Covid-19. Hospitais da região de Lisboa pedem camas uns aos outros

Giuseppe Lami / EPA

Os hospitais da região de Lisboa e Vale do Tejo continuam a bater à porta uns dos outros a pedir camas para internar doentes com covid-19.

Segundo a edição desta quinta-feira do jornal Público, os hospitais da região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) continuam a bater à porta uns dos outros para conseguirem camas para internar doentes com covid-19, numa altura em que as suas taxas de ocupação atingem o limite.

Dois responsáveis hospitalares, que não se quiseram identificar, revelaram ao matutino que são feitos pedidos à Administração Regional de Saúde (ARSLVT) para que tente obter vagas em enfermarias e em unidades de cuidados intensivos noutras unidades de saúde, perdendo-se tempo neste processo.

Há meses que os responsáveis dizem estar a reclamar que a gestão de camas para doentes com covid-19 funcione de forma centralizada e em rede e lamentam que cada unidade de saúde continue a “ver-se obrigada a resolver o problema por si só”.

“Desde o início da pandemia que ando a dizer que é necessária uma coordenação operacional de meios e uma gestão em rede [das camas]. Os hospitais estão a dar o máximo, mas estão a funcionar cada um por si”, disse Alexandre Lourenço, presidente da Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares.

De acordo com o responsável, o problema não se circunscreve a Lisboa e Vale do Tejo, ainda que nesta região a pressão seja maior.

Ainda assim, adianta o Público, o problema nesta região deverá ficar solucionado no próximo dia 14 de outubro, numa reunião marcada para discutir um “novo modelo de gestão de recursos”. O matutino perguntou à ARSLVT e ao Ministério da Saúde por que motivo ainda não foi possível operacionalizar uma gestão em rede, mas não obteve respostas.

Esta quarta-feira, a ministra da Saúde, Marta Temido, adiantou que a taxa de ocupação de doentes covid-19 nos cuidados intensivos de hospitais em LVT era de 74% (66 pacientes para 89 camas disponíveis) e nas enfermarias ultrapassava os 65% (351 pacientes internados para uma lotação de 539 camas).

  ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. E por aqui há uns tolos como o Eu! e outros patetas idênticos que acham que estamos a realizar futurologia quando referimos que na ausência de medidas mais apertadas a coisa poderá evoluir para o entupimento do SNS. Neste momento já há pelo menos um hospital na região de Lisboa próximo da ocupação máxima. E o Inverno ainda nem começou. Cuidem-se e tenham juízo.

  2. Lisboa em perigo com o COVID-19?…
    É fácil resolver o problema.
    SUGESTÕES:
    – façam mais jogos no Galinheiro da Luz e na WC Sporting para provas europeias.
    – deixem o tal Galinheiro encher todos os jogos com 60 mil pessoas.
    – o mesmo com o WC de Alvalade.
    – continuem a não obrigar a capital e arredores a usar OBRIGATORIAMENTE máscaras na rua!

    E as autoridades verão a pandemia diminuir, quando a mortandade atingir os 95 por cento!

RESPONDER

PEV também vota contra o Orçamento do Estado para 2022

O partido ecologista "Os Verdes" (PEV) anunciou, esta segunda-feira, que também vai votar contra o Orçamento do Estado para 2022. Em conferência de imprensa, na Assembleia da República, José Luís Ferreira disse que "o grupo parlamentar …

Governo lamenta decisão do PCP. "Nunca tínhamos ido tão longe como fomos este ano"

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares reagiu, esta segunda-feira à tarde, na Assembleia da República, ao anúncio de voto contra do PCP ao Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). Na Assembleia da República, Duarte Cordeiro …

Vulcão Cumbre Vieja lança lava, cinzas e fumo em La Palma

Vulcão de La Palma "no auge da atividade". Derrocada parcial do cone revela grande fonte de lava

Uma derrocada parcial do cone do vulcão da ilha de La Palma, nas Canárias, deixou à vista uma grande fonte de lava, segundo o Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias (Involcan). "Estamos no auge da atividade" do …

Presidente recebeu dose de reforço da vacina contra a covid-19 juntamente com a da gripe

O Presidente da República recebeu, esta segunda-feira, a dose de reforço da vacina contra a covid-19, juntamente com a vacina da gripe. "O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa recebeu esta tarde o reforço (ou terceira dose) …

PCP duvida do "golpe de asa" do Governo. BE estranha a sua "indisponibilidade"

O Partido Comunista anunciou, esta segunda-feira, que vai votar contra o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) na generalidade, juntando-se ao Bloco de Esquerda. "Não acredito em bruxas (...). Nunca faltámos à chamada e procurámos sempre …

"Ou há Orçamento ou avanço para a dissolução da Assembleia da República", diz Presidente

O Presidente da República afirmou, esta segunda-feira, que irá aguardar até ao último segundo da votação do Orçamento do Estado para 2022 na generalidade e, caso se confirme o chumbo, iniciará logo o processo de …

Portugal regista mais cinco mortes e 313 casos de covid-19

Portugal registou, esta segunda-feira, mais cinco mortes e 313 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 313 novos …

Quase 23 milhões de afegãos vão sofrer insegurança alimentar aguda no inverno

O Programa Alimentar Mundial da ONU alerta para a crise no Afeganistão, afirmando que o país está "entre os piores desastres humanitários do mundo, senão o pior". Cerca de 22,8 milhões de afegãos, mais de metade …

A COP26 ainda não começou, mas parece condenada ao fracasso. Matos Fernandes está "pouco otimista"

Cimeira tem início a 31 de outubro, mas os sinais que chegam não são positivos, com muitos dos líderes e representantes dos principais países a apontar dedos aos que ainda não se comprometeram com metas …

Líder do CDS-PP compara Estado a centro comercial por devolver "míseros cêntimos" do combustível

Líder centrista anunciou que o CDS vai apresentar novamente no Parlamento uma proposta para acabar com o adicional dos produtos petrolíferos — algo que já tinham feito no passado, mas que mereceu o chumbo de …