Homens turcos usam mini-saia em revolta contra brutal homicídio

Twitter

Homens turcos vestem mini-saias contra a violência sobre as mulheres

Os homens turcos andam a vestir mini-saias em apoio à luta pelos direitos das mulheres na Turquia e contra a violência perpetrada sobre elas. Uma forma pouco convencional de apoio, num país onde a igualdade de género está longe de acontecer, que surge como revolta contra um brutal homicídio.

Este fim-de-semana, vários homens protestaram nas ruas de Istambul usando mini-saias e, nos últimos dias, têm partilhado fotografias com a vestimenta nas redes sociais. A campanha já está a ser imitada por países vizinhos, nomeadamente o Azerbaijão.

Esta insólita forma de apoiar a condição feminina foi despoletada pelo assassinato de Ozgecan Aslan, uma jovem de 20 anos que foi morta quando resistia a uma tentativa de violação. O caso abriu o debate sobre os direitos das mulheres e da violência cometida contra elas e motivou vários protestos por todo o país.

O homicídio ocorreu a 11 de Fevereiro passado, quando Ozgecan Aslan seguia sozinha num autocarro, juntamente com o motorista que a tentou violar, que a agrediu com um cano de ferro e a esfaqueou, quando ela se defendeu. Depois disso, o homicida cortou as mãos da jovem estudante universitária e queimou o seu corpo.

A revolta em torno da morte de Ozgecan Aslan levou até o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, a pronunciar-se sobre o caso e a pedir “a pena mais pesada” para o homicida.

Na Turquia, um país de maioria muçulmana, os direitos da mulher não são uma prioridade política, nem tão pouco social. A mulher tem ainda um papel de inferioridade e o próprio presidente turco disse, em Novembro passado, numa conferência organizada por uma associação de mulheres, que “não se podem levar mulheres e homens para uma posição de igualdade; isso é contra a natureza”.

Vários ministros do governo turco fizeram também referências polémicas sobre os papéis de homens e mulheres na sociedade, como foi o caso do Ministro da Saúde, Mehmet Muezzinoglu.

“As mães não devem priorizar qualquer carreira além da maternidade. Elas devem focar-se em criar boas gerações”, disse o governante.

SV, ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Centeno já cativou mais de 1025 milhões de euros no Orçamento de 2020

As cativações no Orçamento do Estado (OE) para 2020 ascendem a 1025,5 milhões de euros, revelou o boletim da Direção-Geral do Orçamento relativo a abril, montante inferior ao do OE 2019. Segundo avançou o Expresso esta …

Supremo Tribunal anula presidência parlamentar de Juan Guaidó

Esta terça-feira, o Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela reconheceu como presidente do parlamento Luís Parra, um dissidente da oposição. O Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela (STJ) declarou nula a junta de direção da Assembleia …

Há 285 novos casos de covid-19. São quase todos na Grande Lisboa

A região de Lisboa continua a registar o maior número de novos casos de covid-19 registados no país. A Direcção Geral de Saúde (DGS) anuncia hoje 31.292 infectados com o coronavírus, mais 285 do que …

Com bens arrestados e a filha a pagar contas, é quase impossível cobrar multa de 3,7 milhões a Ricardo Salgado

O Tribunal Constitucional confirmou a multa de 3,7 milhões de euros que foi aplicada pelo Banco de Portugal ao banqueiro Ricardo Salgado, mas é quase impossível cobrar esse valor. O ex-presidente do BES tem os …

França suspende tratamentos com hidroxicloroquina

O Governo francês decidiu esta quarta-feira suspender os tratamentos à base de hidroxicloroquina para pacientes infetados com a covid-19. O Executivo revogou o decreto de 11 de maio que autorizava a prescrição e a administração …

Decisão unânime. Deputados vão pedir para ver contrato de venda do Novo Banco (e para ouvir Carlos Costa)

Os deputados da comissão de orçamento e Finanças aprovaram esta quarta-feira por unanimidade o requerimento do Bloco de Esquerda para que seja entregue ao parlamento o contrato de venda do Novo Banco ao Lone Star. Segundo …

Portugal poderá receber 26,3 mil milhões de Bruxelas. 15,5 mil milhões a fundo perdido

Portugal poderá receber 26,3 mil milhões de euros em subvenções e empréstimos no âmbito do Fundo de Recuperação da União Europeia (UE), após a crise da covid-19, que ascende a um total de 750 mil …

"Taxa covid" cobrada por clínicas e hospitais privados não é ilegal (e pode alastrar ao comércio)

Aumentaram, nos últimos dias, as queixas à DECO, a Associação de Defesa do Consumidor, relacionadas com o pagamento de taxas adicionais no acesso a hospitais e clínicas privadas. Taxas que se destinam a pagar os …

O Banif deixou de ser um banco em 2015, mas continua sem haver relatório obrigatório por lei

Os credores aguardam há quatro anos e meio que seja divulgado o relatório que diga qual a percentagem de recuperação a que têm direito por lei. A 20 de dezembro, completaram-se quatro anos desde que o …

FC Porto revela tempo mínimo de paragem de Marcano

O futebolista Iván Marcano, que sofreu uma uma rotura do ligamento cruzado, vai ficar afastado dos revelados pelo menos durante três meses. Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o FC Porto …