SuperCam do Perseverance transmite os primeiros dados

NASA/JPL-Caltech

As primeiras leituras do instrumento SuperCam a bordo do rover Perseverance da NASA chegaram à Terra. A SuperCam foi desenvolvida em conjunto pelo Laboratório Nacional de Los Alamos no estado norte-americano do Novo México e por um consórcio de laboratórios de pesquisa franceses sob a liderança do CNES (Centre National d’Etudes Spatiales).

O instrumento forneceu dados ao centro de operações da agência espacial francesa em Toulouse, que incluem o primeiro áudio de disparos de laser noutro planeta.

“É incrível ver a SuperCam a funcionar tão bem em Marte,” disse Roger Wiens, investigador principal do instrumento SuperCam do rover no Laboratório Nacional de Los Alamos, no Novo México. “Quando sonhámos pela primeira vez com este instrumento, há oito anos, estávamos preocupados por sermos ambiciosos demais. Agora, está em Marte a funcionar como um encanto.”

“Empoleirada no topo do mastro do rover, a cabeça do sensor de 5,6 kg da SuperCam pode realizar cinco tipos de análises para estudar a geologia de Marte e ajudar os cientistas a escolher quais as rochas que o rover deverá amostrar na sua busca por sinais de antiga vida microbiana. Desde o pouso do rover de dia 18 de fevereiro que a missão tem realizado verificações da saúde de todos os seus sistemas e subsistemas. Os primeiros dados dos testes da SuperCam – incluindo sons do Planeta Vermelho – foram intrigantes.

“Os sons adquiridos são de qualidade notável, diz Naomi Murdoch, investigadora da escola de engenharia aeroespacial ISAE-SUPAERO em Toulouse. “É incrível pensar que vamos fazer ciência com os primeiros sons já gravados à superfície de Marte!”

No dia 9 de março, a missão divulgou três ficheiros de áudio da SuperCam. Obtidos apenas 18 horas após a aterragem, quando o mastro permanecia ainda retraído no convés do veículo marciano, o primeiro ficheiro captura os sons fracos do vento marciano.

O vento é mais audível, especialmente por volta dos 20 segundos, no segundo ficheiro de som, gravado no quarto dia marciano, ou sol.

O terceiro ficheiro da SuperCam, do sol 12, inclui os sons dos disparos de laser a impactar 30 vezes um alvo rochoso a uma distância de aproximadamente 3,1 metros. Alguns dos “zaps” soam ligeiramente mais altos do que outros, fornecendo informações sobre a estrutura física dos alvos, como a sua relativa dureza.

“Quero estender os meus sinceros agradecimentos e parabéns aos nossos parceiros internacionais no CNES e à equipa da SuperCam por fazer parte desta jornada importante,” disse Thomas Zurbuchen, administrador associado de ciência na sede da NASA em Washington. “A SuperCam realmente dá ao nosso rover olhos para ver amostras de rochas promissoras e ouvidos para ouvir o som dos lasers quando as atingem. Esta informação será essencial para determinar quais as amostras a armazenar em cache e, em última análise, a enviar para a Terra através da nossa campanha MSR (Mars Sample Return), que será um dos feitos mais ambiciosos já realizados pela humanidade.”

A equipa da SuperCam também recebeu excelentes primeiros conjuntos de dados do sensor VISIR (Visible and InfraRed) bem como do seu espectrómetro Raman.

O VISIR recolhe a luz refletida do Sol para estudar o conteúdo mineral de rochas e sedimentos. Esta técnica complementa o espectrómetro Raman, que usa um feixe de laser verde para excitar as ligações químicas numa amostra a fim de produzir um sinal dependendo de quais os elementos ligados, que por sua vez fornece informações sobre a composição mineral de uma rocha.

“Esta é a primeira vez que um instrumento usa a espectroscopia Raman em qualquer lugar que não a Terra! disse Olivier Beyssac, diretor de pesquisa do CNRS no Institut de Minéralogie, de Physique des Matériaux et de Cosmochimie em Paris.

“A espectroscopia Raman vai desempenhar um papel crucial na caracterização de minerais para obter uma visão mais profunda das condições geológicas sob as quais se formaram e na potencial deteção de moléculas orgânicas e minerais que podem ter sido formados por organismos vivos.”

// CCVAlg

PARTILHAR

RESPONDER

Três portugueses entre os cinco mortos em colapso de escola na Bélgica

No dia de ontem, as autoridades belgas confirmaram a morte de cinco pessoas, entre as quais três portugueses, no desabamento de uma escola em obras na cidade de Antuérpia, na Bélgica. Para além dos dois corpos …

Descoberto mecanismo que pode aumentar a expectativa de vida

Ao longo do tempo foram descobertas várias causas para o envelhecimento, mas permanece a questão de saber se existem mecanismos subjacentes comuns que determinam o envelhecimento e a expectativa de vida. Um equipa de investigadores do …

"Trabalhador atravessou faixa de rodagem". MAI diz que carro de Cabrita não se despistou

O Ministério da Administração Interna esclareceu que não existia sinalização para alertar os condutores dos “trabalhos de limpeza em curso" na autoestrada A6, no Alentejo, na sexta-feira, quando a viatura do ministro atropelou mortalmente um …

Caracol carrega o menor computador do mundo (e desvenda mistério sobre extinção em massa)

A decisão de introduzir caracóis não nativos no Taiti levou à extinção de 56 espécies de caramujos arbóreos. Contudo, uma das espécies sobreviveu. Para perceber como este "milagre" aconteceu, uma equipa usou o menor computador …

Cientistas estudam a presença de água líquida em exoluas de planetas "fugitivos"

Astrofísicos calcularam que tais sistemas poderiam abrigar água suficiente para tornar a vida possível - e sustentá-la. A água - no estado líquido - é o elixir da vida. Tornou a vida possível na Terra e …

Portugal tem o segundo melhor ataque do Euro. E a terceira pior defesa

Fechada a segunda jornada da fase de Grupos do Euro 2020, a seleção nacional tem o segundo melhor ataque da prova, com 5 golos marcados, atrás apenas da Itália. Mas tem também a terceira pior …

Espanha 1-1 Polónia | Hino ao desperdício trama La Roja

A Polónia, comandada pelo treinador português Paulo Sousa, empatou hoje a um golo com a Espanha, em Sevilha, em encontro da segunda jornada do Grupo E do Euro2020, mantendo-se ambas sem vitórias. A formação espanhola, que …

Já pode ajudar a NASA a batizar o manequim que vai até à Lua

A agência espacial norte-americana está a pedir ajuda para batizar o "Moonikin", o manequim que vai a bordo da nave Orion, durante a missão lunar Artemis I, ainda este ano. Quando a nave espacial Orion, da …

Portugal em Europeus: as últimas três derrotas foram (todas) contra a Alemanha

Em 90 minutos, Portugal não era derrotado numa fase final de um Europeu desde a estreia no Europeu 2012. Recorde as seleções que bateram Portugal, até agora. "Já não posso ver os franceses à frente". Esta …

Spotify lança Greenroom (e abre concorrência ao Clubhouse)

O Spotify lançou na quarta-feira, dia 16 de junho, uma app de conversas por áudio em direto chamada Greenroom, uma resposta do gigante sueco de streaming de música à popular plataforma Clubhouse. O Greenroom permite que …