“Homem milagre” em morte cerebral acorda depois de os médicos desligarem as máquinas

Scott Marr, de 61 anos, foi encontrado inconsciente, mas a respirar, na sua cama depois de ter tido um AVC, a 12 de dezembro do ano passado.

Levado para o hospital, e após vários exames que diagnosticaram um inchaço cerebral, os médicos concluíram que o americano acabaria em morte cerebral e com pouca esperança de recuperação.

O inusitado aconteceu quando, em acordo com a família, lhe foram desligadas as máquinas de suporte de vida. Scott continuou a respirar, depois acordou e recuperou.

No dia seguinte a terem sido desligadas as máquinas, a mulher faltou a um compromisso com o agente da funerária, com quem preparava o funeral, e foi ver o marido ao hospital. “Pedi-lhe para mexer os polegares, e ele moveu os polegares lentamente, depois pedi que mexesse os dedos dos pés, e ele mexeu todos os dedos dos pés um bocadinho”, disse a mulher, segundo o The Independent.

Scott, pai de quatro filhos, já tinha dito explicitamente à família que não queria ser mantido vivo de forma artificial caso alguma coisa lhe acontecesse. “Sempre nos disse que não queria que nós o víssemos deitado numa cama de hospital, nem numa casa de repouso”, referiu uma das filhas, Preston Marr, numa conferência de imprensa.

“Depois dos médicos nos explicarem que ele estava a caminho da morte cerebral, despedimo-nos, tiraram-lhe os tubos, desligaram as máquinas e esperámos ao lado dele”, acrescentou Preston Marr.

Exames posteriores revelaram que o inchaço no cérebro, síndrome da encefalopatia reversível posterior, não causa, normalmente, o tipo de inchaço que o paciente tinha.

Rebecca Runge, médica de Scott Marr, disse: “É causada por pressão alta, mas há muitas coisas que podem a causar. Ficámos preocupados neste caso que este não fosse um processo reversível e que Scott iria passar para a morte cerebral”.

Scott, totalmente recuperado, disse que não quer fazer do caso “uma espécie de acontecimento religioso”, mas o acontecimento fez com que fosse apelidado de “homem milagre” pelos media.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Iogurte duas vezes por semana pode diminuir o risco de cancro do intestino nos homens

Comer, pelo menos, duas porções de iogurte por semana pode prevenir o aparecimento de tumores nos intestinos dos homens. Uma equipa de cientistas da Universidade de Washington, no Missouri, Estados Unidos, concluiu, numa investigação recente, que …

Biologia sintética pode levar a uma catástrofe global no futuro

Apesar dos aspetos positivos da evolução da biologia sintética, há certas preocupações que este avanço científico acarreta. Nas mãos erradas, a modificação genética de um vírus pode ser um problema de grandes dimensões. A cepa da …

Estamos mais propensos a devolver uma carteira perdida se ela estiver cheia de dinheiro

Os humanos podem ser mais bondosos do que aquilo que pensa. Quando encontramos uma carteira perdida, mais rapidamente a devolvemos ao dono se estiver cheia de dinheiro. Pode parecer um paradoxo, mas a verdade é que …

O T-Rex tem dois novos primos tailandeses

Duas novas espécies de dinossauros, que eram predadores eficientes e parentes distantes do Tiranossauro-Rex, foram identificadas em restos fósseis encontrados há 30 anos na Tailândia, revelou a Universidade de Bonn, na Alemanha. Há três décadas, …

Encontrados os corpos de sete alpinistas desaparecidos em maio nos Himalaias

Os corpos de sete alpinistas desaparecidos na Índia, nos Himalaias, foram encontrados no domingo por uma equipa de socorristas especializados em intervenções em alta montanha, anunciou a polícia. De acordo com o Expresso, os socorristas tinham …

Há uma "corrida brutal" por mega-centrais de energia solar (e pode aumentar a factura da luz)

A aposta do Governo português no sector das Energias Renováveis está a fomentar uma "corrida brutal" a projectos solares de grandes dimensões. Uma procura excessiva que preocupa a REN - Redes Energéticas Nacionais que avisa …

No adeus ao Prédio Coutinho, últimos 12 moradores recusam entregar chaves

Os últimos 12 moradores do prédio Coutinho em Viana do Castelo recusaram, nesta segunda-feira, 24 de junho, entregar a chave das habitações à VianaPolis no prazo fixado para aquela sociedade tomar posse administrativa das últimas …

Reino Unido. Boris Johnson em queda nas sondagens depois de discussão com namorada

A discussão de sexta-feira com a namorada está a afetar a campanha de Boris Johnson à liderança do Partido Conservador britânico. Desde quinta-feira, o ex-ministro caiu de uma vantagem de 27 pontos percentuais nas sondagens para …

NASA encontra nuvens de metano em Marte (e aguarda notícias de vida)

A sonda espacial Curiosity, da NASA, detectou elevado níveis de emissão de metano na superfície de Marte. A presença do gás, normalmente produzido por seres vivos, pode ser evidência de vida bacteriana no planeta vermelho. A descoberta, …

Factura do gás ainda cobra taxa "eliminada" em 2017

A taxa cobrada pelos municípios às empresas distribuidoras de gás natural, que estava previsto no Orçamento do Estado desde 2017 que deixaria de ser cobrada aos consumidores, continua a constar nas facturas das famílias. A medida …