/

Hospital de campanha no Porto pode receber 320 doentes com covid-19

José Coelho / Lusa

O hospital de campanha montado no Super Bock Arena, o antigo Pavilhão Rosa Mota, no Porto, vai receber, a partir desta terça-feira, doentes com covid-19.

De acordo com o Observador, em cada enfermaria montada no centro da sala de espetáculos há camas distribuídas e montadas pelo exército português que estão destinadas a três tipos de doentes: os assintomáticos que não tenham condições para fazer o isolamento em casa, os assintomáticos “que têm alguma disfunção de outra doença que já tinham anteriormente, que não respiratória, e que necessitem de cuidados médicos básicos” e ainda os que estão à espera de ter um teste negativo.

Cerca de 150 voluntários vão acompanhar os doentes, orientados por um coordenador na parte médica, um na de enfermagem e ainda um terceiro na área dos auxiliares.

De acordo com o dirigente da Ordem dos Médicos, o hospital de campanha poderá dar resposta a cerca de 20% dos doentes que as duas unidades hospitalares da cidade têm internados.

O espaço está dividido em duas zonas: a área vermelha (“zona suja”), onde estarão os doentes com covid-19, e a área verde (“zona limpa”), onde os profissionais de saúde podem andar “de forma um pouco mais descontraída”. António Araújo, dirigente da Ordem dos Médicos, disse que “os circuitos estão todos muito bem definidos” para a entrada de alimentação, produtos farmacêuticos, saída de resíduos e entradas dos doentes e dos profissionais de saúde.

O pavilhão estava inicialmente destinado a receber os utentes dos lares e residências coletivas da cidade, mas o Seminário de Vilar e a Pousada da Juventude disponibilizaram espaço para os receber.

O hospital estará a funcionar até ao dia 31 de julho. “Oxalá ele não venha a encher. Seria ótimo. Oxalá não esteja aberto até 31 de julho. Mas não podemos fiar na sorte. Temos de estar preparados para o pior”, disse Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, durante a visita ao hospital.

Durante a visita, foi também anunciada a chegada de mais 30 ventiladores para o Hospital de Santo António e o Hospital de São João, doadas por Jack Ma, cofundador e presidente executivo do grupo Alibaba.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.