Hospital de campanha no Porto pode receber 320 doentes com covid-19

José Coelho / Lusa

O hospital de campanha montado no Super Bock Arena, o antigo Pavilhão Rosa Mota, no Porto, vai receber, a partir desta terça-feira, doentes com covid-19.

De acordo com o Observador, em cada enfermaria montada no centro da sala de espetáculos há camas distribuídas e montadas pelo exército português que estão destinadas a três tipos de doentes: os assintomáticos que não tenham condições para fazer o isolamento em casa, os assintomáticos “que têm alguma disfunção de outra doença que já tinham anteriormente, que não respiratória, e que necessitem de cuidados médicos básicos” e ainda os que estão à espera de ter um teste negativo.

Cerca de 150 voluntários vão acompanhar os doentes, orientados por um coordenador na parte médica, um na de enfermagem e ainda um terceiro na área dos auxiliares.

De acordo com o dirigente da Ordem dos Médicos, o hospital de campanha poderá dar resposta a cerca de 20% dos doentes que as duas unidades hospitalares da cidade têm internados.

O espaço está dividido em duas zonas: a área vermelha (“zona suja”), onde estarão os doentes com covid-19, e a área verde (“zona limpa”), onde os profissionais de saúde podem andar “de forma um pouco mais descontraída”. António Araújo, dirigente da Ordem dos Médicos, disse que “os circuitos estão todos muito bem definidos” para a entrada de alimentação, produtos farmacêuticos, saída de resíduos e entradas dos doentes e dos profissionais de saúde.

O pavilhão estava inicialmente destinado a receber os utentes dos lares e residências coletivas da cidade, mas o Seminário de Vilar e a Pousada da Juventude disponibilizaram espaço para os receber.

O hospital estará a funcionar até ao dia 31 de julho. “Oxalá ele não venha a encher. Seria ótimo. Oxalá não esteja aberto até 31 de julho. Mas não podemos fiar na sorte. Temos de estar preparados para o pior”, disse Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, durante a visita ao hospital.

Durante a visita, foi também anunciada a chegada de mais 30 ventiladores para o Hospital de Santo António e o Hospital de São João, doadas por Jack Ma, cofundador e presidente executivo do grupo Alibaba.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

"Nenhuma era apenas um número". NYT dedica toda a primeira página a mil vítimas da pandemia

Mil nomes de pessoas numa primeira página. O jornal norte-americano The New York Times dedicou a primeira página da edição deste domingo a mil vítimas mortais da pandemia de covid-19, para assinalar a iminente passagem …

A economia é a vítima colateral da estratégia singular da Suécia

A Suécia deixou nas mãos dos cidadãos a responsabilidade pela sua saúde e a abordagem relaxada do país em relação à pandemia de covid-19 trouxe resultados negativos. O Governo sueco não impôs um confinamento à população …

Polícia de Hong Kong detém 180 manifestantes. E elogia lei da segurança nacional

A polícia de Hong Kong elogiou a lei da segurança nacional chinesa, horas depois de ter detido pelo menos 180 manifestantes que protestaram, este domingo, contra a legislação anunciada por Pequim. O comissário da polícia, Tang Ping-keung, …

Pinto da Costa recandidata-se a "pensar nas dificuldades do presente"

Pinto da Costa admitiu, este domingo, no lançamento do site oficial da recandidatura à presidência do FC Porto, que vai a eleições "a pensar nas dificuldades tremendas do presente". No site oficial da sua candidatura, Pinto …

Abraços e apertos de mão. Bolsonaro junta-se a manifestação sem distanciamento social

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, participou, este domingo, em mais uma manifestação sem respeitar as regras de distanciamento social. A manifestação decorrer na Praça dos Três Poderes, em Brasília. De acordo com o jornal Público, …

"Relativamente rápido". Centeno acredita que países europeus vão recuperar da crise até ao fim de 2022

O ministro das Finanças português e presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, acredita que a União Europeia vai conseguir ultrapassar a crise económica provocada pela pandemia de covid-19 de forma "relativamente rápida". Em entrevista ao jornal alemão …

Florentino congelado e Jota (e mais dois) na porta de saída. Mercado já mexe na Luz

Apesar da pandemia, que paralisou quase todas as competições europeias e que deverá atrasar a janela de transferência no futebol, o mercado já mexe na Luz. A imprensa desportiva dá conta nesta segunda-feira que Florentino …

Cova da Piedade abandona direção da Liga e convida Proença a demitir-se

O Cova da Piedade juntou-se ao Benfica na decisão de abandonar a direção da Liga de clubes e convidou Pedro Proença a demitir-se da presidência do organismo. Em comunicado, o Cova da Piedade justifica a decisão …

Milhares foram a banhos este domingo. Só nas praias da Caparica estiveram mais de 180 mil pessoas

As elevadas temperaturas que se fizeram sentir neste domingo levaram milhares de portugueses à praias. Só na Costa da Caparica, no concelho de Almada, mais de 180 mil pessoas foram a banhos. Entre as 9 e …

"Há outras prioridades". Ana Gomes está a refletir sem "pressa" sobre eventual candidatura a Belém

No espaço de comentário da SIC Notícias, a ex-eurodeputada Ana Gomes disse que ainda está a "refletir" sobre uma eventual candidatura à Presidência da República. Ana Gomes ainda não tomou uma decisão sobre uma possível candidatura …