Responsáveis havaianos mostraram códigos de alarme nuclear em fotografia

Jennifer Sinco Kelleher / AP

Responsável pelos alertas nucleares no Havai posa para uma fotografia com as contra-senhas à vista

Os códigos do sistema encarregue de emitir alarmes em caso de ataque de misseis norte-coreanos estavam escritas em “post-its” e foram captadas em várias fotografias.

Os empregados da Agência de Gestão de Emergências do Havai, responsáveis por emitir este sábado um falso alarme de um ataque norte-coreano e de terem causado extrema angustia à população, terão, anteriormente, posado para uma entrevista com as contra-senhas à vista, informa o portal Gateway Pundit.

As fotografias foram tiradas por uma fotógrafa da Associated Press em julho de 2017 no centro de operações encarregado de monitorizar a possibilidade de emergências locais e de emitir alertas caso se revele necessário.

Nas imagens é possível ver vários “post-its” colados no monitor do funcionário daquele local. Ao ver mais de perto. pode-se ver que os mesmos contêm as contra-senhas secretas utilizadas para aceder ao sistema de alertas. Em particular, um deles tem escrito: “Password Warningponit2“.

A população havaiana entrou em pânico este sábado ao receber, por mensagem, o alerta de que um míssil balístico tinha sido lançado na direção daquele território.

“Ameaça de míssil balístico em direção ao Havai. Procure abrigo de imediato. Isto não é um ensaio”, leu-se nos ecrãs dos telemóveis dos residentes no território durante a manhã deste sábado.

Vários utilizadores recorreram ao twitter para partilhar a mensagem.

No entanto, tudo não passaria de um engano. Os serviços de emergência oficiais não tardaram a desmentir o aviso, garantindo não existir qualquer ameaça de míssil.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.