Covid-19. Hospitais da região de Lisboa pedem camas uns aos outros

Giuseppe Lami / EPA

Os hospitais da região de Lisboa e Vale do Tejo continuam a bater à porta uns dos outros a pedir camas para internar doentes com covid-19.

Segundo a edição desta quinta-feira do jornal Público, os hospitais da região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) continuam a bater à porta uns dos outros para conseguirem camas para internar doentes com covid-19, numa altura em que as suas taxas de ocupação atingem o limite.

Dois responsáveis hospitalares, que não se quiseram identificar, revelaram ao matutino que são feitos pedidos à Administração Regional de Saúde (ARSLVT) para que tente obter vagas em enfermarias e em unidades de cuidados intensivos noutras unidades de saúde, perdendo-se tempo neste processo.

Há meses que os responsáveis dizem estar a reclamar que a gestão de camas para doentes com covid-19 funcione de forma centralizada e em rede e lamentam que cada unidade de saúde continue a “ver-se obrigada a resolver o problema por si só”.

“Desde o início da pandemia que ando a dizer que é necessária uma coordenação operacional de meios e uma gestão em rede [das camas]. Os hospitais estão a dar o máximo, mas estão a funcionar cada um por si”, disse Alexandre Lourenço, presidente da Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares.

De acordo com o responsável, o problema não se circunscreve a Lisboa e Vale do Tejo, ainda que nesta região a pressão seja maior.

Ainda assim, adianta o Público, o problema nesta região deverá ficar solucionado no próximo dia 14 de outubro, numa reunião marcada para discutir um “novo modelo de gestão de recursos”. O matutino perguntou à ARSLVT e ao Ministério da Saúde por que motivo ainda não foi possível operacionalizar uma gestão em rede, mas não obteve respostas.

Esta quarta-feira, a ministra da Saúde, Marta Temido, adiantou que a taxa de ocupação de doentes covid-19 nos cuidados intensivos de hospitais em LVT era de 74% (66 pacientes para 89 camas disponíveis) e nas enfermarias ultrapassava os 65% (351 pacientes internados para uma lotação de 539 camas).

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. E por aqui há uns tolos como o Eu! e outros patetas idênticos que acham que estamos a realizar futurologia quando referimos que na ausência de medidas mais apertadas a coisa poderá evoluir para o entupimento do SNS. Neste momento já há pelo menos um hospital na região de Lisboa próximo da ocupação máxima. E o Inverno ainda nem começou. Cuidem-se e tenham juízo.

  2. Lisboa em perigo com o COVID-19?…
    É fácil resolver o problema.
    SUGESTÕES:
    – façam mais jogos no Galinheiro da Luz e na WC Sporting para provas europeias.
    – deixem o tal Galinheiro encher todos os jogos com 60 mil pessoas.
    – o mesmo com o WC de Alvalade.
    – continuem a não obrigar a capital e arredores a usar OBRIGATORIAMENTE máscaras na rua!

    E as autoridades verão a pandemia diminuir, quando a mortandade atingir os 95 por cento!

RESPONDER

Benfica vai a votos. Sócios escolhem entre a continuidade ou a mudança

O Benfica elege, esta quarta-feira, o novo presidente do clube, numas eleições em que Luís Filipe Vieira se candidata a um sexto mandato, frente a João Noronha Lopes e Rui Gomes da Silva. As eleições, que …

Europa perto da rutura. Merkel e Macron preparam novas restrições

O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) alerta para o "sério risco" de os hospitais na Europa ficarem saturados em breve, apesar de reconhecer melhor preparação e maiores probabilidades de sobrevivência. "A não …

"Uma mão cheia de nada". PSD diz que OE2021 é um strogonoff-vegan para pescar votos

O PSD disse esta quarta-feira que a proposta de Orçamento do Estado para 2021 é uma espécie de "strogonoff-vegan", procurando assim o apoio de PCP e PAN. Pela voz do deputado Duarte Pacheco, no na abertura …

Recolher obrigatório, centros comerciais a fechar mais cedo e ensino à distância. Cenário pode estar próximo no Norte

Numa altura em que os especialistas alertam que a região do norte pode atingir os 7.000 casos diários na próxima semana, são muitos os autarcas que se antecipam e começam a planear medidas mais restritas …

SNS já está a enviar doentes covid-19 para o privado. Hospital de Penafiel à beira da rutura

O jornal Público avança esta quarta-feira que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) já está a encaminhar doentes com covid-19 para os hospitais privados. De acordo com o matutino, há pelo menos uma unidade privada …

Estes dinossauros acabaram por ser extintos porque tinham asas, mas não sabiam voar

Apesar de terem asas de morcego, os dois pequenos dinossauros, Yi e Ambopteryx, só conseguiam deslizar entre as árvores. Yi e Ambopteryx, que viviam no norte da região onde se situa atualmente a China, lutavam para voar …

Champions à portuguesa. FC Porto soma primeira vitória, João Félix e Jota brilham

O FC Porto arrecadou esta quarta-feira a primeira vitória na Liga dos Campeões de futebol, na receção ao Olympiacos (2-0), numa segunda jornada em que João Félix e Diogo Jota brilharam por Atlético de Madrid …

Uso de máscara na rua já é obrigatório. Saiba tudo o que muda nos próximos dias

O uso de máscara na rua passa a ser obrigatório a partir de hoje, com exceções, e o não cumprimento desta imposição é punido com multas que vão até aos 500 euros. Conheça tudo o …

Ronaldo volta a testar positivo (e falha reencontro com Messi na Champions)

O internacional português Cristiano Ronaldo voltou a testar positivo ao novo coronavírus e vai por isso falhar o jogo entre a Juventus e o Barcelona de Lionel Messi a contar para a Liga dos Campeões. …

Costa convoca partidos e Conselho de Ministros extraordinário para "ações imediatas"

O primeiro-ministro marcou reuniões com os partidos na sexta-feira e convocou para sábado um Conselho de Ministros extraordinário para definir novas "ações imediatas" para o controlo da pandemia de covid-19 em Portugal. Fonte do Governo disse, esta …