Geneticista defende que humanos podem ter contaminado Marte com vida

ATG Medialab / ESA

O orbitador TGO (Trace Gas Orbiter) e o seu módulo de entrada, descida e aterragem, Schiaparelli, em aproximação a Marte

O geneticista Christopher Mason, da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, afirma que, apesar de todas as medidas rigorosas da NASA, a agência norte-americana por ter contaminado Marte com vida.

Num artigo publicado na BBC, o geneticista Christopher Mason questiona a possibilidade de alguma bactéria, oriunda da Terra, ter sobrevivido nas naves espaciais enviadas para o Planeta Vermelho.

Apesar de salientar que a NASA e os engenheiros do Jet Propulsion Laboratory (JPL) seguem rígidos protocolos para se se certificarem de que as máquinas enviadas estão livres de bactérias, fungos, vírus ou esporos, adverte que dois estudos recentes mostraram que alguns organismos conseguem sobreviver aos processos de limpeza e à viagem para Marte.

O rover Perseverance, por exemplo, foi construído camada a camada, “como uma cebola”, sendo que cada uma foi limpa antes de ser colocada. Estes métodos extremos são aplicados para evitar que haja bactérias, vírus, fungos ou esporos no equipamento.

No entanto, é quase impossível chegar a zero biomassa, garante.

“Os micróbios estão na Terra há milhares de milhões de anos e em qualquer lugar. Estão dentro de nós, nos nossos corpos e à nossa volta. Alguns podem mesmo infiltrar-se nas salas mais limpas”, escreve.

Segundo o especialista, é possível que a vida avistada em Marte possa ser de uma entidade que sobreviveu nas naves enviadas ao Planeta Vermelho.

“Mas, mesmo que o Perseverance tenha transportado acidentalmente organismos ou ADN da Terra para Marte, temos maneiras de os diferenciar de qualquer vida que seja de origem verdadeiramente marciana. Escondidas na sequência de ADN estarão informações sobre a sua proveniência”, explica Mason.

A missão Mars Perseverance Rover foi lançada no dia 30 de julho de 2020. O rover está agora à caça de vida microscópica usando um dispositivo de raio-X de precisão – chamado PIXL – alimentado por Inteligência Artificial (IA).

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Homicídio com 32 anos resolvido com a menor amostra de ADN de sempre

Um caso de homicídio ocorrido há 32 anos, que muitos consideraram impossível de ser resolvido, foi finalmente desvendado (e tudo graças à amostra de ADN mais pequena de sempre usada para decifrar um caso). De acordo …

Braços robóticos controlados remotamente podem vir a realizar cirurgias delicadas

Um equipa de investigadores está a trabalhar para eliminar movimentos rígidos nos braços robóticos, de modo a torná-los mais ágeis. O objetivo é que no futuro estes possam empilhar pratos ou até realizar cirurgias delicadas. Os …

Alemão foi forçado a remover estátua do pai por esta se parecer com Hitler

Um alemão foi obrigado a retirar uma figura de madeira de um cemitério, que seria para homenagear o seu falecido pai, por ter semelhanças com o antigo ditador nazi. As autoridades do município de Weil im …

Podcast evita morte de um condenado (seis vezes)

Curtis Flowers foi julgado seis vezes pelo mesmo promotor de justiça. Um programa de investigação mudou o seu destino. O promotor continua a acreditar que Curtis é culpado. A própria equipa responsável pelo 60 Minutes, programa …

EUA venderam álbum único dos Wu-Tang Clan (que pertencia a Martin Shkreli)

O álbum do grupo Wu-Tang Clan, confiscado em 2018 ao antigo gestor de fundos Martin Shkreli, também conhecido como "o empresário mais odiado do mundo", foi agora vendido pelo Governo norte-americano. Num comunicado divulgado esta terça-feira, …

Bezos ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA para entrar na corrida da próxima viagem à Lua

O empresário norte-americano ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA numa tentativa de reacender a batalha espacial entre a sua empresa, a Blue Origin, e a do "rival" Elon Musk, a SpaceX. De acordo com …

Clientes com certificado digital válido impedidos de entrar em restaurantes

Estão a ser reportados vários casos de clientes que, ao apresentarem o certificado digital para poderem entrar num restaurante, não conseguem fazê-lo porque o documento está a ser considerado inválido pelos dispositivos eletrónicos. Segundo a rádio …

Covid-19 trouxe "paranoia" ao mercado

Diretor do Norwich City, da Premier League, acha que os responsáveis por alguns clubes não sabem bem o que estão a fazer nos últimos tempos. O Norwich City iria jogar contra o Coventry City, num encontro …

Israel cria "task force" para reverter boicote da Ben & Jerry's na Cisjordânia

Israel criou uma task force para pressionar a empresa de gelados norte-americana Ben & Jerry's e a sua proprietária, Unilever, a reverterem a decisão de boicotar a ocupação israelita na Cisjordânia. "Precisamos de aproveitar os 18 …

Violência armada. 430 mortos na última semana nos EUA e 2021 pode ser dos piores anos de sempre

Só na semana passada registaram-se cerca de 430 mortos e mais de 1000 feridos associados a tiroteios, num ano que está a ser marcado pelo aumento da violência armada nos Estados Unidos. O ano passado foi …