia, sem quaisquer bens pessoais. Se apreciar a experiência, saiba que faz parte de uma minoria.

CG, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A introspecção é uma capacidade exclusiva do ser humano. FALSO! Os animais também pensam na vida deles. Por exemplo, eu sou um Cão e até eu sei que as notícias são invenções ou mentiras.

RESPONDER

"Casa de animais". Escândalo sexual nos Dallas Mavericks abala NBA

O ex-presidente executivo da equipa da NBA foi acusado por várias funcionárias de assédio sexual, assim como o responsável pelo site da organização. Uma investigação levada a cabo pela Sports Illustrated revelou, esta quarta-feira, as práticas de …

Sporting vs Astana | Leão empata mas segue em frente

O Sporting cumpriu o esperado e apurou-se para os oitavos-de-final da Liga Europa, apesar de empatar com o Astana, em casa, por 3-3. Após uma primeira parte de alguns sustos, Bruno Fernandes “abriu o livro” após …

REN pode vir a pagar metade da fatura da tarifa social do gás

Esta quinta-feira, o jornal Público avança que o Governo quer que, em vez dos consumidores, sejam as "transportadoras" e "comercializadoras" a financiar a tarifa social do gás. A ERSE terá de adaptar as tarifas à …

Proteína BolA torna bactéria salmonela mais resistente

Uma equipa de cientistas portugueses está a estudar a proteína BolA, de forma a tentar combater o facto de a salmonela ser um dos grandes problemas existentes na atualidade, já que esta bactéria pode contaminar …

Presidente da Ford nos EUA demite-se por comportamento inadequado

Uma investigação interna concluiu que Raj Nair levou a cabo comportamento "inconsistente com o código de conduta da empresa". O Presidente da Ford nos EUA, Raj Nair, demitiu-se "com efeitos imediatos" depois de uma investigação interna …

PJ investiga contas bancárias de Bruno de Carvalho e de familiares

As contas bancárias de Bruno de Carvalho, presidente do Sporting, estão a ser passadas a pente fino por investigadores da Polícia Judiciária, no âmbito das suspeitas em torno de eventuais "luvas" nas transferências de jogadores. A …

Rúben Semedo em prisão preventiva acusado de tentativa de homicídio

O futebolista português Rúben Semedo, internacional sub-21 que joga no clube espanhol Villarreal, vai ficar em prisão preventiva, a aguardar julgamento, depois de ter sido acusado de tentativa de homicídio. Um juiz do tribunal de Líria, …

Opositor russo Alexei Navalny detido um mês antes das presidenciais

O líder da oposição russa Alexei Navalny anunciou ter sido detido pela polícia em Moscovo, a menos de um mês das eleições presidenciais, para as quais apelou ao boicote. Através do Twitter, Navalny disse ter sido …

Com 13 anos, Jack não conseguiu jogar na lotaria (mas comprou uma arma)

Jack, um rapaz norte-americano de 13 anos, tentou, sem sucesso, comprar cerveja, cigarros, revistas para adultos ou até jogar na lotaria. Mas quando se tratou de comprar uma arma, conseguiu-o em menos de dez minutos. O …

PCP sozinho na luta contra o Acordo Ortográfico

PSD, PS, CDS e BE demarcaram-se, esta quarta-feira, do projeto de resolução do PCP, que pretende a desvinculação de Portugal do Acordo Ortográfico de 1990, ainda que admitam a necessidade de o aperfeiçoar. Na defesa do …