/

Hugo Soares não foi convocado “porque está demissionário”

2

Miguel A. Lopes / Lusa

Na terça-feira, o líder parlamentar cessante, Hugo Soares, acusou o PSD de “desrespeito institucional grave”, depois de não ter sido convocado para a Comissão Permanente nem para Comissão Política Nacional. Rui Rio disse que não convocou Soares porque este está “demissionário” e “em gestão”.

“O dr. Hugo Soares está demissionário, está em gestão, a Comissão Política Nacional (CPN) não está a tratar de assuntos de gestão corrente, está a tratar de assuntos estratégicos”, respondeu Rui Rio, quando questionado sobre a estranheza manifestada pelo líder parlamentar por não ser sido convocado para esta reunião.

No final da primeira reunião da Comissão Política Nacional, eleita no domingo no 37º Congresso do partido, Rio foi questionado pelos jornalistas como respondia à acusação de desrespeito de Hugo Soares e se não considerava que tinham sido violados os estatutos do partido. “Já respondi, não vou alimentar esta polémica”, disse Rio.

Uma hora antes do início da reunião da CPN, o líder cessante da bancada do PSD defendeu que seria “um desrespeito institucional grave para com o grupo parlamentar”, se não fosse convocado para uma reunião da Comissão Política do partido na qual tem lugar por inerência.

“A acontecer, creio que não será verdade, mas a acontecer, creio que se trata de um desrespeito institucional grave para com o grupo parlamentar, mas creio que não deve haver nenhuma reunião porque eu não fui convocado“, afirmou Hugo Soares.

De acordo com os estatutos do partido, além do presidente, dos vice-presidentes, do secretário-geral e dos vogais têm também assento na Comissão Política o presidente do grupo parlamentar – Hugo Soares, até às eleições de quinta-feira -, os presidentes das Comissões Políticas Regionais dos Açores e da Madeira ou um representante de cada uma delas, o presidente e outro dirigente nacional da Juventude Social-Democrata, o secretário-geral dos Trabalhadores Sociais-Democratas e o presidente dos Autarcas Sociais-Democratas.

A Lusa constatou que quer o presidente da JSD, Simão Ribeiro, quer o secretário-geral dos TSD, Pedro Roque, quer o presidente dos ASD, Álvaro Amaro, estiveram presentes na reunião de hoje.

Se Negrão falhar maioria, Soares recandidata-se

De acordo com a revista Sábado, se Fernando Negrão, o único candidato às eleições para a liderança parlamentar do PSD que se realizam esta quinta-feira, não obtiver mais de 50% dos votos da bancada, Hugo Soares seguirá para a recandidatura.

A revista escreve ainda que Negrão deverá ter dificuldades em reunir os 50% dos votos, uma vez que os deputados “riorístas” que sempre preferiram Marques Guedes não foram escutados por Rio, que escolheu Negrão apesar das opiniões adversas. Além disso, o congresso não foi abonatório para sociais-democratas que apoiaram Santana – como é o caso de Negrão.

Na lista à direção, Fernando Negrão reduziu quase para metade o número de vices, apresentando apenas sete. Da anterior direção de bancada transitam Adão Silva, que será o primeiro vice-presidente, António Leitão Amaro – ambos apoiantes de Rio nas diretas – e Margarida Mano, que não tomou posição na campanha interna.

Negrão escolheu também como novos “vices” os deputados Emídio Guerreiro (eleito por Braga), Carlos Peixoto (Guarda) e Rubina Berardo (Madeira), que estiveram ao lado de Rio contra Santana Lopes, e António Costa Silva (Évora), que não tomou posição na campanha interna.

ZAP // Lusa

2 Comments

  1. Esta atitude do Sr. Soares condiz perfeitamente às atitudes que tem vindo a tomar no desempenho que foi autorizado. Fraco, atrevido e profundamente abusador,… além de um descaramento que obedece a falta de principios que o caracterizam. Pobre baeta.

  2. O parasita incompetente não quer mesmo largar o tacho!!
    Vai trabalhar malandro!…
    O Rui Rio esteve muito bem – espero que continue a “limpar” a escumalha que gravita no PSD!…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.