/

Homem processa Hawai por ter enviado alerta falso sobre míssil que lhe causou ataque cardíaco

Um homem processou o estado do Hawai pelo envio de um alerta sobre um míssil, no início deste ano, que viria a provar-se ser falso, mas que lhe terá causado um ataque cardíaco.

James Sean Shields e a namorada Brenda Reichel interpuseram a ação legal na terça-feira. Além do Hawai, também Vern Miyagi, antiga diretora da Agência de Gestão de Emergências do referido estado norte-americano foi nomeada como réu.

No documento onde é formalizada a queixa, o casal conta que se dirigiam de carro em direção à praia, a 13 de janeiro, quando receberam vários alertas nos seus telemóveis a respeito do míssil que rumava ao Hawai.

“Ambos os queixosos acreditaram que os alertas eram verdadeiros e ficaram assustados, pensando que iriam morrer em breve”, lê-se no documento, segundo o qual o casal, acreditando que “não haveria muito que pudesse fazer para se proteger da ameaça”, decidiu que “se ia morrer, então que morressem os dois juntos na praia”, para onde continuaram a dirigir-se.

Na praia, fizeram várias chamadas telefónicas para se despedir dos familiares e foi nesse momento que James Sean Shields começou a sentir “uma dor muito intensa no peito”. Conduziu em direção ao hospital mais próximo e teve aí um ataque cardíaco. Foi submetido a tentativas de reanimação e depois a uma cirurgia de emergência.

John S. MacGregor, cardiologista e professor na Faculdade de Medicina de San Francisco, também culpou o estado do Hawai, afirmando que o alerta de míssil enviado contribuiu “de forma substancial” para o ataque de coração e paragem cardíaca.

“James Sean Shields não tinha qualquer problema cardíaco. Quinze minutos depois de ter recebido o alerta apresentou sintomas de enfarte agudo do miocárdio e, de seguida, teve uma paragem cardíaca”, acrescentou.

Quando Shields e a namorada chegaram ao hospital, foi enviado outro alerta a avisar que, afinal, não havia míssil algum a aproximar-se do Hawai.

Mais tarde, veio a saber-se que o alerta fora enviado por engano por um funcionário da Agência de Gestão de Emergências do Havai, durante um simulacro de emergência. Foi também nessa altura que Vern Miyagi se demitiu do cargo que ocupava.

Sem querer, o responsável havaiano revelou as senhas do sistema encarregado de emitir alarmes em caso de ataque de mísseis norte-coreanos, que estavam escritas em “post it” e foram capturadas em várias fotografias.

Uma investigação sobre o incidente afirmou que o funcionário demitido foi uma “fonte de preocupação durante 10 anos devido ao mau desempenho“.

ZAP // RT

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.