/

“Homem milagre” em morte cerebral acorda depois de os médicos desligarem as máquinas

Scott Marr, de 61 anos, foi encontrado inconsciente, mas a respirar, na sua cama depois de ter tido um AVC, a 12 de dezembro do ano passado.

Levado para o hospital, e após vários exames que diagnosticaram um inchaço cerebral, os médicos concluíram que o americano acabaria em morte cerebral e com pouca esperança de recuperação.

O inusitado aconteceu quando, em acordo com a família, lhe foram desligadas as máquinas de suporte de vida. Scott continuou a respirar, depois acordou e recuperou.

No dia seguinte a terem sido desligadas as máquinas, a mulher faltou a um compromisso com o agente da funerária, com quem preparava o funeral, e foi ver o marido ao hospital. “Pedi-lhe para mexer os polegares, e ele moveu os polegares lentamente, depois pedi que mexesse os dedos dos pés, e ele mexeu todos os dedos dos pés um bocadinho”, disse a mulher, segundo o The Independent.

Scott, pai de quatro filhos, já tinha dito explicitamente à família que não queria ser mantido vivo de forma artificial caso alguma coisa lhe acontecesse. “Sempre nos disse que não queria que nós o víssemos deitado numa cama de hospital, nem numa casa de repouso”, referiu uma das filhas, Preston Marr, numa conferência de imprensa.

“Depois dos médicos nos explicarem que ele estava a caminho da morte cerebral, despedimo-nos, tiraram-lhe os tubos, desligaram as máquinas e esperámos ao lado dele”, acrescentou Preston Marr.

Exames posteriores revelaram que o inchaço no cérebro, síndrome da encefalopatia reversível posterior, não causa, normalmente, o tipo de inchaço que o paciente tinha.

Rebecca Runge, médica de Scott Marr, disse: “É causada por pressão alta, mas há muitas coisas que podem a causar. Ficámos preocupados neste caso que este não fosse um processo reversível e que Scott iria passar para a morte cerebral”.

Scott, totalmente recuperado, disse que não quer fazer do caso “uma espécie de acontecimento religioso”, mas o acontecimento fez com que fosse apelidado de “homem milagre” pelos media.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.