/

Homens podem ser mais vulneráveis à covid-19 por causa de uma enzima pulmonar

Alissa Eckert / CDC

SARS-CoV-2, o coronavírus que causa a Covid-19

Os homens podem ser mais vulneráveis do que as mulheres ao novo coronavírus (covid-19) por causa de alto níveis de uma determinada enzima pulmonar, que ajudará o vírus oriundo da China manter-se neste órgão.

Esta é a conclusão de uma nova investigação que contou com contou com 3.500 voluntários (todos idosos e com insuficiência cardíaca) e cujos resultados foram publicados a 10 de maio na revista científica especializada European Heart Journal.

A equipa encontrou concentrações mais elevadas da enzima conversora de angiotensina 2 (ACE2) em indivíduos do sexo masculino quando comparados a mulheres.

Nenhum dos participantes do estudo foi infetado com o novo coronavírus que causa a covid-19, mas os especialistas, frisa o Business Insider, acreditam que mais investigações sobre a interação da ACE2 com o vírus podem ajudar a explicar a disparidade entre homens e mulheres nas taxas de mortalidade.

De acordo com os cientistas envolvidos nesta investigação, esta enzima, presente em vários órgãos incluindo os pulmões, liga-se a coronavírus como o que causa a covid-19, permitindo que estes vírus infetem mais facilmente células saudáveis.

“Níveis elevados de ACE2 estão presentes nos pulmões e, por isso, acredita-se que [esta enzima] desempenhe um papel crucial na progressão de distúrbios pulmonares relacionados com a covid-19”, disse Adriaan Voors, professor de cardiologia da Universidade Médica de Groningen, na Holanda, onde o estudo foi levado a cabo, em declarações à Sociedade Europeia de Cardiologia.

Outro autor do mesmo centro médico, Iziah Sama, completou: “Quando descobrimos que um dos biomarcadores mais fortes, o ACE2, era muito maior em homens do que em mulheres, percebemos que tinha o potencial de explicar porque é que os homens tinham maior probabilidade de morrer de covid-19 do que as mulheres”.

Estudos conduzidos por seis países diferentes concluíram que os homens têm 50% mais de probabilidade de morrer de covid-19 do que as mulheres, recorda o Business Insider.

Os cientistas estão ainda a estudar as variáveis que podem definir esta tendência.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.