Perdão real. Homicida que enfrentou terrorista na London Bridge vai ter redução de pena

Will Oliver / EPA

Polícia britânica na London Bridge, em Londres

O homicida-herói Steve Gallant, que impediu que o terrorista da London Bridge atacasse mais pessoas, vai ver a sua pena reduzida em dez meses.

Em 2015, Steven Gallant foi condenado a 17 anos de prisão pelo assassinato de um bombeiro, na cidade de Hull, no Reino Unido. Em novembro do ano passado, o britânico de 42 anos estava em liberdade, no âmbito de um programa de reabilitação, no mesmo dia em que a London Bridge foi palco de um ataque terrorista.

Na sexta-feira, dia 29 de novembro de 2019, Usman Khan atacou várias pessoas com uma faca na London Bridge. O homem acabou por ser confrontado por Steven Gallant, que ajudou a travar o atacante.

Depois de se ter tornado um verdadeiro “herói”, Gallant pode agora ver a sua pena reduzida em dez meses, através de um perdão real, com a possibilidade de solicitar liberdade condicional até ao próximo mês de junho, avança o Expresso.

O semanário escreve que a rainha Isabel II foi aconselhada a perdoar o crime de Gallant, uma vez que as “ações excecionalmente corajosas” do condenado contribuíram para salvar muitas vidas.

“O chanceler concedeu a Steven Gallant uma Prerrogativa Real de Misericórdia, reduzindo a sua pena em 10 meses em reconhecimento das suas ações excecionalmente corajosas no Fishmongers ‘Hall, que ajudaram a salvar a vida das pessoas, apesar do tremendo risco para ele próprio”, disse o porta-voz do Ministério da Justiça, citado pela BBC.

O Diário de Notícias explica que a Prerrogativa Real de Misericórdia é concedida pela Rainha, a conselho de seu Governo, e não tem precedentes para um assassino encarcerado.

O advogado de Steven Gallant já reagiu, dizendo que o seu cliente “sente uma dívida de gratidão para todos aqueles que o ajudaram a obter um perdão real de misericórdia”.

A própria família do bombeiro morto por Steven Gallant, em 2005, apoia a decisão de libertar o homicida mais cedo. O filho da vítima confessa ter “emoções confusas, mas o que aconteceu na London Bridge mostra que, de facto, as pessoas podem mudar”.

  ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. “Em 2015, Steven Gallant foi condenado a 17 anos de prisão” e estava na rua em 2020 ?? .. mas será que não há um revisor das vossas noticias? Com tanta gente no desemprego, deve haver alguém que consiga perceber que há algo de errado na noticia. Até porque no fim dela voces escrevem o que devia estar escrito logo na primeira linha … “A própria família do bombeiro morto por Steven Gallant, em 2005”!

    • Pode estar tudo correto. Ele praticou o crime em 2005 e pode ter sido condenado apenas em 2015! Será que o suspeito demorou 10 anos a ser julgado? Se fosse em Portugal não me admirava nada…

RESPONDER

Sismo de 4,9 em La Palma e novo colapso do cone do Cumbre Vieja

A ilha espanhola de La Palma registou hoje um sismo de 4,8 de magnitude, no dia em que o vulcão voltou a sofrer um colapso no cone principal, causando grandes derrames de lava. O sismo foi …

Algas vivas sensíveis à luz (um tipo de cianobactérias chamado Synechocystis) injetadas num girino

Podia ser ficção científica, mas não é. Injetar algas no sangue dos sapos pode ajudá-los a respirar

Os sapos adotam várias técnicas de respiração ao longo da sua vida. Agora, uma equipa de cientistas alemães desenvolveu um novo método que permite que os girinos "respirem" graças à introdução de algas na sua …

As misteriosas auroras de Úrano foram finalmente detalhadas ao pormenor pelos cientistas

Auroras de Úrano foram captadas pela primeira vez em 2011 através do telescópio Hubble Space, mas as suas origens representam ainda mistérios que os cientistas não conseguem esclarecer. Pela primeira vez, os cientistas conseguiram moldar a …

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …